Dia Nacional do Imigrante Italiano

A Lei federal nº 11.687, de 02.06.2008, instituiu o dia 21 de Fevereiro como Dia Nacional do Imigrante Italiano. Leopoldina é uma cidade com forte presença de descendentes daqueles imigrantes que, chegados ao município no último quartel do século XIX, aqui se estabeleceram e contribuíram para o nosso desenvolvimento econômico e social. Apesar disso, não temos notícia de qualquer movimento permanente no sentido de manter viva a memória destes nossos conterrâneos por adoção.

Onde está a proposta encaminhada por José Luiz Machado Rodrigues à Câmara Municipal de Leopoldina, há mais de quatro anos, propondo nomear como Caminho do Imigrante o trajeto que eles faziam quando de seus lotes na Colônia Constança demandavam a cidade?

Para reavivar a memória ou informar aqueles que porventura não tenham participado do movimento que fizemos em 2010, comemorando o Centenário da Colônia Agrícola da Constança e os 130 anos de Imigração Italiana em Leopoldina, republicamos nosso Resumo Histórico.

2 opiniões sobre “Dia Nacional do Imigrante Italiano”

  1. Primeiramente, parabéns pelo site….muito enriquecedor! Não existe coisa mais interessante do que descobrir e aprender mais sobre as nossas origens. Gostaria de saber se há registros dos meus bisavós. Meu avô se chama José ventura ( nasceu em abaiba) e os pais dele se chamavam Ambrosina Eugenia e João ventura. Pelo que li nos posts , há chances de serem imigrantes italianos, pelo sobrenome ventura. Mas gostaria de saber mais! Muito obrigada!;;

    Gostar

    1. Olá, Amanda. Obrigada pelas gentis palavras.
      Para fazer a busca é necessário que você informe a época em que seus antepassados viveram em Leopoldina. Esclareço, entretanto, que nossa pesquisa sobre a imigração foi baseada em fontes do período 1880-1910.

      Gostar

Deixe um comentário