Na esteira das modificações ocorridas na região, em função da construção da Estrada de Ferro da Leopoldina, em 12 de novembro de 1878 foi criado o distrito de Campo Limpo, constando da Lei que seu território foi desmembrado de Leopoldina. Entretanto, parte dele estava profundamente vinculada a Conceição da Boa Vista desde 1831.
O ribeirão São Manoel e o morro da Bocaina emprestaram seus nomes para a Fazenda São Manoel da Bocaina, formada pelo casal Manoel Ferreira Brito e Maria Josefa da Silva, pais de Francisco e Ignacio Ferreira Brito. A propriedade compreendia grande extensão de terras localizadas entre as “águas vertentes da Boa Vista e o distrito do Feijão Cru”, tendo sido desmembrada em diversas fazendas vendidas ao longo do século XIX.
Segundo os registros de compra e venda de bens de raiz relativos ao final dos anos de 1860 até 1878, quer nos parecer que a fazenda original de Manoel Ferreira Brito estendia-se desde o ponto marcado no desenho como Morro da Bocaina até o local onde foi construída a linha férrea ligando as estações Recreio e Campo Limpo. Deste ponto até a divisa sul de Campo Limpo, já dentro do município de Leopoldina, surge como referência a original fazenda Recreio, formada pelo casal Antônio José Dutra e Mariana Teresa Duarte na década de 1830. Esclareça-se, por oportuno, que as viúvas de Manoel Ferreira Brito e Antônio José Dutra aparecem como proprietárias em Conceição da Boa Vista em 1858. Ou seja: as duas propriedades não estavam dentro dos limites do Feijão Cru.
Com as sucessivas divisões, muitas delas por conta de transmissão de bens aos herdeiros, parte das duas fazendas originais ficaram pertencendo ao Campo Limpo a partir de 1878. Considerando-se que em 1856 a fazenda Recreio foi registrada como tendo 417 alqueires de terras, e que a São Manoel da Bocaina poderia ter tamanho equivalente, acredita-se que representassem grande parte do território destacado no desenho acima e que foi desmembrado de Conceição da Boa Vista para constituir o distrito de Campo Limpo, hoje Ribeiro Junqueira.
Me chamo Iguaci Luiz de Gouveia Junior, sou Tetraneto de Pedro das Chagas Alvim, casado com Maria Felisbina da Costa, Meu Tetravó Pedro das Chagas Alvim, foi Vereador em Leopoldina – (Campo Limpo), segundo as informações do Jornal “A PROVÍNCIA DE MINAS” segundo essa ordem: Campo Limpo: 1. José Carlos Netto / 2º. Reginaldo Rodrigues Terra / 3º. PEDRO DAS CHAGAS ALVIM / 4. José Carlos de Souza Netto. Eu busco informações, das quais eu possa ter acesso a genealogia de meu Tetravó Pedro das Chagas Alvim, seu Pai, sua Mãe, Avos e demais familiares. Informação importante: Pedro das Chagas Alvim e Maria Felisbina da Costa, eram Pais de Dario das Chagas Alvim, foram morar na Cidade de Carangola – MG. Meu número de Cel. (21) 98360.5299 – WhatsApp. (OBS) Outra informação importante: Meus Tetravos Pedro das Chagas Alvim, casado com Maria Felisbina da Costa foram proprietários de terras na Fazenda São Manoel de Bocaiana em Leopoldina – MG em 1885.
GostarGostar
Olá, Iguaci. De fato o Pedro das Chagas Alvim é citado entre os condôminos da fazenda dividida em 1885. No processo consta que ele residia em Mar de Espanha e no ano anterior comprara partes de herdeiros de um dos condônimos da propriedade. Não tenho outras informações sobre o seu antepassado.
GostarGostar
Saudações minha Nobre Amiga Pesquisadora Sra Nilza Cantoni, eu lhe enviei um e-mail de resposta, com arquivos em anexo.
Um fraterno abraço!
Bom dia!
GostarGostar
Olá, Iguaci. Não recebi seu e-mail.
GostarGostar
Cara Nilza, nos registros de sepultamento em Leopoldina, citado abaixo por vc, referente a Marcos Luiz Telles Poyares, pode haver a nome dos pais do mesmo?
Att,
Mário Augusto Nogueira Cavalcanti
GostarGostar
Olá Mario Augusto: não consta a filiação. Segundo fontes orais ele seria filho de Manoel Luiz Teles e Rita Alves de Jesus
GostarGostar
Prezada Nilza! Essas fontes orais ainda estão disponíveis para um breve contato
GostarGostar
Olá Mario Augusto. O informante faleceu há alguns anos. Não tenho contato de familiares.
GostarGostar
Preza Nilza, busco informações de antenatos. Será que poderia ajudar? Preciso da certidão de nascimento de inteiro teor de OSCAR BELIATO, nascido em Campo Limpo-MG, em 12/06/1903. Filho de Jose Candido e Deolinda Beliatto. Se puder me ajudar, estou disposta a pagar. obrigada
GostarGostar
Olá, Araceli. Sugiro entrar em contato direto com o Cartório do distrito de Ribeiro Junqueira. Tenho um número antigo, (32) 3442-1010. Não sei se ainda é o mesmo.
GostarGostar
Prezada Nilza, qdo diz que ainda não consultou os inventários da família de Marcos Poyares e Alexandrina, onde seria isto? No cartório de Registro Civil?
GostarGostar
Mario: o arquivo do judiciário de Leopoldina foi recolhido para o Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
GostarGostar
Boa tarde! Meu bisavô Marcos Luiz Telles Poyares era Português e casou-se em Campo Limpo com Alexandrina Nogueira, que penso ter ocorrido entre 1870 a 1885! Onde eu poderia encontrar registro do casamento dos meus bisavós, no Cartório em Leopoldina, ou registros na matriz de Recreio?
GostarGostar
Olá, Mário Augusto. O casamento de Marcos e Alexandrina deve ter ocorrido antes de fevereiro de 1880, data de nascimento da filha mais velha do casal. Portanto, antes da instalação dos cartórios de registro civil no município. Não encontrei o casamento deles nos livros paroquiais que consultei.
GostarGostar
Muito agradecido, mas é possível que o casamento esteja nos registros paroquiais em Recreio? Ou a Sra. pesquisou TB nesta fonte?
Poderia me informar o nome da filha mais velha do casal como citou e onde encontrou os dados?
Rpt,
Mario Augusto Nogueira
GostarGostar
Mario: fiz levantamento nos dois primeiros livros de casamento de Conceição da Boa Vista, a mais antiga igreja do hoje município de Recreio. Já o batismo de Alzira, a filha mais velha do casal, está no livro 02 de batismos de Leopoldina..
GostarGostar
Muito agradecido, sensacional esse seu trabalho, que acompanho há tempos!
Sendo assim, nada me resta mais a procurar relativo ao casamento deles, mas pode ser que eu encontre a certidão de óbito de Marcos Poyares no Cartório em Leopoldina? Estou certo Nilza?
GostarGostar
Mario: esqueci de um detalhe. Angustura é distrito mais antigo do que Conceição da Boa Vista. Acho que vale a pena procurar o casamento por lá. Quanto ao óbito, certamente deve-se procurar o registro civil. Mais seguro, porém, são os registros de sepultamento. Encontrei o de Marcos no livro 1896-1903 fls 20 sep 1584 do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Leopoldina. Ainda não consultei os inventários da família.
GostarGostar
Olá! Minha bisavo italiano, Felipe Morselli teve uma filha chamada Julia Morselli( Morcelli) natural de Campo Limpo, em 1904. Gostaria de saber se poderiam me passar algumas informações sobre ela, seus filhos e parentes. Estou tentando tirar minha cidadania italiana e precisava muito encontrar mais informações sobre.
Obrigado desde já,
Rodrigo
GostarGostar
Olá Rodrigo: não temos os nomes citados no banco de dados.
GostarGostar
Muito obrigada pela sua atenção. Abraço.
GostarGostar
Como posso conseguir a Certidão de Batismo? Porque com posse das duas datas “de nascimento” vou ao cartório para facilitar a busca. O cartório em que devo buscar as certidões é o de Leopoldina?
Mais uma vez, agradecida pela atenção!
GostarGostar
Arlete: se você informa que ele nasceu no distrito de Campo Limpo, então deve procurar o cartório daquele distrito que passou a se chamar Ribeiro Junqueira. Quanto à data, pelo batismo ele nasceu um ano antes da data que você mencionou.
GostarGostar
Bom dia!
Gostaria de saber se no banco de dados, tem a certidão de nascimento de DOMINGOS ROSSI , nascido no distrito de Campo Limpo aos 20/05/1894, filho de PEDRO FRANCISCO ROSSI E MARIA JOSE CERULLI.
Obrigada pela atenção.
GostarGostar
Olá Arlete: para obter certidões você deve entrar em contato com o cartório. A data informada é diferente da que encontramos no batismo.
GostarGostar
Muito obrigado pelas dicas Nilza! Lembro de alguma postagem sua sobre imigrantes, em que cita o falecimento de Marcos em 1898, ano em que minha avó Áurea nasceu, filha mais nova do casal! A data seria mesmo essa? É no próprio Cemitério Municipal onde faço a consulta? Pois gostaria de descobrir a data de falecimento da esposa dele Alexandrina Nogueira Poyares! O que significa procurar nos assentamentos da família? Onde seria essa pesquisa?
GostarGostar
Mario: encontrei o registro de sepultamento de Marcos no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Leopoldina, MG, lv 1 1896-1903 fls 20 sep 1584. Se houve registro civil do óbito, provavelmente estará no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da sede municipal. Quanto ao óbito de Alexandrina, parece-me que o inventário dela é de 1935 mas ainda não consegui analisar o documento. Sugiro pedir buscas no mesmo cartório de maio de 1935 para trás.
GostarGostar
Bom dia Nilza! Eu imaginava que Marcos Poyares estaria sepultado em Ribeiro Junqueira, mas como vc relatou, está registrado no Cemitério de Leopoldina!
Numa postagem sua sobre imigrantes, cita apenas que Marcos Telles Poyares nasceu em Portugal em 1838 e faleceu por volta de 1898, tal registro foi pesquisado no arquivo Nacional aqui no Rio, pois gostaria de tentar descobrir mais informações como filiação e cidade de origem, além do Navio que desembarcou, pois vi que há listas de passageiros a serem consultadas, onde pode existir mais informações! Estou certo ou não? Vc só encontrou só aquelas informações? Muito agradecido!
GostarGostar
Mario: não tenho outras informações. Ele já estava no Brasil na data mais antiga dos manifestos de vapores disponíveis.
GostarGostar
Estou à procura de nascimento ou casamento de Eugenia Maria da Conceição ou Eugenia Ignacia Nogueira nascida em Campo Limpo entre os anos de 1.860 à 1875.
FILIAÇÃO: JOAQUIM IGNACIO NOGUEIRA E ANA OU ANNA
Vcs podem me ajudar nessa pesquisa com o banco de dados?
GostarGostar
Olá Renata Maria: conforme você leu na postagem, o distrito de Campo Limpo foi criado em data posterior ao nascimento que você procura. Também na postagem você viu que o território foi desmembrado da sede do município mas que estava profundamente vinculado a Conceição da Boa Vista. Como nada encontrei nos índices paroquiais de Leopoldina, sugiro procurar na secretaria paroquial da matriz de Recreio.
GostarGostar
Gelson, vc tem banco de dados de pessoas dessa época?
GostarGostar
Renata: parece que o Gelson, que visitou o site há alguns anos e deixou o comentário, mudou de e-mail. Nós, os autores das pesquisas publicadas, temos um banco de dados dos moradores de Leopoldina.
GostarGostar
A sede é na cidade de Leopoldina?
GostarGostar
Olá, Renata: o distrito criado com o nome de Campo Limpo, atual Ribeiro Junqueira, continua pertencendo ao município de Leopoldina.
GostarGostar
Olá Gelson!
Estou à procura de nascimento ou casamento de Eugenia Maria da Conceição nascida em Campo Limpo entre os anos de 1.860 à 1875 (não sei nome dos pais)
Como posso encontrar essas informações?
GostarGostar
Olá Renata: para o período, a indicação é consultar os assentos paroquiais. Como ainda não existia o distrito de Campo Limpo, os batismos estão junto aos da sede, no Arquivo Paroquial da Diocese. Mas sem os nomes dos pais não dá para saber qual das Eugenias é a que você procura.
GostarGostar
Gelson, ontem descobri através de uma busca no Cartório de Laranjal – MG que sou descendente de José Felicíssimo Tibúrcio. Ele é meu meu bisavô. Consta que ele nasceu em 20/08/1878 e casou-se com Francisca Maria da Conceição nascida em 08/04/1902. A data do casamento é de 07/01/1922 em Laranjal – MG. Meu tios me contaram que a minha bisavó Francisca casou-se duas vezes e se chamava Francisca Guimarães. Estou buscando mais informações dos meus antepassados também. Grande abraço.
GostarGostar
Procuramos referências da família FelicÍssimo, em especial José Felicíssimo Tibúrcio, que tinha umas terras em Campo Limpo e segundo informações que temos abandonou as terras nas mãos de empregados e caiu no mundo. Temos notícias não oficial que foi enterrado em Leopoldina como indigente. Foi casado com Francisca Maria d Conceição, que morou em Leopoldina e posteriormente em Laranjal onde está sepultado o seu corpo desde 1989.
Att;
Gelson
GostarGostar
Olá Gelson: não temos os personagens no banco de dados. Talvez por terem nascido após o fim do nosso recorte temporal. Para os antigos distritos de Leopoldina, encerramos a busca em 1900.
GostarGostar
Gostaria e saber em que ano o municipio Campo Limpo mudou de nome para Ribeiro Junqueira, e por qual motivo o nome de uma praça chamar feliz Jose.
GostarGostar
Olá Gilson: Ribeiro Junqueira não é município, mas distrito do município de Leopoldina. Foi criado em pela Lei Mineira nr. 2764 de 30.12.878, com o nome de Campo Limpo. Passou a ter o nome atual pela Lei nr. 336 de 27.12.1948.
Quanto ao nome da Praça, não temos registros a respeito. Temos apenas referência oral a um logradouro naquele distrito que seria denominado Félix José e não Feliz.
GostarGostar
Olá! Estou à procura de informações sobre data e local de falecimento de Pasquale Bartoli e nascimento, casamento e óbito do filho dele ( João Bartoli). Vocês possuem esta informação?
Desde já, agradeço.
GostarGostar