
A homenageada Elza Meneghetti Sangalli representa quatro famílias italianas que aqui se uniram através do casamento de seus descendentes. Os Meneghetti e os Ceoldo chegaram em 1888 enquanto os Sangalli chegaram em 1894 e os Sangirolami no ano seguinte.
Primeira geração
1. Elza Meneghetti Sangalli, filha de José Antonio Sangalli e Maria Isolina Meneghetti, nasceu a 28 Ago 1938 em Leopoldina, MG.
Segunda geração (Pais)
2. José Antonio Sangalli, filho de Angelo Giulio Sangalli e Carolina Sangirolami, nasceu a 19 Ago 1910 em Leopoldina, MG. Casou com Maria Isolina Meneghetti a 1 Out 1932 em Leopoldina.
3. Maria Isolina Meneghetti, filha de Verginio Meneghetti e Teresa Ceoldo.
Terceira geração (Avós)
4. Angelo Giulio Sangalli, filho de Giuseppe Sangalli e Rosa Vigarò, nasceu em 1884 em Brughério, Milano, Lombardia, Italia. Angelo também usou o nome Agnello Julio Zangali. Casou com Carolina Sangirolami a 25 Set 1909 em Leopoldina.
5. Carolina Sangirolami, filha de Giovanni Battista Sangirolami e Modesta Carmelim, nasceu em Stanghella, Montagnana, Padova, Veneto, Italia, e faleceu a 16 Fev 1964 em Leopoldina, MG.
6. Verginio Meneghetti, filho de Sante Meneghetti e Regina Formenton, nasceu a 17 Fev 1879 em Campolongo Maggiore, Venezia, Veneto, Italia, e faleceu depois de 1942. Casou com Teresa Ceoldo a 16 Jan 1904 em Leopoldina.
7. Teresa Ceoldo, filha de Camillo Ceoldo e Maria Baldan, nasceu a 25 Jun 1883 em Vigonza, Padova, Veneto, Italia.
Quarta geração (Bisavós)
8. Giuseppe Sangalli nasceu em 1849 em Brughério, Milano, Lombardia, Italia, e faleceu em Leopoldina, MG. Casou com Rosa Vigarò.
9. Rosa Vigarò nasceu em 1857 na Italia e faleceu em Leopoldina, MG.
10. Giovanni Battista Sangirolami nasceu em 1857 em Montagnana, Padova, Veneto, Italia. Casou com Modesta Carmelim.
11. Modesta Carmelim nasceu em 1852 na Italia, e faleceu a 14 Nov 1908 em Leopoldina, MG.
12. Sante Meneghetti, filho de Domenico Meneghetti e Maria Piovan, nasceu a 9 Jul 1848 em Campolongo Maggiore, Venezia, Veneto, Italia, e faleceu a 12 Jan 1916 em Leopoldina, MG. Casou com Regina Formenton a 25 Nov 1871 em Campolongo Maggiore.
13. Regina Formenton, filha de Giuseppe Girolamo Formenton e Maria Formenton, em Venezia, Veneto, Italia, e faleceu a 25 Dez 1917 em Tebas, Leopoldina, MG.
14. Camillo Ceoldo, filho de Giovanni Ceoldo, nasceu em 1842 na Italia. Casou com Maria Baldan.
15. Maria Baldan, filha de Antonio Baldan, nasceu em 1847 na Italia.
Quinta geração (Trisavós)
24. Domenico Meneghetti, filho de Felice Meneghetti, nasceu na Italia. Casou com Maria Piovan.
25. Maria Piovan, filha de Bevenuto Piovam, nasceu na Italia.
26. Giuseppe Girolamo Formenton nasceu na Italia. Casou com Maria Formenton.
27. Maria Formenton nasceu na Itália, provavelmente em Mira, Venezia, Veneto.
28. Giovanni Ceoldo nasceu na Italia.
30. Antonio Baldan nasceu na Italia.
Sexta geração (Tetravós)
48. Felice Meneghetti nasceu na Italia.
50. Bevenuto Piovam nasceu na Italia

_______________________
Fontes Consultadas:
Archivio di Stato di Venezia.
– Atto di Matrimonio 1871 registro 4
– Lista di Leva de Campolongo Maggiore classe 1879 registro 176.
Archivio di Stato di Vigonza.
– Nati 1872, termo 195, imagem 76.
– Nati 1883, termo 146, imagem 51.
Arquivo da Diocese de Leopoldina
– lv 13 bat fls 7v termo 67.
– lv 3 cas fls 206 termo 3.
– lv 5 cas fls 60 termo 66.
– lv 7 cas fls 29v termo 37.
Arquivo Permanente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – COARPE – TJMG. Inventário de Regina Fromenton processo 38401073.
Arquivo Público Mineiro. Livros da Hospedaria Horta Barbosa SG 801 fls 85 fam 72; lv SG 801 fls 933; AS 867 fls 55; SA 883 fls 5 e AS 910, fls 57.
Cartório de Registro Civil de Leopoldina, MG. lv 5 cas fls 3 termo 35.
Cartório de Registro Civil de Tebas, Leopoldina, MG
– lv 4.C fls 72 termo 70 e fls 142 termo 58.
Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Leopoldina, MG.
– lv 2 de sepultamentos fls 25 e fls 82.
– lv sepultamentos 1963-1975 fls 10.
Igreja de San Lorenzo Martire, Liettoli, Campolongo Maggiore, Batesimo v 1 pag 154 nr 28.
Registro de Estrangeiros de 1942.
Informações prestadas por Colaboradores: Lucimary Vargas de Oliveira (in memoriam); Nélio e Virgilio Meneghetti.

Boa noite!
Muito bacana, hoje fazendo minha árvore genealógica descobri que o Felice Meneghetti é o meu antepassado da 6.ª geração, e cheguei até o avô dele também, o Angelo Meneghetti.
E acabei achando esse Blog também.
Bom saber.
Abraços.
GostarGostar
Obrigada pela visita, Igor. De qual dos Felice você descende?
GostarGostar
Boa tarde,
Segue a descendência:
Do Felice Menegethi (6ª geração) > Luigi Menegethi (5ª geração) > Felicio Menegethi (Tataravô) que foi casado com Carolina Marinato> Santina Menegethi (minha Bisavó nascida em Leopoldina).
Agora estou tentando buscar a família que mora em Leopoldina e documentações desses antepassados.
GostarGostar
Obrigada, Igor. Não tenho a Santina no banco de dados. Quando ela nasceu? Onde e com quem se casou?
GostarGostar
Bom dia.
Santina Menegethi nasceu em Leopoldina em 15/06/1900.
E casou em 27/05/1963 em Muqui, Espirito Santo, com Angelo Nazareno (meu bisavô, nascido em 20/10/1897 em Espirito Santo), conforme certidão de casamento em cartório. Observação, o casamento religioso foi em 1917.
Ela faleceu em 15/12/1986, no Rio de Janeiro-RJ.
GostarGostar
Obrigada, Igor. Você obteve a data de nascimento no casamento civil? Ela foi registrada na época em que se casou no civil?
GostarGostar
Boa tarde.
Você obteve a data de nascimento no casamento civil?
R: Isso, na certidão de casamento civil do cartório há a data de nascimento dela.
Ela foi registrada na época em que se casou no civil?
R: Não tenho essa informação exata, mas ela foi registrada em Leopoldina, onde nasceu. Esse registro (certidão) não possuímos.
GostarGostar
Pois é, Igor. Não foi encontrado registro de nascimento dela em Leopoldina, na época do nascimento. É um indicativo de que ela pode ter sido registrada com atraso, razão pela qual os dados informados no processo de casamento civil precisam ser olhados com cuidado. Para ter certeza de quando e onde ela nasceu, a alternativa é procurar o batismo e o processo de casamento religioso que teriam os dados corretos.
GostarGostar
Boa tarde, Nilza.
Exatamente, o intuito é esse.
Estou me planejando para esse ano buscar a certidão de nascimento ou batismo.
E talvez ir em Leopoldina para reaver documentações e, com possíveis familiares da cidade. Já achei boa parte no Familysearch.
Caso consiga mais informações compartilho.
Obrigado.
GostarGostar
Ficarei na torcida para que você tenha sucesso.
GostarGostar
Boa tarde Sra Nilza!
Me chamo Fernando, gostaria de
Parabéniza-la por esse magnífico trabalho!
Minha família residiu nessa regiao da zona da mata mineira, precisamente na regiao de Ervália, Rosário da Limeira, Muriaé, e minha mãe em Leopoldina. Gostaria de montar minha árvore genealógica e gostaria contatar com profissional dessa área que seja dessa regiao.
Caso tenha alguma indicação ficarei muito grato.
Att
Fernando
GostarGostar
Obrigada pelo apoio, Fernando. Embora eu não conheça pesquisadores na região, tenho uma sugestão. Entre em contato com alguma das casas de cultura de Muriaé e peça indicação. É possível que a Fundarte, por exemplo, possa indicar alguém. E se a sua mãe descende de família leopoldinense, faça-me saber nomes de ancestrais que tenham vivido no século XIX e farei uma busca no meu banco de dados.
GostarGostar
Boa tarde Sra, Nilza! Faço votos que esteja bem! Comigo está tudo otimo! Desde de já agradeço o seu retorno, agradeço pelas dicas. Minha mãe nasceu em Rosário da Limeira MG e criou partes dos filhos em Leopoldina, precisamente na regiao do bairro fortaleza wm um sítio, o nome dela é maria messias das neves (nome de casada) e de solteira maria messias de Jesus. Filha de Jovenal Antonio de oliveira e Josina maria de jesus. * Tendo como avós maternos, Guilherme Barboza Ferreira e Silvina Rosa da conceicao. Os últimos viveram na regiao de Muriaé. Grato Fernando/ Jundiaí SP
GostarGostar
Oi, Fernando. Minha hipótese era que a família de sua mãe tivesse vínculo com uns Carneiro que viveram em Leopoldina. No entanto, os nomes de seus avós maternos não constam no grupo.
GostarGostar
Olá Nilza! Espero que esteja tudo bem contigo. Eu sou da família Cuccu e gostaria de uma ajuda sua para encontrar a certidão de óbito do meu bisavô Giuseppino/José de sobrenome Cuccu/Cucco/Cuco, casado com Carolina Farinazzo. Gostaria de saber também se é possível encontrar alguma foto de registro dele da época. No documentário sobre Imigração Italiana em Leopoldina, que você tem participação e disponível no YouTube, vi que dos mais de 6 mil imigrantes, 3 mil tem uma espécie de registro e normalmente com foto.
GostarGostar
Olá, Arthur. Você pode pedir a certidão de óbito ao Cartório de Leopoldina. Quanto a fotos, não tenho da sua família.
GostarGostar
Maria de Lourdes Maciel campos nome de solteira minha bisavô paterna,teria ela sido filha de imigrantes italiano?estou fazendo geanalogia da família,seria possível me responder obrigada 👍🏾🙏
GostarGostar
Olá, Rose. Diga-me em que época ela viveu em Leopoldina para que eu possa fazer a busca. Diga-me também o nome do marido dela e, se souber, dos irmãos.
GostarGostar
Ela nasceu 19 de dezembro 1918,esposo de chama José de oliveira ,1 irmão com nome de Gerônimo
GostarGostar
Rose: encontrei uma criança batizada com o nome de Maria de Lourdes no dia 2 de agosto de 1819, nascida no dia 10 de dezembro de 1918, filha de Jeronimo Maciel de Campos e Jovina Luiza. Os padrinhos foram Pedro José de Moraes e Joana Luiza Pereira, de família residente no arraial de São Lourenço. Neta Paterna de Maciel Jorge e Joaquina Carolina. Neta materna de Antonio Luiz Pereira e Joaquina Maria de Jesus.
GostarGostar
A minha avó 😀👍🏾e a segunda criança , nasceu 10 de dezembro 1918 sim e elá obrigada 🙏
GostarGostar
Que ótimo, Rose. Esta família ainda não está totalmente documentada. Tenho um provável irmão de Jeronimo e alguns sobrinhos. Caso você queira contribuir com informações, será um prazer desenvolver o estudo.
GostarGostar