Conceição da Boa Vista, Recreio, MG

Atendendo ao pedido de um visitante do blog, interrompemos os comentários sobre os antigos moradores do território onde foi fundada a cidade de Recreio para ajudá-lo a localizar a região que estamos mencionando. Começamos pela imagem atual da área urbana de Conceição da Boa Vista, obtida com o Google Earth.

Por volta de 1830 a região foi ocupada por famílias provenientes, em sua maioria, da Serra da Ibitipoca. A Lei nº 533, de 10 de Outubro de 1851, em seu artigo primeiro determinou:
Art. 1º Ficão elevados da Districtos de Paz: […] Art. 6º O novo Districto de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista do Município do Mar de Hespanha divide com o do Feijão Crú defronte da barra do Ribeirão de S. João no Rio Pomba, seguindo pelo espigão acima entre as fazendas de Manoel de Novaes, e da Bocaina, a ganhar a serra, seguindo por esta até a diviza do Alferes João Baptista com Manoel Ferreira no Cemiterio, e d’ahi a encontrar o rumo da sesmaria dos Mendes, que dividem com o mesmo Manoel Ferreira; e seguindo pelo mesmo atravessando a serra, a encontrar com o rumo da sesmaria de Joaquim Cezario, que divide com os Valins; e no fim do referido rumo em direcção às fazendas da Soledade, e Santa Ursula, ficando estas pertencendo ao Districto do Feijão Crú; e com o Districto da Madre de Deos, fica dividido pela serra da Pedra Branca até embocar no Parahyba, e por este abaixo até a Barra da Parapetinga Grande, ficando as mais divizas taes quaes actualmente se achão estabelecidas.
Já a Lei nº 1902, de 19 de Julho de 1872, declarou
Que eleva à cathegoria de Parochia o curato de N. S. da Conceição da Bôa Vista do municipio da Leopoldina. […] Art. unico. Fica elevado à cathegoria de parochia o curato de N. S. da Conceição da Bôa Vista do municipio da Leopoldina, e conservará as mesmas divisas; revogadas as disposições em contrario.
Posteriormente, com a dificuldade de levar a Estrada de Ferro Leopoldina até o distrito, por conta de problemas com proprietários de terras localizadas entre a estação de Abaíba e o distrito de Conceição da Boa Vista, o traçado foi revisto e criou-se a Estação do Recreio, conforme já explicado neste blog.
O decreto nº 123, de 27 de junho de 1890, criou o distrito de Recreio, que foi elevado a município e cidade pelo Decreto-Lei nº 148 de 17 de dezembro de 1938. A partir desta data, Conceição da Boa Vista deixou de ser subordinada administrativamente a Leopoldina, passando a fazer parte do novo município.
A seguir pode-se observar cartografia publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, nos anos de 1950, contendo o traçado da ferrovia.

 

27 opiniões sobre “Conceição da Boa Vista, Recreio, MG”

  1. Gostaria muito de saber sobre a historia de vida de minha falecida avó, que morou e morreu queimada por acidente em casa. Seu nome era Francisca, mas nas certidões que tenho, muda muito o seu nome. Se algum morador antigo da cidade de Conceição de Boa Vista, puder me ajudar, agradeço!

    Gostar

    1. Izabel: penso que só com o primeiro nome ficará difícil atrair a atenção dos visitantes do blog. Fale um pouco mais sobre a sua avó, incluindo sobrenome, com quem se casou, se teve filhos no distrito de Recreio e, principalmente, em que época ela nasceu e quando teria acontecido o mencionado acidente.

      Gostar

  2. Olá Rodrigo, estive lendo seu caso e também estou na procura de certidão da minha bisavó… foi nascida e batizada em Conceicão da Boa Vista … Tel do cartório de lá é (32) 3444-4079 sr. Ernani ….e da Paróquia
    sem tel…fala com a Tuninha, porém os livros ficam na secretaria da Paróquia. E muitos livros bem antigos terá que ver na Paróquia do Rossário em Leopoldina que é mais antiga da cidade Tel…(32) 3441-5117 eu falei com Andréa, pois vovó se casou em 1885. Espero que consiga . Boa Sorte !

    Gostar

    1. Vera e Rodrigo: há aí uma informação truncada. Os mais antigos livros paroquiais da Matriz de São Sebastião do Feijão Cru, que se encontram no Arquivo da Secretaria Paroquial da Igreja do Rosário em Leopoldina, são da mesma idade dos mais antigos livros da Igreja de Conceição da Boa Vista que estão no Arquivo da Secretaria Paroquial da Igreja Menino Deus, em Recreio. Quanto aos registros civis, nos antigos cartórios de notas de Leopoldina não os encontrei. Eles começam em fevereiro de 1889. Atenção: são anteriores à Proclamação da República e à Constituição de 1891.

      Gostar

  3. Olá.
    Busco informações dos meus Bisavós.
    Ernesto José de Oliveira – filho de José Domingues de Oliveira e Caetana Maria da Conceição.

    Maria Izabel das Neves – filha de João Ignacio das Neves e Maria Izabel do Carmo.

    Os dois registraram os seus 2 primeiros filhos (de 5) em 1900 e 1902 em Conceição da Boa Vista, tenho a suspeita que eles possam ter se casado no mesmo cartório em 1898-1899.

    Gostar

  4. olá meu nome é Francisco Ventura e tenho muitos parentes em Conceição da Boa Vista, gostaria que publicassem fotos da igreja da pracinha e do campo de futebol para matar as saudades daquele maravilhoso lugar , porque assim que me aposentar daqui a 2(dois) anos irei se Deus quiser morar em Recreio bem pertinho de lá. um grande a todo povo de minha querida Conceição de Boa Vista.

    Gostar

  5. Boa noite!
    Preciso de informação de contato com a igreja que fazia os registros de batismo das pessoas nascidas na época em que o nome da cidade era Conceição da Boa Vista, pois minha bisavó nasceu neste lugar e não consigo acesso aos documentos de nascimento dela.
    Ela se chamava Anna Augusta Vieira.
    Provavelmente pelas minhas pesquisas não havia na época cartórios que documentavam as pessoas, apenas as igrejas emitiam uma certidão de batismo que valia como documento de existência da pessoa.
    O nascimento dela foi entre 1897 e 1898.
    Qualquer informação onde eu possa ter um contato será de extrema ajuda.
    Obrigado pela atenção !!!

    Gostar

    1. Olá Rodrigo: na época de seu interesse havia, sim, Cartórios de Registro Civil. No município de Leopoldina eles foram instalados em fevereiro de 1889.
      Conceição da Boa Vista não é uma cidade. Foi distrito de Leopoldina até 1930, quando passou a ser distrito de Recreio.

      Gostar

  6. Sou filha de Waldemiro
    mota nascido nesta cidade em 1942 filho de Gabriel mota e malvina Eulália mota,porém nunca conheci nenhum familiar meu por parte de pai será que ainda encontro algum aí ? Meu pai que já é falecido dizia que tinha muitos irmãos. Obrigada

    Gostar

    1. Boa tarde eu sou filha de Salvador Mota meu pai conta q teve um irmão chamado Waldomiro nome da mãe de meu pai e Malvina e do pai e Gabriel Mota. Queria muito entrar em contato com vc pra verificar essa história que tanto está batendo com a do meu pai.

      Gostar

  7. Ola boa noite.
    Sou brasileira e estou a viver em Portugal, tenho uma vizinha que é neta de brasileira que foi casada com um português , o nome dela era Maria Eugénia de Azevedo, teve 4 filhos que vieram com o pai para Portugal quando ela faleceu, eles viviam em Leopoldina, Conceição da Boa Vista, pelo que vi num documento que tinha a naturalidade de um dos filhos, pai da minha vizinha, que nasceu em 1908.
    Será que ainda tem familiares a viver aí? Grata se poderem ajudar. Ana

    Gostar

    1. Prezada Ana: os dados informados não são suficientes para realizar uma busca. Conceição da Boa Vista é atualmente distrito do município de Recreio. A família que você procura apenas viveu lá ou alguém nasceu naquele distrito? Quais os nomes dos bisavós maternos da pessoa interessada?

      Gostar

  8. olá pessoal . minha avó tem 73 anos e ela é natural dessa cidade sendo que veio p/ o rio de janeiro pequena com sua prima chamada quinó vei tambem a irmã de minha vó natalina hj elas se encontarm morando no bairro de bangu RJ,minha vó vive me falndo da igreja concição da boa vista , e tive pesquisando na net e vi fotogarafias da cidade e da igreja muito lindas , fiquei ate com vontade de conhecer .21-24034802 jorge antonio

    Gostar

  9. ivonete com permissao da d.conceiçao andre os parentes que voce procura moram em recreio,as fazendas ainda existem boa esperança e santa quiteria se voce procura pela historia da familia o telefone dela e (32)34441551

    Gostar

  10. boa noite, tambem sou natural de Conceição da Boa Vista, sou da familia aguiar e Neves, meus entes queridos estçao enterrados ai, vou sempre rezar po eles, gostei muito de saber a historia de nosso municipio. meu e'mail edercio,ja@gmail.com

    Gostar

  11. olha eu não sei bem certo mas deve ser entre 1890 a 1965. sei que meus avós estão enterrados no cemiterio de Conceição da boa vista-Recreio-mg. Talvez para facilitar pra voces eu sou prima da Naiá, Nadege, Nidéia e Alair(leca) eles moram perto da rodoviaria de recreio.

    Gostar

  12. faço parte da familia de Jen joseph Andrey, e gostaria saber da sua arvore genealogica,e sua historia, se possível.Agradeço desde já pela gentileza. ivonete André Teixeira sou filha e neta de pessoas que viveram em Conceição da boa vista meus avos paternos: Manoel Teixeira da Silva e Antonieta Duarte Teixeira e os avós materno: Alfredo Américo André e Mª das Dores Tavares André.

    Gostar

  13. comente sobre jean josef andrê e arthur josé andré eles foram pessoas importantes na politica local e nacional, procurem por trevo da boa esperança onde se localizam as fazendas boa esperança e santa quitéria.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s