Atendendo consulta de um visitante deste blog, voltamos a mencionar a Estrada de Ferro da Leopoldina para explicar que nosso interesse encontra-se nos 112 km que ligavam a Estação Porto Novo, da Estrada de Ferro Pedro II, à cidade de Cataguases. Neste percurso funcionavam, em 1878, as seguintes estações: Porto Novo, São José, Pântano, Volta Grande, São Luiz, Providência, Santa Isabel, Recreio, Campo Limpo, Vista Alegre, Leopoldina e Cataguases.
Segundo a tabela publicada no Almanak Laemmert, as viagens do trem de carga obedeciam ao seguinte horário:
Chegada |
Partida |
|
Porto Novo |
2h00 |
|
São José |
2h06 |
2h08 |
Pântano |
2h26 |
2h28 |
Volta Grande |
2h58 |
3h03 |
São Luiz |
3h23 |
3h28 |
Providência |
3h40 |
3h47 |
Santa Isabel |
4h19 |
4h23 |
Recreio |
4h39 |
4h43 |
CampoLimpo |
5h09 |
5h14 |
Vista Alegre |
5h30 |
5h34 |
Cataguases |
6h10 |
6h30 |
Vista Alegre |
7h06 |
7h10 |
Campo Limpo |
7h26 |
7h30 |
Recreio |
7h56 |
8h00 |
Santa Isabel |
8h16 |
8h20 |
Providência |
8h50 |
8h55 |
São Luiz |
9h07 |
9h12 |
Volta Grande |
9h33 |
9h38 |
Pântano |
10h08 |
10h12 |
São José |
10h30 |
10h32 |
Porto Novo |
10h40 |
Na parte da tarde, em alguns dias da semana havia uma segunda viagem.
A estrada era também percorrida pelo trem misto, de carga e passageiros. Além disso, entre as estações de Vista Alegre e Leopoldina circulavam composições saindo de Leopoldina nos horários de 6h30, 7h41, 11h32 e no percurso inverso, ou seja, saindo de Vista Alegre com direção a Leopoldina às 7h15 e às 11h00, tanto para carga como para o trem misto.
Desta forma, o que se pretendia é que a ferrovia atendesse à demanda pelotransporte de passageiros e carga entre as cidades da região e sua conexão com as composições que do Porto Novo seguiam para o Rio de Janeiro ou, a partir de Três Rios, para outras cidades mineiras.