Primeiro livro de Batismos

No dia 18 de fevereiro de 1855 foi aberto o Primeiro Livro de Batismos, com o assento relativo a Cristina, filha de Francisco de Vargas Corrêa e Venância Esméria de Jesus, neta paterna de Francisco de Vargas e Teresa Maria de Jesus e neta materna de Antonio Rodrigues Gomes e Rita Esméria de Almeida. Há, porém, uma questão ainda não solucionada sobre este assento. Segundo a lápide do túmulo de Cristina, ela nasceu aos 21 de janeiro de 1853. Teria sido um engano da época do óbito, em 1907?

 Batismo de Cristina Vargas Neto

Lápide do túmulo de Cristina Vargas NetoLápide do túmulo de Cristina Vargas Neto

Quando se procura pelos primeiros livros de batismos em Leopoldina, verifica-se que o volume tido oficialmente como número 1 é uma transcrição iniciada pelo Padre José Francisco dos Santos Durães no dia 10 de abril de 1885 e concluída pelo Cônego José Ribeiro Leitão aos 28 de dezembro de 1958. O original não foi preservado e as datas demonstram que o trabalho não parece ter sido realizado com os devidos cuidados. Neste volume não há referência ao Termo de Abertura do original e o primeiro batismo é de 1852, de uma criança da família Monteiro de Barros. Os seis assentos seguintes, na mesma página, são de batismos dos anos de 1861, 62 e 63. No verso, o primeiro é de 1863 e a seguir vem a transcrição do batismo de Cristina, acima citado, acrescentando que ela teria nascido em dezembro de 1854.

A propósito, esclareça-se que os batismos realizados ao tempo do Curato de São Sebastião do Feijão Cru ainda não foram localizados.

 

20 opiniões sobre “Primeiro livro de Batismos”

  1. Nilza Cantoni, bom dia.
    Além de Elisa, é provável que João Paz Raymundo tenha tido mais dois filhos em Leopoldina, a saber: Elvira e João. Você teria esses dois batismos no seu banco de dados?
    Abraço.

    Gostar

  2. Cantoni, muito agradecido.
    Aproveitando o ensejo, pelas minhas pesquisas, há a possibilidade de João Paz Raymundo ter casado com Silvina Francisca de Souza em Leopoldina. Se isso for verdade, ocorreu entre os anos de 1863 e 1867. Você teria essa informação?
    Abraço.

    Gostar

  3. Olá, Cantoni.
    Tenho a informação de que minha trisavó nasceu em Leopoldina em torno de 1867. Naquele livro tido como n. 1 (digitalizado), há um índice de nomes. Não encontrei o nome da minha trisavó Elisa, filha de João Paz Raymudo. Apesar da desorganização causada pelas transcrições, você acha que tal assento de batismo pode estar neste livro?
    Abraço.

    Gostar

  4. Olá boa noite,meu trisavô se chamava Giuseppe Venturelli ou José ventureli ,gostaria de saber se existe registro de batismo do filho dele Marino Venturelli ,desde de já agradeço.

    Gostar

  5. Bom dia. Meus bisavós casaram-se em Taruaçu por volta do ano de 1886. Estou a procura da certidão de casamento deles: Giovanni Franco (nome italiano – depois João Franco) e Arminda Maria de Jesus. Nesta época, parece-me que a localidade pertencia a Leopoldina. Poderia nos ajudar?

    Gostar

    1. Olá Vera: o distrito de Taruaçu foi criado em território que pertencia a Leopoldina. Mas na época mencionada já havia sido transferido para São João Nepomuceno. Parece-me que os livros paroquiais de São João foram recolhido pela Arquidiocese de Juiz de Fora.

      Gostar

  6. Olá boa noite!
    Achei muito interessante sua pesquisa. Se fosse possível, gostaria de informações do registro de Abílio Luiz Ferreira, sendo seu filho José Abílio nascido em Leopoldina em 1899.

    Gostar

  7. Bom dia,
    Eu gostaria de saber como faço para obter os dados do batismo de Paulina Maria Pereira de 1883 em Porto Novo da Cunha, Minas Gerais , Brasil.

    Gostar

  8. Ola ,meu pai nasceu na cidade de Recreio no ano de 1947 o nome da mãe era Lúcia Monteiro e o pai Francisco Soares o meu pai recebeu o nome de Francisco Soares Filho gostaria de receber informações sobre o nome dos meus bisavós pois não conheci a família de meu pai

    Gostar

  9. Gostei da publicação mas necessito dos registros entre 1897 e 1898.
    Qualquer informação posso receber também por mensagem pelo meu Facebook.
    Estou lá como Billy Joe.
    Obrigado!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s