Família Marinato I

O vapor Washington, na viagem que chegou ao Rio dia 30 de outubro de 1888, trouxe dois grupos de sobrenome Marinato. Há indicações de que ambos procediam do casal Lorenzo Marinato e Pasqua Marchiro, que viveu em Pianiga, província de Venezia. Entretanto, ainda não encontramos o vínculo de Giovanni Marinato com o casal Pasqua e Lorenzo.

O primeiro grupo, número 152, era composto por Pasqua Bernardi viúva, e seus filhos Otaviano e Lugia. Pasqua fora casada com Giovanni Marinato, com quem teve uma outra filha: Catterina Felicità, que se casou em Pianiga, em 1878, com Giacinto Giuseppe Marcatto. Este casal também veio para Leopoldina mas chegou ao Brasil apenas em 1896. Antes da viagem, receberam um crédito transferido por Otaviano Marinato, que então trabalhava na Fazenda Paraíso.

Pasqua, Otaviano e Luigia saíram da hospedaria no dia 4 de novembro com destino a Leopoldina, onde Otaviano e Luigia se casaram no dia 4 de maio de 1890. Ele se casou com Giudetta Scantamburlo que também chegou pelo vapor Washington. Conforme mencionado no texto ‘Família Calzavara’, publicado em 10 de abril, Giudetta foi listada na hospedaria com o nome de Regina e com saída em 4 de janeiro para Juiz de Fora.

Luigia Marinato se casou com Giuseppe Modesto Meneghetti, filho de Giulio Meneghetti e Giudetta Costa. Não sabemos quando a família do noivo chegou ao Brasil. No vapor Washington viajou uma família Meneghetti mas não conseguimos estabelecer vínculos entre eles.

Através da colaboração de descendentes, soubemos que Giuseppe e Luigia viveram numa colônia em Leopoldina, migraram para o interior de São Paulo e depois se radicaram no Paraná. Mas como a migração teria ocorrido antes de 1910, eles não podem ter vivido na Colônia Agrícola da Constança que ainda não tinha sido criada.

Embora não tenhamos encontrado os vínculos diretos, sabemos que as pessoas aqui mencionadas viviam na mesma região de outros passageiros do Washington já citados nesta revisão: entre Dolo e Pianiga, província de Venezia, e Vigonza, província de Padova. Esta conclusão foi possível pela análise de registros de casamentos, nascimentos e óbitos disponíveis no site Family Search, bem como no Portal Antenati, que reúne documentação de diversos arquivos públicos italianos.

8 opiniões sobre “Família Marinato I”

  1. Parabéns belo trabalho de pesquisa, abençoado. Seu descendentes da família marcato e marinato meus ancestrais italianos. Obrigada 🙏 sei da minha história, minha mãe Teresa marcato bulado através de suas pesquisas. Os pais dela trabalhou na fazenda paraíso Leopoldina. Marcato e o marinato.

    Gostar

  2. Esses são meus bisavós Catterina Felicità, que se casou em Pianiga, em 1878, com Giacinto Giuseppe Marcatto. Gostei de ver a foto da remessa que o Giacinto recebeu. Tenho aqui comigo a copia do registro de casamento deles la de Pianiga.

    Gostar

      1. Dayana: do seu grupo familiar eu só tenho nascimento, casamento e óbito de seus avós, nomes de 4 filhos e só da Teresa eu tenho o nome do marido que suponho seja seu pai: Fabriciano Pessanha. Isto porque só a filha mais velha de Giuseppe Marcato nasceu dentro do período que fiz levantamento de fontes documentais. Há alguns anos, forneci todas as informações, incluindo algumas cópias, para um capixaba que tinha interesse no processo de reconhecimento da cidadania italiana. Mas ele não respondeu mais minhas mensagens depois que mandei as informações.

        Liked by 1 person

      2. Bom dia Nilza!
        Nós já conversamos anos e anos atrás por email. Vc me ajudou com os documentos encontrados na Itália e na fazenda Paraíso e eu lhe enviei os documentos que encontrei da família em Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Se faltar algo, me fala, que lhe envio. Comigo tenho nascimento, batismo, casamento e óbito de Teresa Bulado. Filha de Teresa Marcato e Giuseppe Bulado. Com o MyHeritage consegui descobrir nomes ainda mais antigos, como os antepassados de Giuseppe Marcatto e Caterina Felicita Marinato (deles comigo tenho apenas a certidão de casamento)

        Gostar

      3. Sim, Dayana, está anotado no meu banco de dados que vc enviou o nascimento da Teresa Bullado. Se puder enviar o casamento e óbito dela, agradeço. Quanto ao material do My Heritage, parece que é uma cópia do que eu publiquei há muitos anos e que foi copiado e republicado em diversos outros sites. Consegui o casamento do Giacinto Giuseppe Marcato com Caterina Felicità Marinato em Pianiga. Mas hoje em dia já está no site dos mórmons.

        Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s