Compor a carteira de identidade do distrito de Cataguarino foi um trabalho extremamente delicado. Delimitar a área que ocupavam os antigos distritos, no momento de sua criação, é quase tão difícil quanto encontrar fontes documentais sobre os primeiros habitantes. No caso do Espírito do Santo do Empoçado, faz alguns anos que as informações estão sendo reunidas pela pesquisadora Joana Capella, co-autora deste texto. As divisas do Empoçado foram traçadas no mapa de 1927 com base nos seguintes normativos legais: 1) Lei 533 – 10.10.1851 – Artigo 17, sobre as divisas de Santa Rita do Meia Pataca; 2) Lei 1623 – 06.11.1869 – Artigo 1, elevação do povoado do Empoçado a distrito de paz; 3) Lei 1847 – 12.10.1871 – Artigo 7, divisa da Freguesia do Sapé (Ubá), com o distrito do Empoçado da Leopoldina.
|
Olá, seria possível verificar também o registro de nascimento ou casamento dos meus bisavós Esmelinda Floria de Jesus e Francisco Joaquim dos Reis?
GostarGostar
Olá, Tarcia. Não tenho acesso aos registros do atual distrito de Cataguarino. Sugiro entrar em contato com a igreja e o cartório de lá.
GostarGostar
Prezada, boa tarde !
Primeiro, gostaria de te agradecer; sua informação foi valiosíssima, e consegui obter o registro de casamento dos meus antepassados. Muito obrigado mesmo !
Segundo: perdoe por favor quaisquer inconveniências, mas será que consigo informações sobre “Manoel Francisco Gomes” e sua esposa “Luciana Leite Vieira” ? o casal vivia no distrito do Empoçado, e tudo que sei é que tiveram uma filha chamada “Idalina” (minha trisavó) nascida em 1876, e que moravam no distrito no ano de 1892. Qualquer pista, ainda que mínima, será de grande ajuda.
Obrigado novamente !
Christiano Moraes.
GostarGostar
Olá Christiano: nada tenho sobre o casal. Consultarei uma pessoa amiga.
GostarGostar
Christiano: nada encontrado. Sugestão: verificar em Astolfo Dutra que na época fazia divisa com o Empoçado.
GostarGostar
Boa tarde ! Gostaria de saber se os registros paroquiais do distrito do Empoçado estão disponíveis; acabei de descobrir que um antepassado que pesquiso faz muito tempo, vivia neste local, “na fazenda do Carangola” de acordo com o registro de nascimento de seu filho, em 1893. Acredito que ele possivelmente, se casou no local. Trata-se de meu trisavô, “Domingos Francisco de Oliveira”, que era casado com “Idalina Gomes”.
Desde já agradeço, e parabéns pelo ótimo site !
GostarGostar
Olá Christiano: que eu saiba, os assentos paroquiais do atual distrito de Cataguarino só podem ser consultados no local. Sobre os registros civis, repassei seu pedido para outro pesquisador.
GostarGostar
Christiano: Domingos se casou com Idalina dia 13 de setembro de 1892. Em outubro de 1893 nasceu o filho Genuíno na fazenda Carangola. Em 1914 casou-se a filha Maria Leonídia.
GostarGostar
Muito obrigado !!! Puxa, essa descoberta é importantíssima e maravilhosa ! Não tenho palavras para agradecer.
Como faço para obter esse registro? É a maneira de avançar, e descobrir dos nomes dos pais de Domingos e Idalina, assim como seus locais de nascimento.
Uma vez mais, muito obrigado.
GostarGostar
Christiano: entre em contato com o cartório de Cataguarino.
GostarGostar