Descendentes de Sante Pengo

A pedido de visitante do site, apresentamos um quadro de descendentes dos italianos Sante Pengo e Felicità Antonia Spizzolatta, com as datas e locais de nascimento que encontramos.

O casal pode ter passado ao Brasil por volta de 1888 e vivido em Leopoldina, segundo indicam os batismos dos quatro primeiros filhos. Após o batismo de Sebastiana, em março de 1897, a família teria ido para a Itália e logo depois retornado, conforme se depreende de um registro na Hospedaria Horta Barbosa de setembro de 1897. Este procedimento aconteceu com várias famílias. Entretanto, o que nos surpreende é o pequeno intervalo de tempo entre o batismo da criança, a viagem para a Itália e o retorno.

No registro da entrada no Brasil em 1897, consta que saíram da Hospedaria no dia 24 de setembro com destino a Ponte Nova, MG. Algum tempo depois, estavam de volta a Leopoldina, onde nasceu e foi batizado o filho caçula, em 1903.

O estudo sobre a família é bastante difícil pelas profundas alterações sofridas nos nomes dos componentes e por não contarmos com pistas que permitam ampliar as buscas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Share on Tumblr

15 ideias sobre “Descendentes de Sante Pengo

  1. Rosângela Percu Ramos de Azevedo

    Que perfeição.O trabalho de vocês é realmente impecável.Fico encantada de ver o desabrochar de uma família.Uma pena que a minha não tenha ido pra Leopoldina,se tivesse ido,eu já teria a minha árvore.Vocês trabalham muito bem.Parabéns!!!
    Um abraço de quem os admira muito.
    Atenciosamente,
    Rosângela Percu

  2. cantoni Autor do post

    Você é muito gentil, Rosângela. Agradecemos pelo estímulo de sempre e desejamos que consiga recuperar a história de seus antepassados.

  3. Leia Lopes

    Parabéns ao magnífico trabalho desenvolvidos por vocês. Peço auxilio para localizar:
    Dados de nascimento e local de Gracisa Mesquita ou Graciosa Mesquita Filha de Ambrosio Mesquita (Moschitta) e Luiza Lobo (Lovo). (Procuro nascimento e casamento). E muito importante conseguir estes dados. Desde já agradeço imensamente a Ajuda.

  4. cantoni Autor do post

    Olá Leia: não localizei os nomes de seu interesse no banco de dados. Por favor, informe a época em que viveram em Leopoldina para que eu possa fazer nova busca.

  5. Regina

    Sou neta de Alfredo Firmino Santé é Regina marinato. Gostaria de saber como faço para enviar informações para completar sua pesquisa? Ex.: Eles tiveram além dos que consta no gráfico os filhos Carmelita, Olívia, Edson. Sou filha da Carmelita e posso informar os nomes completos de todos os filhos e netos.

  6. cantoni Autor do post

    Olá Regina: você pode enviar as informações por aqui mesmo. Será um prazer ampliar o conhecimento da sua família.

  7. Carmelita

    Olá! Eu gostaria de saber como obtiveram as informações e nomes relacionados ao Sante e Felicitá. Foi em site de buscas ou registros? Sou da linhagem da família e preciso muito dessas informações. Tem informações sobre os cartórios aonde se encontram os registros? Preciso muito dessas informações, se puder me ajudar ficarei muito agradecida!! Meus bisavos são o Alfredo e Regina.

  8. cantoni Autor do post

    Olá Carmelita: pesquisamos as informações nos livros paroquiais de Leopoldina. Sugiro consultar o cartório da cidade.

  9. Hugo Gomes

    Em nome dos descendentes , queria deixar minha gratidão! Sou neto de Antónia Pengo, e fiquei muito feliz com essa pesquisa! Gostaria de somar algumas informações que disponho para que os demais descendentes do Patriarca Sante tenham acesso, como procedo? E se algum parente quiser entrar em contato sou Hugo Xavier Gomes no facebook.

  10. cantoni Autor do post

    Olá Hugo: por favor, envie as informações aqui pelo blog para que eu faça uma atualização e publique o relatório cujo endereço você poderá distribuir para seus parentes.

  11. Carmelita

    Olá.
    As informações colocadas aqui sobre o Alfredo Firmino, como a data de nascimento foi informações de qual paróquia? teria algum meio de contato que poderia falar com o administrador desse site?
    Gostaria de saber se em 1889 como consta o nascimento se possui certidão de nascimento dele ou foi realizado somente batismo. Gostaria muito de saber qual paróquia foi achado essa informação, pois uma das filhas de Alfredo, a Carmelita (1925) é de Tebas.
    Agradeço muito se puder entrar em contato.

  12. cantoni Autor do post

    Olá Carmelita: conforme informado na postagem “em Leopoldina, segundo indicam os batismos dos quatro primeiros filhos.” Foram consultados no arquivo da Diocese de Leopoldina.
    Em agosto de 1889 já havia registro civil em Leopoldina mas os imigrantes raramente registravam seus filhos na época do nascimento. Por isso, só esporadicamente consultamos registros civis.
    O ano de nascimento da filha de Alfredo é posterior ao fim de nossa pesquisa. Tanto os assentos paroquiais quanto os civis dela devem estar no próprio distrito de Tebas.
    Quaisquer outras dúvidas, volte a nos escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.