Família Barbosa

Assim como diversas outras antigas famílias da região, também os Barbosa representam uma dificuldade para nossas pesquisas, já que ainda não pudemos definir, com segurança, se todos os usuários do sobrenome pertenciam à mesma família. Nossos estudos têm confirmado a observação de Sheila de Castro Faria que, no artigo História da Família e Demografia Histórica, publicado em Domínios da História (Cardoso e Vainfas, 1997), ressalta esta característica da sociedade brasileira: diversidade de sobrenomes de pessoas da mesma família consangüínea.

            Considerando, porém, que os Barbosa se inscrevem entre os antigos moradores de Recreio, trazemos uma segunda informação sobre eles.

            Em 1883 a Sra. Maria Madalena Barbosa compareceu ao Cartório de Conceição da Boa Vista para requerer seu reconhecimento como tutora de seus filhos menores: José, Geraldo e Antônio (ou Teotônio). Na mesma oportunidade, outros de seus filhos ali estavam para tratar da partilha de bens de seu pai, Vicente Gomes Leal, no processo de inventário do pai deste, Francisco Gomes Leal. Estes filhos foram Vicente Gomes Barbosa, Severino Gomes Barbosa e Ana Gomes Barbosa que se apresentou acompanhada do marido, José de Oliveira Sarandi.

            Sendo assim, temos mais um grupo de pessoas que vivia no então distrito de Conceição da Boa Vista na época em que se organizava o Arraial Novo que mais tarde tornou-se o distrito de Recreio.

20 opiniões sobre “Família Barbosa”

  1. EU BUSCO POR SEBASTIAO ALVES DE CAMPOS E ANTONIO BARBOSA ALCEBIADES EM MG,QUEM SOLBER DE ALGUMA INFORMACAO DESTES DOIS PROPRIETARIOS DA DECADA DE 40 EM MG ,ENTRE EM CONTATO,DESDE JA AGRADECO PELA ATENCAO.

    Gostar

  2. EU GOSTARIA DE SABER SOBRE MEU BIZAVO ANTONIO BARBOSA ALCEBIADES E MEU AVO JOSE BARBOSA ALCEBIADES E MINHA AVO MARIA ALVES DE CAMPOS,MEU BIZAVO ERA PROPRIETARIO E TRABALHAVA COM ALAMBIQUE,GADO,PANTACAO DE CANA ,REGIAO DO OCIDENTE MG.OBRIGADO

    Gostar

    1. Olá Agildo

      Pesquiso apenas os antigos moradores do município de Leopoldina, localizado ao sul da zona da mata mineira. Não localizei os nomes mencionados em meu banco de dados.

      Gostar

  3. A todos, consegui um bom adiantamento sobre a minha familia Barbosa na Igreja dos Mormon, eles tem um bom arquivo, consegui ir até os meus Tataravós, qualquer coisa é so encontrar pelo correio eletronico acima, ou no facebook como primo carioca.

    Gostar

  4. meu nome é Cícero guimarães da silva,e o nome de soltera da minha mãe é Generoza barbosa guimaraes e o nome da mãe dela era Julieta barbosa.Infelizmente é só o que sei,Bom minha mãe hoje tem 71 anos e é natural de São joão evangelista-mg.Gostariamos de conhecer familiares.Email:guimaraes_cicero@hotmail.com

    Gostar

  5. Não conheço parentes do meu pai q/ já faleceu e segundo o documento q tenho no meu poder diz q ele nasceu em Leopoldina-MG e o nome compreto dele era Raymundo Barbosa da Silva e da mãe Elisa Barbosa, se estivesse vivo estaria c/92 anos. Atenc. Leonardo Gomes Barbosa da silvae-mail leonardothefloyd@hotmail.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s