Da Toscana e da Sardegna

Os sobrenomes Barbaglio, Minicucci, Pierotti, Prosperi e Vitoi são de imigrantes procedentes da Toscana que viveram no município de Leopoldina.

Da Sardegna temos Agus, Cadeddu, Cappai, Cucco, Duana, Fanni, Fois, Gessa, Lai, Mona, Picci, Porcu, Locci, Vargiolo e Zotti que foram encontrados em várias partes do território de Leopoldina.

Dois aspectos nos levam a reunir estas famílias. O primeiro é que parte delas se radicou no território de um distrito que hoje é o município de Argirita. O outro motivo é que os casamentos entre descendentes nos apontaram pelo menos um caso de vínculo nascido ainda na Italia, quando migrantes sardos se instalaram na Toscana e só mais tarde passaram ao Brasil.

 

12 opiniões sobre “Da Toscana e da Sardegna”

  1. Ines PereiraObrigada, de qualquer maneira, voces, pesquisadores de Leopoldina me ajudaram bastante.Li a maioria dos artigos publicados, estão muito bons, vocês estão de parabéns.Devido à informação que deram de que meus ascendentes haviam ido para Ouro Preto, entrei em contato com o arquivo público mineiro e me ensinaram a pesquisar. Acabei descobrindo fatos novos. Mais uma vez, obrigada…

    Gostar

  2. Ines Pereira diz:Obrigada pela atenção.Parece que as familias que foram para Ouro Preto não são pesquisadas. Não acho nada na Internet. Poderia dar-me alguma referencia de pesquisa?Grata, 14/01/2010.

    Gostar

  3. Ines Pereira diz…Obrigada. Pensei que tivessem ido para Leopoldina, por causa do nome Cucco rodapé do artigo "Da Toscana e da Sardenha" .vou tentar descobrir com minha mãe, se tinham parentesco com Giuseppino Cucco.Tem mais alguma informação prá me dar?Fazenda que se instalaram em Ouro Preto?Sobre Severino Cucco,filho de Valeriano?Sobre a migração da familia para a regão de S.Carlos, antes de 1910?É maravilhoso descobrir coisas novas!!!Muito agradecida!!!13.01.09

    Gostar

  4. Olá, sou descendente de Valeriano Cucco e Maria Angela, com registro de entrada na Hospedaria Horta Barboza em 28/06/1897.Um dos filhos do casal,Severino Cucco, é meu bisavó e sei que em 1911, ele já estava na região de são Carlos-SP. Poderiam me ajudar com alguma informação, sobre a data que saíram de Leopoldina? Obrigada, Ines Q P Pereira

    Gostar

  5. Friday, June 12, 2009 at 05:06:44—————————————————————————Ola espero que voces posam me ajudar estou a procura de registros de meu parentes italianos para dar entrada na cidadania italiana pelas informaçoes que tenham eles sao de Leopoldina, sao eles – Luiz Barbagio e sua esposa Rosa Bertina espero uma resposta muito obrigado.

    Gostar

  6. Antonio Fanni meu avô, pela certidão de nascimento dele, que foi expedida em Villasalto, Ca, consta o nome de seu pai, (meu bisavô) Giuseppino Fanni e de sua mãe, Angelica Agus (minha bisavó).

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s