Com o objetivo de falar dos antigos moradores de Conceição da Boa Vista, trazemos mais um nome encontrado nos Mapas de População. Aproveitamos para responder à consulta de um visitante a respeito destas listagens nominais de habitantes. Esclarecemos que os chamados “maços de população” foram implantados por ordem do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, para fins de arrecadação de impostos e alistamento militar.
Em 1832 João Baptista de Paula Almeida comprou, de Pedro Teixeira de Carvalho, 200 alqueires de terras no lugar denominado Monte Alegre. Unidas à propriedade que herdou de seus pais, formou a Fazenda do Monte Alegre que fazia divisa com Francisco José de Freitas Lima, com a Fazenda do Recreio, com Francisco da Silva Barboza, com Manoel Ferreira Britto e com as terras dos Mendes.


Bom dia!!
Não seria João Batista de Paula Almeida um dos filhos do Comendador Francisco de Paula Almeida Magalhães de São João Del Rei/MG?
http://www.projetocompartilhar.org/DocsMgAF/franciscodepauladealmeidamagalhaes1848.htm
No http://www.familysearch.org consta como se fosse o mesmo. Pai de Mariana Januária de Paula, esposa de Francisco Mendes do Valle.
Grato
José Procópio Alves da Silva
GostarGostar
Sim, José Procópio, é a mesma pessoa como vc poderá ver em postagens anteriores. Esta que você comentou é de 2012 e tinha por objetivo apenas esclarecer o termo e apresentar um exemplo.
GostarGostar
João Batista era bisavô de minha avó emprestada Maria José Reiff Guimarães,
segunda esposa deJosé Carrano. Casou-se com Bernardina Cândida de São José. Faleceu em Recreio em 18.11.1865.
GostarGostar
Meu caro Pedro Carrano: estamos desenvolvendo um projeto sobre os pioneiros de Leopoldina, com base nas sucessões e divisões das propriedades originais. A Monte Alegre está entre elas. Falaremos de João Batista num dos artigos da série que ainda não tem data para ser publicada.
GostarGostar