Os primeiros livros de batismo da Matriz de São Sebastião da Leopoldina foram transcritos, não sendo possível identificar corretamente qual teria sido o primeiro assento paroquial. Num deles, por exemplo, na página 267 encontra-se o assento abaixo.
Embora datado de 20 de fevereiro de 1848, foi transcrito entre os batismos realizados nos dias 7 de setembro de 1873 e 3 de outubro de 1864. A falta de ordenamento destes registros deve ser analisada através de informações complementares que esclarecem como era a prática na época. Conforme temos declarado em diversos textos, as fontes não são imparciais, mas sempre eivadas da intencionalidade de seus produtores. Inclusive, no caso em tela, a intenção de transcrever e descartar os originais, não nos deixando possibibilidade de identificar os critérios de seleção dos assentos que foram reproduzidos.
O livro identificado com o número 1, onde se encontra este assentamento, é uma cópia iniciada pelo Padre José Francisco dos Santos Durães no dia 10 de abril de 1885 e concluída pelo Cônego José Ribeiro Leitão em 28 de dezembro de 1958. Muitos indícios levam a crer que o Padre José Maria Soleiro, responsável pela Matriz de São Sebastião da Leopoldina nas primeiras décadas, deixou de assentar muitas anotações de batismos. São os famosos “papeizinhos dos padres” de que demos notícia, entre outros, no trabalho ‘A Imigração em Leopoldina vista através dos Assentos Paroquiais de Matrimônio’. De tal sorte que muitos batismos, informados em outras fontes, não são encontrados nos livros próprios os quais, por sua vez, não obedecem à ordem cronológica.
VINCENZO BORTOLOZZO -NASCEU 1846 (=OU-) EM VIGONZA ITALIA
GostarGostar
Olá Anice: você sabe informar quando a família de Vincenzo Bortolozzo saiu de Leopoldina?
GostarGostar
Olá Nilza!
Estou fascinada com seu trabalho. Tenho buscado referências dos meus antepassados em Leopoldina e seu material foi de grande valia. Graças a seu trabalho confirmei o matrimônio de meus possíveis tataravós! Agora preciso saber se consigo o batismo de meu avô. Consegue me indicar um caminho? Estou em busca de referências da família de vicenzo riveti e albina pighi.
GostarGostar
Vanessa: informe o nome de seu avô, local e data, ainda que aproximada, de nascimento. Desta forma poderei fazer uma consulta ao banco de dados.
GostarGostar