Família Calzavara

Giuseppe Angelo Calzavara nasceu em Pianiga, Venezia. Passou ao Brasil em outubro de 1888, dezembarcando do vapor Washington no Porto do Rio e seguindo para a Hospedaria Horta Barbosa, de onde saiu no dia 5 de novembro, com destino a Leopoldina.

Pelo mesmo vapor Washington chegou Giovanni Scantamburlo acompanhado da esposa Adelaide e dos filhos: Giacomo, 11 anos; Stella, 9 anos; Domenico, 7 anos; Maria, 5 anos; Mosè , 4 anos e Antonia, 1 ano. Deixaram a hospedaria também no dia 04.11.1888 com destino a Mar de Espanha.

Outros dois passageiros da mesma viagem, com o sobrenome da esposa de Giuseppe Calzavara, foram Regina e Giovanni Scantamburlo que teriam saído da Hospedaria para o próprio município de Juiz de Fora. Mas assim como este sobrenome foi grafado de forma alterada no registro da Hospedaria, parece que Regina seria Giudetta Scantamburlo que em 1890 se casou, em Leopoldina, com outro passageiro do Washington: Otaviano Marinato. A família Marinato será objeto de postagem posterior.

Conforme se verifica no quadro de descendentes acima, filhas de Giuseppe formaram família com imigrantes italianos de sobrenomes Albertoni, de Angelis e Meneghetti. Todos residiram na região onde mais tarde foi formada a Colônia Agrícola da Constança.

É possível que existam outros vínculos, mas alterações ortográficas não permitiram a completa identificação dos personagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Share on Tumblr

8 ideias sobre “Família Calzavara

  1. Nilton Moreno

    Existe uma familia Calzavara , grande, muito conhecida, e de origem bem antiga na cidade de São Sebastiao do Paraiso MG – Residentes no Jardim Coolapa

    Aldo Calzavara
    Oswaldo Calzavara
    Joao Calzavara
    Mario Calzavara
    Jair Calzavara
    Sebastião Calzavara
    izabel / Isabel Calzavara

    etc muitos na faixa de 90 anos

  2. cantoni Autor do post

    Olá Nilton: quando fizemos a busca, não encontramos vínculos da família que viveu em Leopoldina com outros usuários do sobrenome que encontramos em manifestos de vapores. O genearca do grupo mencionado por você chegou quando ao Brasil?

  3. ELIADINE CRISTINA DAS CHAGAS CALSAVARA

    Bom dia!
    Sabem dizer se houve migração dos Calzavara para São João Del rei?

  4. Kleiton

    Meu bisavô, pelo que pesquisei, veio de Pianiga, Venezia, chegou ao Brasil com 8 para 9 anos. Seu nome era Luigi Pasquale Calzavara, seus pais eram Antonio Calzavara e Matilde Calzavara (Marchioro de solteira). Eles vieram para São João del-Rei, e por aqui, anos depois, meu bisavô casou com minha bisavó (também vinda da italia) Josefina Faccion ( não sei a grafia correta se é Fazzion, Fazzioni ou Faccioni).

  5. cantoni Autor do post

    Olá Kleiton: os Calzavara que foram para Leopoldina também seriam de Pianiga. Entretanto, ao consultar os arquivos italianos, nada foi encontrado sobre eles. Dessa forma, não pude levantar a genealogia deles e não tenho como verificar eventual vínculo de parentesco com seus antepassados.

  6. cantoni Autor do post

    Olá Davidson: por favor, informe o nome do imigrante nascido em Pianiga e a época para que seja possível verificar vínculo de parentesco com os que viveram em Leopoldina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.