Imigrantes em Recreio

Temos recebido muitas consultas sobre imigrantes que viveram em Recreio, provavelmente em função do projeto que desenvolvemos para recuperar a história da imigração em Leopoldina.
Na época da Grande Imigração, ou seja, entre 1880 e 1900, o território do atual município de Recreio estava subordinado a Leopoldina. Para recordar: o mais antigo distrito, anterior mesmo a Recreio, é Conceição da Boa Vista, criado em 1851. Em 1854, com a autonomia administrativa do antigo Feijão Cru com o nome de Leopoldina, Conceição da Boa Vista passou a subordinar-se a este município. A instalação do distrito de Recreio em 1890 não modificou o vínculo de Conceição da Boa Vista, o que só veio a acontecer em 1938, com a elevação de Recreio a município.
Como estamos falando de período anterior a 1930, quando foram modificadas as normas para registro civil em atraso, pesquisas sobre os imigrantes devem ser realizadas prioritariamente nos livros paroquiais. Por esta razão é importante lembrar que a Capela Menino Deus, atual Matriz de Recreio, foi criada como filial da então Freguesia de Conceição da Boa Vista. O mesmo ocorreu com a criação da capela no antigo distrito de São Joaquim, hoje Angaturama. Ou seja: os registros paroquiais eram realizados nos livros da então Matriz de Conceição da Boa Vista, que atualmente se encontram na secretaria paroquial da Matriz do Menino Deus, em Recreio.
Para os leitores que quiserem pesquisar sobre seus antepassados imigrantes, indicamos os livros paroquiais de Conceição da Boa Vista, hoje sob a guarda da Matriz do Menino Deus, em Recreio.
Já para os registros civis, lembramos que todos os distritos de Leopoldina criados antes de 1889 contavam com Cartório de Notas. Em fevereiro de 1889 foram instalados os Cartórios de Registro Civil, muitos deles simplesmente sucedendo os de Notas. Os documentos anteriores à instalação deveriam ter sido transferidos, naquela data, para o Arquivo da Câmara Municipal de Leopoldina. Entretanto, sabemos que em alguns casos não foi o que aconteceu. Donde será necessária uma busca mais detalhada, consultando as próprias unidades de Registro Civil.
Lembramos ainda que, de modo geral, os imigrantes buscavam a regularização de nascimentos e casamentos junto à Igreja e poucos fizeram o registro civil. Em nossas pesquisas, não foram raros os casos em que encontramos registro de nascimento incompatível com o batismo, bem como casamento civil diferente do religioso. Dois exemplos clássicos: data de batismo anterior à data de nascimento no registro civil; data de casamento civil posterior em muitos anos à do casamento religioso.

137 opiniões sobre “Imigrantes em Recreio”

  1. BOA NOITE:
    PROCURO POR MEU BISAVÔ GAETANO OU CAETANO MARZOCCHI E SUA ESPOSA MARIA LAGLIA ERAM ITALIANOS E FORAM PARA RECREIO/MG. NOS CARTÓRIOS NÃO ENCONTRAMOS NENHUM REGISTRO DE FILHOS DELES NASCIDO NESTA REGIÃO. MAS NÃO PROCURAMOS NADA NAS IGREJAS. É POSSÍVEL OBTER COM VCS ALGUMA RESPOSTA. GRATO. MARCO AURELIO BELLO

    Gostar

  2. Ok! Obrigada Cantoni! achei no myfamily search com os dados que vc informou aqui! muuuito obrigada! queria saber se vc era do Recreio – MG porque estou com dificuldades de fazer umas retificações na certidão no cartório lá. Abraços

    Gostar

  3. Cantoni, onde você conseguiu a informação do casamento de Giuseppe Piccolo e Teresa Ramon, você teria como compartilhar comigo? Grata desde já!

    Gostar

  4. Murilo Mota, sou bisneta do Sante Eugenio Piccolo, irmão do Giovanni. O Eugenio também casou no recreio, com Vitoria Rossin. Cantoni, você mora no recreio?

    Gostar

    1. Olá Iria: não tenho dados do casamento de Sante Piccolo. Vc se refere ao município de Recreio, que na época era distrito de Leopoldina? Se for, não tenho informações de lá.

      Gostar

  5. Boa Tarde estou a procura de Documentos dos meus Bisavós, cujo o nome deles é Adolfo Pizziolo e Gertrudes Santini, pode me ajudar?
    obrigado.

    Gostar

    1. Olá Tarcio: não localizei os nomes de seu interesse entre os imigrantes que viveram em Leopoldina. Por favor, informe a data em que eles passaram por lá para que eu possa fazer nova busca.

      Gostar

  6. Olá por favor estou em busca de informações de meus bisavos !
    Celeste princisval
    Santa piteria
    E o local posso buscar copia documentos deles?
    Desde de ja muito obrigado.

    Gostar

    1. Olá Wanderson: temos poucas informações sobre Celestino Giovanni Precisvale e Santa Piterra. Encontramos a chegada ao Brasil no Arquivo Nacional e, no município de Leopoldina, localizamos apenas o batismo das filhas Joana e Maria.

      Gostar

  7. Olá. Bom dia!!!

    Estou procurando registros dos meus bisavô. O nome é Antonio Schettini. Casou-se com Josefina Marinato. Você tem esses nomes no seu banco de dados?

    Obrigado

    Gostar

    1. Olá Raphael: temos alguns Antonio Schettini mas nenhum casado com Marinato. Um deles casou-se, em 1928, com Josefina Marcolina, filha de Sebastião Felicissimo Antonio Luiz e Maria Marcolina.

      Gostar

  8. BOA NOITE , EU NAO ENCONTREI NEM O CASAMENTO CIVIL , NEM O RELIGIOSO.
    NA CERTIDAO DE BATISMO DE GUARINO CANTARINO ( FILHO MAIS VELHO) E IRMAO DE MINHA BISAVÓ CONSTA QUE ELES SE CASARAM MAS NAO CONSTA LOCAL.
    PRECISO MUITO DESTA CERTIDAO DE CASAMENTO ,MESMO A RELIGIOSA,
    UMA TIA MINHA DISSE QUE ELES TRABALHAVAM NUMA FAZENDA COM NOME DE FAZENDO DO PANTANO REGIAO DE ALEM PARAIBA; MAS AS CERTIDÕES DE NASCIMENTO DE TODOS OS FIHOS ESTA NO CARTORIO DE RECREIO.
    PRECISAVA QUE ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE
    O PAI DELA CHAMA LUIGI BEAJUCCI
    E ELE VEIO COM O IRMAO MAIS VELHO FAMILIA CANTHARINO ;
    CHEGARAM EM 1898 A 1891 MAIS OU MENOS

    Gostar

    1. Creio que a alternativa seja a busca nas igrejas e cartórios do entorno de Recreio. Havendo menção a Além Paraíba, sugiro começar pelo distrito de Angustura.

      Gostar

  9. Boa noite! Preciso de ajuda para tentar encontrar a certidão de casamento de meus trisavôs.
    Miguel Cantharino vê Anna Beajucci.
    Tiveram os filhos registrados no cartório de Recreio escrivã Wanessa disse que não encontra certidão de casamento.
    Ele chegou na região em 1891 , casou , registrou todos os filhos no mesmo cartório e seu óbito também está no cartório de Recreio.
    Morreu em maio de 1912.
    Minha bisavó nasceu em 1905.
    Então preciso de uma busca entre 1912 e 1891. Para tentar encontrar o casamento deles. Pode me ajudar?? E-mail superlu06@gmail.com

    Gostar

  10. Olá,

    Meu trisavô (Ferrutio Princisval) ou bisavô (Joaquim Princisval) eram italianos. Já sã falecidos há anos e não sei ao certo qual deles era de fato italiano,e como não tenho acesso a esses docuementos, também não consigo encontrar com clareza o sobrenome Princisval em sites. Será que foi mudado nos registros brasileiros? e sim como consigo encontrar a nacionalidade deles?

    Gostar

  11. Estou procurando uma certidão de nascimento/ registro de batismo do meu bisavô, que nasceu nas redondezas do município de Mar de Espanha, em 1892. Seu nome era Arthur Luiz Levoni (ou Arturo Luigi Levoni).
    Qualquer informação será bem-vinda.

    Obrigado.

    Brunno

    Gostar

  12. Olá ! Estou a procura do registro de nascimento/ bastismo de Pacífico Evangelista dos Anjos. Tudo indica que ele nasceu em 1878, mas os registros em Piacatuba começam em 1889. Voce poderia me ajudar?

    Gostar

  13. Por favor vocês podem me ajudar, o nome de meu avô é José Balbino Netto e acredito que ele tenha nascido antes de 1910, gostaria de saber o nome dos pais dele e procedencia

    Gostar

  14. Boa Noite

    Preciso de alguma informação sobre meus antepassados, Sebastião Tambasco e Valerianno Tambasco, estamos precisando de seus registro nascimento/casamento/obito ou registros paroquiais que nos ajudem nessa busca.

    Será que você estudou algo sobre esse sobrenome? Poderia nos ajudar em algo?

    Gostar

    1. Olá Danielle: o nascimento do Valeriano vc poderá obter em Recreio. Quanto ao Sebastiano, sabemos apenas que procedia da Campania, onde teria nascido por volta de 1846. Viveu entre Recreio e Ribeiro Junqueira.

      Gostar

    1. Allan: não localizei sua avó em meu banco de dados. Caso o sobrenome informado seja o do marido, por favor, informe o sobrenome de família dela para que eu possa fazer nova busca. Ela viveu na cidade de Leopoldina ou em algum distrito?

      Gostar

  15. Eles provavelmente nasceram antes de 1900, o meu bisavo tinha um irmão que se chamava Palidor Panza e minha bisavo tinha uma irma que se chamava Caia Batista Gattas! Att

    Gostar

    1. Mateus: Caía era o apelido de Maria Batista, que se casou com Jorge Gadas, filho de um egípcio com uma italiana. Não consegui identificar a família de Maria Batista que, segundo informações orais, era natural de Ribeiro Junqueira, o distrito de Leopoldina que faz divisa com o município de Recreio. Maria Batista nasceu em 1906. Talvez seus bisavós também sejam do século XX.

      Gostar

  16. Olá Cantoni, eu queria saber sua ajuda! Gostaria de saber se voce tem informaçoes do meu bisavo Fabio Panza residiu em recreio, e sobre minha bisavo Eleonora Batista Panza! Abraço

    Gostar

  17. Boa tarde!

    Busco informações a respeito dos meus trisavós em diante (mas não sei a nacionalidade deles). Sei que meus bisavós eram brasileiros. Abaixo vou colocar as informações que tenho:

    Bisavós
    Américo José Alves – Nasc: 08/10/1905- Angaturama
    Ana Candida – Nasc: 22/05/1910 – Ribeiro Junqueira

    Trisavós
    João Domingos Alves
    Luzia Inacia Almeida

    Tataravós
    João Candido Figueredo
    Emiliana Figueredo Alves

    Peço a gentileza de me ajudarem.

    Muito obrigada.

    Gostar

  18. Ola, Cantoni… Gostaria de obter sua ajuda tambem. Procuro mais informacoes sobre meus trisavos: Antonio Aureliano de Araujo e Virginia Candida Pedroza. Eles eram de Recreio, MG e pais de minha bisavo Maria da Annunciacao Araujo, nascida em Recreio em 25/03/1903.

    Agradeco desde jah qualquer informacao sobre nascimento de Antonio e Virginia e filiacao dos mesmos.

    Atenciosamente,
    Andre Luis Vespasiano Ramos

    Gostar

  19. Acho que me expressei mal no ultimo comentário, vou tentar explicar melhor.
    Meu bisavô Giovanni Piccolo nasceu em Mogliano Vêneto (Treviso) e era filho de Giuseppe Piccolo e Tereza Ramon que se casaram em San Biaggio di Callalta por volta de 1871. Em 1896 Giuseppe veio para o Brasil com a esposa e 7 filhos, meu bisavô Giovanni Piccolo se casou com Angelina Princisvale em recreio no ano de 1911. Nas certidões o nome dos pais da minha bisavó Angelina constam como Celeste Princisval e Santa Piteria. Não sei examente em que ano Giovanni Piccolo e Angelina sairam de recreio, só tem um filho deles ainda vivo que é irmão de minha avó talvez ele possa saber. Mas por volta de 1930 eles já residiam no ES. Aqui nós temos muita vontade saber oque houve com os irmãos e pais deles, até onde sei meu bisavô nunca chegou a rever os irmãos, inclusive ele tinha um irmão gêmeo Vincenzo Piccolo. Espero ter explicado melhor.

    Gostar

    1. Obrigada pelos esclarecimentos, Murilo. Giuseppe Piccoli se casou com Anna Tereza Ramon em março de 1873. Não foram encontrados os batismos dos sete filhos que passaram ao Brasil. Inicialmente eles foram contratados para trabalhar em Cisneiros, distrito de Palma. Provavelmente só Giovanni foi para Recreio. A migração posterior para o Espírito Santo pode ter sido estimulada pela família da esposa. Quanto ao sobrenome da mãe de Angelina Precisvale, nas fontes pesquisadas encontrei Piterra.

      Gostar

  20. Muito Obrigado pela informação, o mais interessante é que bate com os nomes que minha avó contava para gente. Meu bisavó Giovanni e a esposa saíam de MG e viveram em Jerônimo Monteiro no Espírito Santo em uma pequena propriedade, tive o prazer de ir a recreio a uns dois anos atrás mas realmente não tinha essas informações, a unica coisa que encontrei foi o sobrenome Principale no arquivo publico mineiro, com data de chegada em 1888 talvez tenham errado na grafia visto que os nomes são os mesmos que você me passou. Mas agradeço muito pela contribuição com minha pesquisa.

    Gostar

    1. Olá Murilo: muitos dos meus textos visam exatamente permitir que os interessados saibam que ocorreram mudanças em nomes e sobrenomes. Não é possível descobrir qual era o sobrenome original através de uma única fonte. No caso da sua família, além de Principale e Principole, chegamos à forma Precisvale depois de consultar fontes italianas relativas a contemporâneos que vieram com eles para o Brasil. Mas não tenho um Giovanni Precisvale e gostaria de saber o nome da esposa e dos pais de seus bisavós.

      Gostar

  21. Bom dia,
    Primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho de vocês, consegui achar alguns detalhes sobre minha Família e gostaria de se possível encontrar mais alguns dados para uma pesquisa. Meu bisavô Giovanni Piccolo se casou com Angelina Princisval em recreio em 23/09/1911, gostaria de saber se vocês tem mais informações sobre os pais da minha bisavó, nas certidões constam Celeste Princisval e Santa Pittieri ou Pitéria ou pitória (provavelmente erraram nos sobrenomes devido as variações nos documentos). E Alguma informação como o nome dos irmãos dela ou do esposo. Qualquer informação seria muito importante.

    Grato.

    Gostar

    1. Olá Murilo: pelo casamento de Angelina com Giovanni Battista, ela teria nascido em Além Paraíba, MG, e era filha de Celestino Giovanni Precisvale e de Santa ou Santina Piterra. Gaspare Precisvale e Rosa Vetorello, pais de Celestino, passaram ao Brasil em 1889 e saíram da Hospedaria Horta Barbosa com destino a Ponte Nova. Nos livros do Archivio di Stato di Taglio di Po eu encontrei alguns filhos do casal Gaspare e Rosa. Na região de Leopoldina há referências a Guidoni, Maria, Ferrucio, Quitilio e Genoveffa. Todos com nomes alterados em relação ao original.

      Gostar

  22. Nossa Cantoni, eu nem sei como agradecer!!!!

    as datas batem perfeitamente…. só podem ser eles!!!

    Eu vou pedir os registros dele para eu guardar aqui e deixar para as próximas gerações.. rss

    E da Maria Aparecida Almeida, você tem alguma informação mais? Nome dos pais etc? Eu consegui a data aproximada de e nascimento e falecimento dela, vou também tentar procurar no cartório de Recreio.

    Com relação aos meus bisavós (Jacinto de Almeida Machado e Eleotéria Ferreira Neto) vc tem data de nascimento / batizado / casamento / falecimento para eu conseguir as certidões?

    O trisavô Francisco Ferreira Neto nasceu em 1 setembro 1835. Ele faleceu em 24 setembro 1899 em Recreio, MG e foi enterrrado em 25 setembro 1899 em Recreio, MG. Francisco casou-se com Messias Rodrigues Gomes. Essas informações foram obtidas também no cartório de Recreio?? vou tentar pedir copia das certidões.

    A trisavó Messias Rodrigues Gomes nasceu entre 1835 e 1836 (não se sabe onde ne?) Ela faleceu depois 1885 em Recreio, MG. Essa info também veio do cartorio de Recreio?

    Por enquanto só… vamos ver o que eu consigo até aqui… rss

    Saiba que o seu trabalho é lindo…. e deve estar tocando diversas famílias em busca das suas origens… como me tocou.
    Estou a disposição para maiores informações… caso você julgue necessário e o que você precisar aqui de São Paulo.
    Estou atualizando tudo no family search, assim que tiver pronto te passo o link.
    Que Deus te abençoe!

    muitissimo obrigada de novo!

    Gostar

  23. Prezada Cantoni,
    obrigada pelo rápido retorno!!!
    Eu também localizei esses nomes lá na parte dos “Almeida” estou encantada com tanta informação e organização.. eu não consigo parar de ler / pesquisar. Será que são os meus avós??? Eu não sei o nome dos meus bisavos maternos, estou tentando recorrer as minhas irmãs mais velhas e primos para confirmar. Você teria mais detalhes sobre esse Alfredo Machado e sobre essa Maria Almeida?? data de nascimento/casamento/falecimento e cartorio registrado para que possamos confirmar?
    Também estou em busca da certidão de nascimento da minha mãe Dagmar Ferreira Machado (20-12-1931), ainda sem sucesso.

    Gostar

    1. Edilaine: Alfredo Ferreira Machado nasceu aos 7 de janeiro de 1899 em Recreio, conforme registro do Cartório de Registro Civil de Recreio, MG, lv 2 nasc fls 125. Foi batizado no dia 22 de janeiro de 1899 segundo Igreja Menino Deus, Recreio, MG, lv 08 bat fls 150. Era filho de Jacinto de Almeida Machado e Eleotéria Ferreira Netto. Por informações orais, era casado com Maria Aparecida de Almeida, sem outras informações.

      Gostar

  24. Nossa.. quanta informação interessante. Parabéns por essa pesquisa e por estruturar tão bem as informações. Esse blog / site veio bem a calhar quando estou a procura de informações dos meus avós Eles nasceram / casaram morreram na Região de Recreio, mas não tenho datas exatas, pois minha mãe já eh falecida.
    O nome dos meus avós são: ALFREDO FERREIRA MACHADO e MARIA APARECIDA DE ALMEIDA, a única informação que eu tenho é que a Maria Aparecida deve ter nascido aproximadamente entre os anos: 1905 – 1907 e que ela se casou antes de 1931, que foi o ano de nascimento da minha mãe. Consta que o nascimento da minha mãe foi em Ribeiro Junqueira, mas ainda não consegui localizar a certidão de nascimento dela..:(
    Chegando nos registros dos meus avós maternos, vou em busca dos meus bisavós… ainda tenho uma longa busca….

    Muito obrigada antecipadamente!

    Gostar

  25. Olá, estou procurando informações sobre meu bisavô, que se chamava HENRIQUE BALDNER SOBRINHO. Apenas tenho notícias de que nasceu em Leopoldina/MG (provavelmente no ano de 1887, mas não tenho certeza) e seus pais se chamavam João Luiz Baldner (ou Johann Baldner – parece que nasceu na Alemanha, mas não tenho certeza) e Christina Cândida de Souza Baldner. Faleceu no ano de 1956 em Petrópolis.
    Muito obrigado, Rodrigo Baldner.

    Gostar

  26. Dona Nilza, acho que a morte da mãe do CUSTÓDIO FERREIRA DE MATTOS se confirma através de uma publicação que eu encontrei no Diário de Notícias do Rio de Janeiro, de janeiro de 1886, onde num anuncio o CUSTÓDIO afirma num trecho da matéria que “Por fallecimento de minha mãe, coube-me em partilha na Fazenda da Mutuca……visto ser eu menor de idade naquela ocasião…….. Itabapoana, 4 de janeiro de 1886 – Custodio Ferreira de Mattos” Portanto, ao que parece, a mãe do CUSTODIO faleceu quando ele ainda era menor de idade, bem provavelmente antes de 1880, acredito. Entrei em contacto com a Paróquia de Mar de Espanha mas infelizmente eles não tem mais os livros antigos de batismo, casamentos e óbitos que segundo a pessoa que me respondeu estariam todos nos arquivos da Curia de Juiz de Fora. Só que eu fiz uma consulta lá a alguns anos atrás e não localizaram nada. Tô desanimando.

    Gostar

  27. Olá, Gilmar. Desconheço as possibilidades de busca em Bom Jesus do Itabapoana. Quanto a Recreio, todos os livros paroquiais estão na Secretaria Paroquial da Matriz. Mas se a sua bisavó nasceu em Mar de Espanha, sugiro procurar primeiro lá naquele município.

    Gostar

  28. Dona Nilza, eu acredito que esta familia Mattos deve ter realmente se transferido para a região de Recreio/Mar de Espanha e acredito também que SAMUEL FERREIRA DE MATTOS que a senhora encontrou o registro do casamento do filho dele CUSTÓDIO tenha se casado novamente mas em Minas Gerais. Vou tentar encontrar mais informações sobre eles. A senhora saberia dizer se existem registros de batismo de Bom Jesus do Itabapoana/RJ e onde eles poderiam estar? E se haveria como pesquisarmos nestes registros pela internet ou só localmente? Além deste livro de casamentos que está na matriz de Recreio, será que por lá existiriam também livros de batismo de 1880 e anos próximos? Pergunto isso porque nos documentos de minha bisavó ANNA DE MATTOS consta que o nascimento dela se deu em Mar de Espanha, em 1880 ou perto disto.

    Gostar

  29. Gilmar: provavelmente vc se refere ao jornal O Pharol, de Juiz de Fora. Ele está incorretamente indexado na Hemeroteca Nacional como sendo do Rio.
    Considerando que o Custódio, filho de Samuel, se casou em 1881 e declarou ter nascido em Bom Jesus de Itabapoana, será que a família teria se transferido para Mar de Espanha depois do nascimento dele?

    Gostar

  30. Dona Nilza, do SAMUEL FERREIRA DE MATTOS a gente tem muito pouco conhecimento, quase nada. Sabemos apenas que ele consta na certidão de casamento de minha bisavó ANNA DE MATTOS como pai dela e THEOLINDA DE MATTOS PINTO COELHO como mãe dela. Minha bisavó ANNA DE MATTOS se casou aos 25 anos de idade em Caratinga pela 2ª vez com ARTHUR BERNARDINO COELHO mas anteriormente ela foi casada com FRANCISCO DE PAULA HORTA LIMA, mas não sabemos onde isso aconteceu, talvez em Cocais. E nesta certidão de casamento de minha bisavó ANNA consta que ela teria nascido em Mar de Hespanha em 1880. Bem provavelmente essa informação que a senhora nos forneceu já coloca um pouco de luz sobre meu tataravô SAMUEL, que a meu ver deve ter realmente se casado uma segunda vez com THEOLINDA PINTO COELHO em local que desconhecemos. Num jornal O Pharol, do Rio de Janeiro, achei uma publicação de setembro de 1900 dando conta da nomeação de SAMUEL como agente dos correios de Caratinga. Tudo a ver com a cidade pois diversos filhos dele e THEOLINDA viveram lá. Em outra publicação do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro de 1882, achei uma publicação constando o nome dele numa listagem com reclamação contra o Barão de Leopoldina em razão das tarifas cobradas pela estrada de ferro que os proprietários rurais e moradores de Mar de Hespanha usavam. Então concluo que ele ainda estava nesta cidade em 1882 e o 2º casamento provavelmente ocorreu ainda em Mar de Hespanha ou Conceição da Boa Vista que faz parte de Recreio hoje onde encontrei o nome dele numa lista de eleitores de 1889. Vou voltar a procurar nos livros de Barão de Cocais onde encontrei o batismo de 1885 de uma filha de SAMUEL e THEOLINDA. Na verdade, a coisa toda está meio confusa, mas vamos ver onde é que a gente vai chegar. De qualquer modo, muito grato pela ajuda que pode ser de grande importância para nós. Um abraço. E aqui se a gente puder fazer algo prá ajudar a senhora em alguma coisa nos colocamos à disposição.

    Gostar

  31. Meu caro Gilmar: sinto-me lisonjeada com suas palavras sobre meu trabalho. Gostaria de retribuir tanta gentileza com dados que auxiliassem sua busca. Infelizmente, porém, só tenho uma informação do casal Samuel Ferreira de Matos e Emília Amélia de Castro: eram pais de Custódio Ferreira de Matos que se casou com Ana Custódia de Moraes em 1881, conforme assento encontrado no livro 1 de casamentos que se encontra na Secretaria Paroquial da Matriz de Recreio, folhas 172verso termo 521. O noivo teria nascido em Bom Jesus de Itabapoana e a noiva, no atual município de Recreio. Observe que o nome da mãe do noivo é diferente do que você indicou. Seriam homônimos ou Samuel casou-se duas vezes?

    Gostar

  32. Dona Nilza, bom dia. Já a bastante tempo que acompanho seu trabalho de pesquisa acerca da região de Leopoldina. Suas publicações são bastante esclarecedoras e mostram a realidade de uma época que marcou a história das nossas famílias na zona da mata mineira. Olha, eu estou tentando localizar os registros de meu antepassado que viveu em Mar de Espanha e provavelmente na frequesia de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista, ou Conceição da Boa Vista que hoje é um distrito de recreio. Pela distância e dificuldades é prá mim bastante difícil me deslocar até Recreio para buscar tais informações sobre o batismo e mesmo o casamento do meu antepassado. Me refiro a SAMUEL FERREIRA DE MATTOS que nasceu nesta região citada, ao que parece ele e sua familia (que desconhecemos) tiveram terras no local. SAMUEL se casou com THEOLINDA DE MATTOS PINTO COELHO provavelmente em Santa Bárbara ou Barão de Cocais onde os PINTO COELHO eram bastante influentes. Nos livros de batismo de Sta Barbara eu localizei um batismo de uma das filhas do casal Maria Mattos de 10 de março de 1885. Localizei ainda nos arquivos digitalizados da hemeroteca da Biblioteca Nacional algumas publicações acerca de meu antepassado SAMUEL FERREIRA DE MATTOS, num almanaque de Além Parahyba de 1889, e ainda diversas publicações em jornais do Rio de Janeiro. Dona ANNA DE MATTOS casada em Caratinga em 1903 com ARTHUR BERNARDINO COELHO, minha avó, filha desse casal, nasceu, segundo consta em certidão de casamento dela em 1880 em Mar de Espanha. portanto, o casamento de SAMUEL e THEOLINDA bem provavelmente deve ter ocorrido em 1879 ou antes disso. Como naqueles tempos as pessoas se casavam cedo, acredito que homens por volta dos 20 anos e mulher por volta dos 14, 15, 16 anos, então SAMUEL deve ter nascido por volta de 1859 e a filha dele minha bisavó ANNA DE MATTOS deve ter nascido em 1880 conforme certidão de casamento dela. Não sei se a Paróquia do Menino Deus de Recreio realiza esta pesquisa dos batismos e mesmo casamentos prá gente. Gostaria de alguma indicação por parte da senhora de alguma pessoa em Recreio que possa me ajudar nessa busca. Busco não somente algo sobre minha bisavó ANNA DE MATOS como também sobre meu tataravô SAMUEL FERREIRA DE MATTOS, os pais dele, irmãos, de onde vieram, etc. Agradeço qualquer nova luz que a senhora puder acender. Muito agradecido por tudo. Moro em Governador Valadares.

    Gostar

  33. Cantoni,
    Mais uma vez, me desculpe por tantas mensagens, mas, finalmente, achei a certidão de casamento do meu bisavô em Angaturama.
    Porém, não acho em nenhum cartório da região a certidão de nascimento do meu avô, Evilasio de Almeida Pina, filho de Manoel Tavares de Almeida Pina e Maria Rosa, irmão de Henriqueta.

    Receio que tenha acontecido com ele o mesmo que com Henriqueta (nasceu em 1904, mas foi registrada como se tivesse nascido em 1893).

    Peço, se possível, olhar em seus registros se acha alguma coisa do meu avô.

    Muito obrigado e me desculpe mais uma vez pelo incômodo!

    Gostar

  34. Cantoni, mais uma vez muito obrigado!

    Estou tentando entrar em contato com a igreja, mas ninguém atende e o email que eu tenho está retornando.
    Consegui a data de casamento no civil (Cartório de Angaturama) do meu bisavô. Queria saber se, por acaso, eles possuem o registro de casamento na igreja também. O casamento no civil foi em 02/07/1901, meus bisavós são Manoel Tavares de Almeida Pina e Maria Rosa de Almeida Montes.

    Obrigado!

    Gostar

    1. Ricardo: eu não tenho e-mail da Secretaria Paroquial de Recreio. Sei que é difícil falar por telefone por ser um horário restrito. Se o casamento civil foi em Angaturama, pode ser que o religioso também tenha sido lá. Lembre-se, entretanto, que a data do civil costuma ser bem posterior à do religioso.

      Gostar

    1. Ricardo: para o batismo a fonte é Igreja Menino Deus, Recreio, MG, lv 4 cas fls 187v. Já o Registro Civil está em Cartório de Registro Civil de Recreio, MG, lv 4 cas fls 127.

      Gostar

  35. Cantoni, muito obrigado pela ajuda!

    Super estranho, porque a Henriqueta é irmã maks nova do meu avô, e ela nasceu em 1904. Como pode ter sido registrada em 1893? rsrs

    Obrigado pela ajuda! Vou tentar de novo lá e contar do ocorrido com a tia Henriqueta!

    Gostar

  36. Estou procurando a certidão de nascimento do meu avô. No título de eleitor dele diz que ele nasceu em Recreio, mas já tentei em todos os cartórios da cidade e região (Leopoldina, Vista Alegre) e ninguém encontra.
    O nome dele é Evilasio de Almeida Pina, nasceu em 20/09/1902.
    Filho de Manoel Tavares de Almeida Pinna (o qual também procuro certidão de casamento com Helena Galvão em 1909, 1910 mais ou menos, em Recreio ou região) e Maria Rosa.

    Muito obrigado!
    Ricardo Pina

    Gostar

    1. Olá Ricardo. Tenho apenas uma filha de Manoel Tavares de Almeida Pina e Maria Rosa: Henriqueta, nascida em 18 de maio de 1893 no distrito de Abaíba. Ela foi batizada e registrada em Recreio, onde só fiz buscas de 1890 para trás. Se vc já pediu buscas no cartório de Abaíba, sugiro tentar também Providência e Angustura.

      Gostar

  37. Olá, estou procurando informações sobre meu bisavô, que se chamava HENRIQUE BALDNER SOBRINHO. Apenas tenho notícias de que nasceu em Leopoldina/MG e seus pais se chamavam João Luiz Baldner (ou Johann Baldner – parece que nasceu na Alemanha, mas não tenho certeza) e Christina Cândida de Souza Baldner. Muito obrigado, Rodrigo Baldner.

    Gostar

  38. Boa tarde. Estou procurando a certidão de nascimento do meu avô. Segundo a certidão de casamento dele, consta que ele nasceu em Angaturama em 12/07/1890. O nome dele é Balduino José Machado. Vc poderia me ajudar a encontra-la? Estou precisando saber sobre a origem dos pais dele ..

    Gostar

    1. Olá Camila. Infelizmente não tenho como ajudar por não ter o seu antepassado no banco de dados. Informe o nome dos pais dele e da esposa para que eu possa fazer nova busca. E sugiro entrar em contato com o Cartório de Angaturama.

      Gostar

  39. Olá, boa tarde,

    Estou a procura de algum registro de nascimento de minha bisavó, Maria Gonçalves de Assis. Na certidão de óbito consta que é natural de Leopoldina e nasceu em 02/11/1889. Seus pais são Antonio Gonçalves Durão e Francisca de Assis.
    Na verdade, precisamos do nome dos pais de Antonio Gonçalves Durão (de origem espanhola e com nome Antonio Gonzales Duran) e acreditamos que no documento de nascimento de sua filha, Maria Gonçalves pode ter o nome deles.
    Outra forma de encontrar o nome dos pais de Antonio Gonçalves Durão é procurar o registro de casamento dele com Francisca de Assis, mas infelizmente não temos nenhuma informação para nortear a busca.
    Caso tenha como me ajudar na busca dessas informações ficarei muito grata.

    Gostar

    1. Olá Cinara
      Encontrei apenas o batismo de dois filhos do casal Antônio Gonçalves Durão e Francisca de Assis: Francisca, nascida 28 janeiro de 1892 e José, nascido no dia 28 de janeiro de 1893.
      Nos assentos, não constam os nomes dos avós. No índice de casamentos eu não encontrei o casal. Sendo assim, a alternativa é entrar em contato com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e pedir as certidões.

      Gostar

  40. Olá, estou buscando informações sobre meu bisavô. Seu nome era Giacomo Perigolo, filho de Luigi Perigolo e Maria Lazarin. Segundo informações, ele sempre declarou ter nascido em Leopoldina – MG, em 1895. Vc acha que consigo confirmar essa informação ?
    Obrigado

    Gostar

    1. Olá,

      onde viveram e morreram Luigi Perigolo e Maria Lazarin?
      Sou descendente do irmão dele, Giácomo Pasquale Perígolo e gostaria de saber.

      Obrigado,

      Marcus

      Gostar

  41. Uma pergunta: eu consigo fazer uma pesquisa pela internet sobre a certidão de nascimento de alguém que nadceu em Leopoldina em 1893 ou será necessário ir até a cidade? Existe slgum tipo de serviço de pesquisa e qual o custo?
    Estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu bisavô, segundo a certidão de casamento do mesmo, ele nasceu em Leopoldina-MG.

    Os dados que eu tenho são:
    Nome: Hugo Kardauke
    Data de nascimento: 20/08/1893 (segundo consta na certidão de óbito)
    Nome do pai: Wilhelm Kardauke
    Nome da mãe: Maria Kardauke

    (O nome do pai pode estar traduzido para Guilherme Kardauke, pois houve época em que os imigrantes alemāes utilizavam a tradução de seus nomes).

    Aguardo ums luz, rsrsrs

    Obrigado,
    Hugo Kardauke (o bisneto)

    Gostar

    1. Prezado Hugo: fiz uma busca no índice de batismos de Leopoldina e não encontrei o de seu avô. Como os pais eram imigrantes alemães, pode ser que professassem a religião luterana que não tinha representante no município. Sendo assim, se o casal viveu em território do atual município de Leopoldina, a alternativa é telefonar para o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais: 32-3441.1832

      Gostar

  42. OLÁ ESTOU SORRINDO ATÔA, EU TINHA FÉ E ESPERANÇA QUE ATRAVES DE PESSOAS COMO VOCES. EU CONSEGUIRIA ENCONTRAR ESTA CERTIDÃO DOS MEUS AVÔS.SOU GRATO A VOCES JESUS O ABENÇOE A TODOS VOCESABRAÇO DO AMIGO E PRIMOMILTON DORIGO DIAS

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s