A Pesquisa em Leopoldina II

Uma pergunta frequente nas mensagens de nossos leitores:

Quantos sobrenomes italianos existem em Leopoldina?


Geralmente nós começamos a resposta com um caso clássico. Trata-se do imigrante Sancio Maiello que passou a ser identificado como Francisco Ismael, sendo Ismael o sobrenome usado pelos descendentes. Donde perguntamos aos nossos interlocutores: neste caso, devemos dizer que é um ou que são dois sobrenomes?

Agora convidamos nossos leitores para analisar um outro caso.

Teresa Trombini, nascida em Porto Tolle, Rovigo, era casada com Candido Leone Finotti. Foram pais de Giovanni Sante (1868), Battista (1871), Pietro Antonio (1873), Domenico Claudio (1876), Lorenzo (1881), Angelo (1883) e Giuseppe, todos nascidos na Itália. Muitos deles migraram para a região de Carangola e para o Espírito Santo, sendo que atualmente há descendentes também na região de Governador Valadares.

O filho Giovanni Sante Finotti foi casado duas vezes: com Ema Craciotoni e com Emilia Bellan. O segundo casamento foi realizado no distrito de Ribeiro Junqueira, em 1898, e a noiva era filha de Angelo Bellan e Maria Piovesan. Aqui temos um aspecto que pode gerar confusão numa busca apressada: no casamento de Giovanni, consta que ele era viúvo de Tereza Trombini que, na verdade, era sua mãe.

Outro filho, Battista Finotti, casou-se com Maria Dorigo em 1896, também em Leopoldina. Maria era filha de Gaetano Dorigo e Felicitá Omilio. Mais uma dúvida: a mãe de Maria é referida, em algumas fontes, como Emilia Felicitá.

Ocorre que Candido Leone Finotti, o genearca deste grupo, foi casado também com Pierina Marangoni, que, por sua vez, tinha sido casada com Antonio Nacav, cujo sobrenome aparece como Nocori e Nacaré.

Até aqui mencionamos os sobrenomes Bellan, Craciotoni, Dorigo, Finotti, Marangoni, Nacav, Omilio, Piovesan e Trombini. Poderíamos, então, definir como sendo nove os sobrenomes italianos encontrados neste grupo? Ou deveríamos acrescentar a quantidade de variações ortográficas? Deveríamos somar Felicitá como variação de Omilio?

Como um estudante, que está começando a se aproximar de sua própria história familiar, poderia responder à questão: 

Quantos sobrenomes italianos há em sua família?

Para ampliar um pouco mais a dificuldade, alguns descendentes do grupo aqui mencionado adotaram, como sobrenome, o primeiro ou o segundo nome do pai. Muitas vezes isto ocorre porque o italiano, ao informar como se chama, responde com o sobrenome antes do nome. Donde, nesta família, encontramos pessoas com sobrenome Battista, Domenico, Leone, Lorenzo, Pietro e Sante e suas variações ortográficas.

Ao longo destes quinze anos de pesquisas nós descobrimos muitos outros casos semelhantes. Por esta razão, julgamos inadequado quantificar os sobrenomes imigrantes presentes em Leopoldina. Consideramos que, muito mais importante do que um número redutor, são as pessoas que estão representadas na população leopoldinense. Os atuais descendentes nem sempre se sentirão incluídos no grupo se não souberem que usam, por sobrenome, uma variação do que estaria registrado em alguma lista totalizante.

Cada pesquisador escolhe a melhor metodologia para atingir os objetivos de sua pesquisa. No nosso caso, decidimos usar o sobrenome original para vincular o grupo familiar. E estamos disponíveis para ajudar a todos os leopoldinenses, através do acervo de informações que reunimos, a descobrirem o grupo ao qual pertencem.

10 opiniões sobre “A Pesquisa em Leopoldina II”

  1. Olá meu sobrenome é Finotti
    Minha tia disse que a nona e o nono dela se chama :
    *Elisa manesi
    *Vitorio Finotti
    Ela veio de Palermo
    Gostaria de sabe em qual embarcação se alguém pode me ajudar ?

    Gostar

  2. Não acredito que encontrei você! E todo o seu trabalho! Sou descendente de Battista Finotti e Maria Dorigo e tenho muitas dúvidas, rsrsrs. Estou correndo atrás dos documentos deles para guardar! Em que embarcação vieram? Por onde passaram até chegarem a Leopoldina? Sabe me informar? Quero solicitar aos devidos órgãos públicos as segundas vias dos documentos deles e graças a você já tenho os dados necessários para a Igreja de São Sebastião!

    Gostar

    1. Olá Maria Clara: não vi o nome de Batista Finotti junto ao pai e irmãos no manifesto do vapor Solferino que aportou no Rio aos 19 de dezembro de 1888. Já a Maria Rosa teria chegado pelo vapor Adria em novembro de 1891 mas a listagem não foi encontrada no Arquivo Nacional.

      Gostar

      1. Minha querida, muito obrigada pelos dados fornecidos em sua resposta! Encontrei o arquivo BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_03739 com entrada de Cândido (Leone) Finotti e seus filhos Evangelista, Pietro, Domenico, Maria e Lorenzo no arquivo nacional. Porém a data do arquivo é de 19/12/1888… Como confirmo a data de 02/02/1888? Confio mais na sua informação do que o que vi lá na Relação de Passageiros do arquivo que encontrei! Rsrsrs. O nome de Maria Dorigo era Maria Rosa Dorigo? Estou procurando sobre ela também e não encontro quase nada :(.

        Gostar

      2. Maria Clara: perdoe-me por não ter checado a conversão de data. O correto é 19 de dezembro. Sobre o nome da esposa de Battista, no Atto di Nascita é Maria Rosa. No casamento religioso é só Maria. Sempre que possível, uso dados da fonte mais antiga. Acrescento uma suspeita: talvez o filho que aparece na lista como Evangelista seja o Battista. Infelizmente não consegui Atto de Nascita de nenhum dos dois nomes.

        Gostar

  3. Marli: é muito bom saber que nossos estudos foram úteis a vc. A imigração italiana na zona da mata foi muito forte mas ainda é pouco conhecida. Com a união de todos será mais fácil mudar este panorama.

    Gostar

  4. Gostei muito de me informar sobre a historia destes italianos. Meus avós vieram de Torre de Orsaia, Palermo sul da Italia em 1879 e se instalaram em Ubá e Juiz de Fora na zona da Mata.Marli Picorelli

    Gostar

  5. Parabéns! Sensacional! o Blog está fantastico.Estaremos aí na Festa em Abril.Silvana SicaPres. Acampamig- Associação Campana de Minas Gerais visetem o site da Festa Italiana do Comites/Acibrahttp://festaitalianabh.wordpress.com/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s