Café, Ferrovia e Recreio pós-municipalização

Leia um o artigo produzido pelos historiadores Cynthia Cristina de Mello Carvalho e Leonardo Ribeiro da Silva, em que apresentam uma breve narrativa sobre o começo da cidade de ‘Recreio’. Trata-se de um relato sobre os nativos existentes na Zona da Mata mineira e de sua colonização no século XVIII, que foi propiciada pela construção do Caminho Novo. Após a apresentação é abordada a chegada da estrada de ferro e a formação urbana do então Arraial Novo que em momentos tardios irá ser nomeado distrito e mais tarde será conhecido como ‘Recreio’. Com a análise do jornal O Verbo, são identificados os percalços que a administração municipal teve em seu momento inicial do então município.

6 opiniões sobre “Café, Ferrovia e Recreio pós-municipalização”

  1. O texto é um retrato fiel da história de Recreio e contribui de forma definitiva para que possamos conhecer melhor esta nossa rica região da Mata mineira. Destaco a importância da estrada de ferro em nosso desenvolvimento, mas, e principalmente, o excelente trabalho de pesquisa e dedicação dos autores na busca e comprovação dos fatos. A gente da Zona da Mata, o povo de Recreio, inclusive, merecíamos havia muito tempo este estudo. Parabéns!

    Gostar

  2. Juliana:Estou muito agradecido pelo elogio ao artigo "Café, Ferrovia e Recreio pós-municipalização." Eu e Cynthia somos naturais de Recreio e temos grande admiração por esta humilde cidade. É sempre bom ver pessoas que se interessam pela nossa história. Abraços!!!!Leonardo

    Gostar

  3. Muito interessante esse apanhado histórico que vcs estão fazendo a respeito da história de Recreio. Nasci nesta cidade e fui criada em Angaturama. Estou curiosa para saber mais fatos sobre estas duas cidades. Agradeço desde já a oportunidade de conhecer um pouco mais da história das cidades e de seus simples moradores.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s