Nasce o distrito de Campo Limpo

Na esteira das modificações ocorridas na região, em função da construção da Estrada de Ferro da Leopoldina, em 12 de novembro de 1878 foi criado o distrito de Campo Limpo, constando da Lei que seu território foi desmembrado de Leopoldina. Entretanto, parte dele estava profundamente vinculada a Conceição da Boa Vista desde 1831.

O ribeirão São Manoel e o morro da Bocaina emprestaram seus nomes para a Fazenda São Manoel da Bocaina, formada pelo casal Manoel Ferreira Brito e Maria Josefa da Silva, pais de Francisco e Ignacio Ferreira Brito. A propriedade compreendia grande extensão de terras localizadas entre as “águas vertentes da Boa Vista e o distrito do Feijão Cru”, tendo sido desmembrada em diversas fazendas vendidas ao longo do século XIX.

Segundo os registros de compra e venda de bens de raiz relativos ao final dos anos de 1860 até 1878, quer nos parecer que a fazenda original de Manoel Ferreira Brito estendia-se desde o ponto marcado no desenho como Morro da Bocaina até o local onde foi construída a linha férrea ligando as estações Recreio e Campo Limpo. Deste ponto até a divisa sul de Campo Limpo, já dentro do município de Leopoldina, surge como referência a original fazenda Recreio, formada pelo casal Antônio José Dutra e Mariana Teresa Duarte na década de 1830. Esclareça-se, por oportuno, que as viúvas de Manoel Ferreira Brito e Antônio José Dutra aparecem como proprietárias em Conceição da Boa Vista em 1858. Ou seja: as duas propriedades não estavam dentro dos limites do Feijão Cru.

Com as sucessivas divisões, muitas delas por conta de transmissão de bens aos herdeiros, parte das duas fazendas originais ficaram pertencendo ao Campo Limpo a partir de 1878. Considerando-se que em 1856 a fazenda Recreio foi registrada como tendo 417 alqueires de terras, e que a São Manoel da Bocaina poderia ter tamanho equivalente, acredita-se que representassem grande parte do território destacado no desenho acima e que foi desmembrado de Conceição da Boa Vista para constituir o distrito de Campo Limpo, hoje Ribeiro Junqueira.

22 opiniões sobre “Nasce o distrito de Campo Limpo”

  1. Olá! Minha bisavo italiano, Felipe Morselli teve uma filha chamada Julia Morselli( Morcelli) natural de Campo Limpo, em 1904. Gostaria de saber se poderiam me passar algumas informações sobre ela, seus filhos e parentes. Estou tentando tirar minha cidadania italiana e precisava muito encontrar mais informações sobre.
    Obrigado desde já,
    Rodrigo

    Gostar

  2. Como posso conseguir a Certidão de Batismo? Porque com posse das duas datas “de nascimento” vou ao cartório para facilitar a busca. O cartório em que devo buscar as certidões é o de Leopoldina?
    Mais uma vez, agradecida pela atenção!

    Gostar

    1. Arlete: se você informa que ele nasceu no distrito de Campo Limpo, então deve procurar o cartório daquele distrito que passou a se chamar Ribeiro Junqueira. Quanto à data, pelo batismo ele nasceu um ano antes da data que você mencionou.

      Gostar

  3. Bom dia!
    Gostaria de saber se no banco de dados, tem a certidão de nascimento de DOMINGOS ROSSI , nascido no distrito de Campo Limpo aos 20/05/1894, filho de PEDRO FRANCISCO ROSSI E MARIA JOSE CERULLI.
    Obrigada pela atenção.

    Gostar

  4. Estou à procura de nascimento ou casamento de Eugenia Maria da Conceição ou Eugenia Ignacia Nogueira nascida em Campo Limpo entre os anos de 1.860 à 1875.
    FILIAÇÃO: JOAQUIM IGNACIO NOGUEIRA E ANA OU ANNA

    Vcs podem me ajudar nessa pesquisa com o banco de dados?

    Gostar

    1. Olá Renata Maria: conforme você leu na postagem, o distrito de Campo Limpo foi criado em data posterior ao nascimento que você procura. Também na postagem você viu que o território foi desmembrado da sede do município mas que estava profundamente vinculado a Conceição da Boa Vista. Como nada encontrei nos índices paroquiais de Leopoldina, sugiro procurar na secretaria paroquial da matriz de Recreio.

      Gostar

    1. Renata: parece que o Gelson, que visitou o site há alguns anos e deixou o comentário, mudou de e-mail. Nós, os autores das pesquisas publicadas, temos um banco de dados dos moradores de Leopoldina.

      Gostar

  5. Olá Gelson!
    Estou à procura de nascimento ou casamento de Eugenia Maria da Conceição nascida em Campo Limpo entre os anos de 1.860 à 1875 (não sei nome dos pais)
    Como posso encontrar essas informações?

    Gostar

    1. Olá Renata: para o período, a indicação é consultar os assentos paroquiais. Como ainda não existia o distrito de Campo Limpo, os batismos estão junto aos da sede, no Arquivo Paroquial da Diocese. Mas sem os nomes dos pais não dá para saber qual das Eugenias é a que você procura.

      Gostar

  6. Gelson, ontem descobri através de uma busca no Cartório de Laranjal – MG que sou descendente de José Felicíssimo Tibúrcio. Ele é meu meu bisavô. Consta que ele nasceu em 20/08/1878 e casou-se com Francisca Maria da Conceição nascida em 08/04/1902. A data do casamento é de 07/01/1922 em Laranjal – MG. Meu tios me contaram que a minha bisavó Francisca casou-se duas vezes e se chamava Francisca Guimarães. Estou buscando mais informações dos meus antepassados também. Grande abraço.

    Gostar

  7. Procuramos referências da família FelicÍssimo, em especial José Felicíssimo Tibúrcio, que tinha umas terras em Campo Limpo e segundo informações que temos abandonou as terras nas mãos de empregados e caiu no mundo. Temos notícias não oficial que foi enterrado em Leopoldina como indigente. Foi casado com Francisca Maria d Conceição, que morou em Leopoldina e posteriormente em Laranjal onde está sepultado o seu corpo desde 1989.

    Att;
    Gelson

    Gostar

    1. Olá Gelson: não temos os personagens no banco de dados. Talvez por terem nascido após o fim do nosso recorte temporal. Para os antigos distritos de Leopoldina, encerramos a busca em 1900.

      Gostar

  8. Gostaria e saber em que ano o municipio Campo Limpo mudou de nome para Ribeiro Junqueira, e por qual motivo o nome de uma praça chamar feliz Jose.

    Gostar

    1. Olá Gilson: Ribeiro Junqueira não é município, mas distrito do município de Leopoldina. Foi criado em pela Lei Mineira nr. 2764 de 30.12.878, com o nome de Campo Limpo. Passou a ter o nome atual pela Lei nr. 336 de 27.12.1948.
      Quanto ao nome da Praça, não temos registros a respeito. Temos apenas referência oral a um logradouro naquele distrito que seria denominado Félix José e não Feliz.

      Gostar

      1. Olá! Estou à procura de informações sobre data e local de falecimento de Pasquale Bartoli e nascimento, casamento e óbito do filho dele ( João Bartoli). Vocês possuem esta informação?
        Desde já, agradeço.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s