No dia 2 de novembro de 1831, o Juiz de Paz Manoel Moutinho da Rocha encaminhou para o governo provincial a Relação dos Habitantes do Curato de São José do Paraíba, Termo da Nobre e Muito Leal Vila de Barbacena. Nesta contagem foram encontrados 142 fogos, ou seja, 142 moradias uni ou multi familiares.
Estudos sobre as famílias listadas indicam que a partir do número 80 estavam os moradores do que viria a constituir o Curato de São Sebastião do Feijão Cru alguns anos depois. Nem todos, porém, foram mencionados nas fontes existentes sobre os primórdios da unidade administrativa que seria emancipada como Vila Leopoldina em 1854. Tomando por datas limite o censo de 1831 e o registro de propriedades em 1856, foram incluídas na análise destes 25 anos as duas contagens populacionais do Feijão Cru, de 1835 e 1843.
Verificou-se, assim, que 34 chefes de família de 1831 já não constavam do censo de 1835. Numa análise reversa, para testar a hipótese de que os chefes teriam falecido mas seus sucessores continuavam na localidade, foram buscados os filhos ou cônjuges deles, sem sucesso. Entretanto, considerando que não havia regularidade no método de informar nomes e sobrenomes, é possível que alguns nomes de 1831 estejam na relação de 1835 com nomes diferentes.
Reduzido o grupo de 1831 para 28 famílias, repetiu-se o processo comparativo com o censo do Feijão Cru de 1843 constatando-se que 22 permaneciam na localidade. Entre as que se ausentaram a partir de 1835, foi possível verificar que duas se transferiram para a província fluminense e uma se transferiu para o Espírito Santo.
Chefes das famílias que estavam no Feijão Cru desde 1831 até a emancipação da Vila Leopoldina:
- Antonio Gomes Moreira
- Antonio Rodrigues Gomes
- Bento Rodrigues Gomes
- Bernardo José da Fonseca
- Bernardo José Gonçalves Montes
- Feliciano José da Silva Rodrigues
- Francisco Barbosa da Silva
- Francisco Joaquim de Almeida Gama
- João Gualberto Ferreira Brito
- João Ides de Nazareth Filho
- João Gonçalves Neto
- Joaquim Cesário de Almeida
- Joaquim Ferreira Brito
- Joaquim Machado Neto
- José Ferreira Brito Júnior
- José Joaquim Cordeiro
- Manoel Antonio de Almeida
- Manoel Barbosa de Souza
- Manoel Ferreira Brito
- Manoel José Monteiro de Barros, filho
- Manoel Rodrigues Coelho
- Romão Pinheiro Corrêa de Lacerda