Celia Lima e João Locci: centenário de nascimento

No dia 14 de outubro de 1910, nasceram em Leopoldina:
Célia, filha de Custódio de Freitas Lima e Teresa Martins Vargas
João Locci, filho dos italianos Luigi Locci e Vicencia Deios
A identificação das duas crianças foi dificultada pela mesma causa comum a tantos outros casos: o livro original de batismos foi transcrito pelo Padre Aristides na década de 1920, sem que tenha sido realizada uma conferência. O original foi descartado.
No caso de Celia, a identificação foi um pouco mais fácil porque sua mãe descendia de vários povoadores e o trabalho de Mauro de Almeida Pereira ofereceu pistas que permitiram ampliar o conhecimento da família. Teresa Martins Vargas era bisneta de Antonio Rodrigues Gomes, Bento Rodrigues Gomes e Francisco de Vargas, sendo terceira neta, por parte de pai e mãe, de Manoel Antônio de Almeida.
Já a identificação de João Locci foi bem mais complicada, em virtude do sobrenome ter sofrido alterações e no município de Leopoldina terem vivido as famílias Sotti ou Zotti e Locci, cujos registros foram muitas vezes realizados com a mesma ortografia, levando-nos a acreditar que se tratava da mesma família. Entretanto, ao analisar a imigração da família Locci, procedente de San Vito, Cagliari, foi possível observar que não havia relação direta de parentesco com os Sotti. Todavia, é possível que em tempos remotos os Sotti e os Locci fizessem parte do mesmo tronco.

7 opiniões sobre “Celia Lima e João Locci: centenário de nascimento”

  1. ola! meu pai e neto de Theresa e custodio de Freitas! estou montando a arvore de familia dele e fiquei muito feliz de encontrar aqui o nome de tantos antepassados! voce sabe se eles sao portugueses e de onde?

    Gostar

    1. Olá Claudiane: creio que vc se refira ao casal Custodio de Freitas Lima e Tereza Martins de Vargas. Neste caso, ambos nasceram em Leopoldina, filhos de pais radicados no município desde meados do século XIX. Pelas informações que encontramos, os antepassados dele até a quinta geração eram também brasileiros. Dela sabemos apenas que a terceira geração ascendente vivia no Brasil.

      Gostar

    1. Edna, entre em contao comigo: marcelatorres_br@yahoo.com.br. Já nos falamos antes, mas não pude responder na época. Daniele Locci era casado com Fortunata Alba e Giovanino Locci( joao Locci/Loche) era filho deles. Família: Fortunata Locci, Daniele Locci, giovanino, giusepino, Maria, Luigi Locci. O nome de Fortunata variou para Alba. chegaram na embarcação Rosario, em 1897. foram até a Hospedaria horta Barbosa em 03/04/1897 e foram para ribeiro Junqueira.Abraços.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s