Leia um o artigo produzido pelos historiadores Cynthia Cristina de Mello Carvalho e Leonardo Ribeiro da Silva, em que apresentam uma breve narrativa sobre o começo da cidade de ‘Recreio’. Trata-se de um relato sobre os nativos existentes na Zona da Mata mineira e de sua colonização no século XVIII, que foi propiciada pela construção do Caminho Novo. Após a apresentação é abordada a chegada da estrada de ferro e a formação urbana do então Arraial Novo que em momentos tardios irá ser nomeado distrito e mais tarde será conhecido como ‘Recreio’. Com a análise do jornal O Verbo, são identificados os percalços que a administração municipal teve em seu momento inicial do então município.
Olá Rê: obrigada pela visita.Brevemente teremos novas informações aqui no blog.
GostarGostar
sempre estou lendo as materias sobre recreio…mas gostaria de saber sobre as manifestações populares…suas origens
GostarGostar
Obrigada, Marcelo. Aguardemos novos textos que certamente os autores publicarão.
GostarGostar
O texto é um retrato fiel da história de Recreio e contribui de forma definitiva para que possamos conhecer melhor esta nossa rica região da Mata mineira. Destaco a importância da estrada de ferro em nosso desenvolvimento, mas, e principalmente, o excelente trabalho de pesquisa e dedicação dos autores na busca e comprovação dos fatos. A gente da Zona da Mata, o povo de Recreio, inclusive, merecíamos havia muito tempo este estudo. Parabéns!
GostarGostar
Juliana:Estou muito agradecido pelo elogio ao artigo "Café, Ferrovia e Recreio pós-municipalização." Eu e Cynthia somos naturais de Recreio e temos grande admiração por esta humilde cidade. É sempre bom ver pessoas que se interessam pela nossa história. Abraços!!!!Leonardo
GostarGostar
Muito interessante esse apanhado histórico que vcs estão fazendo a respeito da história de Recreio. Nasci nesta cidade e fui criada em Angaturama. Estou curiosa para saber mais fatos sobre estas duas cidades. Agradeço desde já a oportunidade de conhecer um pouco mais da história das cidades e de seus simples moradores.
GostarGostar