Consulta sobre os Carminatti

 O texto de 6 de outubro de 2008, sobre a família Carminatti, gerou ontem o seguinte comentário:

Olá onde estão estes registros de nomes e trajetórias, pois alguns nomes diferem dos nomes que tenho registros – Pietro -conheço como Pedro pois é pai da minha avó e -Dalva Maria – conheco como Dalia pois é mâe do meu avô.Por favor me retorna,obrigada desde já. Mariangela.

Optamos por responder através desta nova postagem porque acreditamos que seja de interesse de outros leitores.

Conforme temos esclarecido em outras oportunidades, foram utilizadas diferentes fontes de informação. A partir da identificação do imigrante nos relatórios da Colônia Agrícola da Constança ou citação em alguma fonte de Leopoldina, consultamos os seguintes documentos: livros de registro em hospedaria; manifestos de navios; processos de registro de estrangeiros; assentos paroquiais de batismo e casamento; registro civil de nascimento, casamento e óbito; registro de sepultamento; compra e venda de imóveis; recolhimento de tributos municipais; alistamento eleitoral; matrícula escolar de descendentes; e jornais da cidade. Sempre que conseguimos identificar o comune de origem dos italianos, consultamos o respectivo Archivio di Stato. Além disso, entrevistamos grande número de descendentes e antigos moradores, através dos quais obtivemos inúmeras cópias de documentos e fotografias.

Portanto, nem sempre é possível indicar uma única fonte para origem de determinada informação. O estudo da imigração em Leopoldina envolve um longo processo, iniciado em 1994. Na maioria dos casos, foi necessário realizar uma delicada comparação entre as diversas fontes, principalmente por conta das variações de grafia.  Para tornar viável a indexação, fundamental para um trabalho que envolve número tão elevado de personagens, adotamos o critério de registrar o formato de nomes e sobrenomes constante no registro documental mais antigo.

Assim é que o nome do bisavô de Mariângela foi registrado como Pietro Silvio Carminatti, em virtude da confirmação recebida de Ghisalba, Bergamo, Lombardia, Italia. Aqui no Brasil, Mariangela, você poderá consultar no Arquivo Nacional, o manifesto do vapor Colombo para viagem em que aportou no Rio de Janeiro no dia 3 de abril de 1896.

Já para Maria Dalia, indicamos uma fonte encontrável em Leopoldina: Igreja Nossa Senhora do Rosário, livro 5 de casamentos, folha 26.

Para outros dados sobre sua família você poderá consultar também:
– Relatório da Colônia Agrícola da Constança de 1911, disponível no Arquivo Público Mineiro,
– Gazeta de Leopoldina, abril de 1910;
– Livro SA  902 da Hospedaria Horta Barbosa, folha 4, disponível no Arquivo Público Mineiro.

Além disso, fizemos contato com descendentes de Arturo Carminatti, residentes em Belo Horizonte.

 

15 opiniões sobre “Consulta sobre os Carminatti”

  1. Boa tarde a família Carminatti Veio da Itália, 3 irmãos, dois foram para o Rio Grande do Sul, cidades de Nova Prata e Lagoa Vermelha e outro ficou em São Paulo. Não sei o nome mas um dos dois RS é meu bisavô pai do meu avô Santo Carminatti

    Gostar

  2. Sou Rogerio Carminatti, filho de Pedro Carminatti e Maria da Graça Queluz Carminatti. Sou bisneto de Pietro Carminatti que chegou ao Brasil através do porto de Imbituba/Sta.Catarina. Realmente a familia Carminatti é muito grande aqui no Brasil, de norte a sul. Atualmente moro em Carmo/Rj.

    Gostar

    1. Olá Rogério: na época em que fizemos a postagem, procurou-nos um Carminatti do sul do país. O antepassado dele também se chamava Pietro e não tinha vínculo com os que viveram em Leopoldina.

      Gostar

  3. Olá Graça: infelizmente não tenho fotografias de seus bisavós. Vamos torcer para que algum leitor do blog tenha e entre em contato conosco.

    Gostar

  4. Procuro Maria José Carminati Zambrotti(me parece que ela havia ido embora para Natividade,ela morava em BH),tem 6 anos que perdi o contato com ela,por favor alguém poderia me auxilair…..

    Gostar

  5. Olá, não tenho sobrenome Carminatti, pois era da parte materna do meu pai, acabei herdando o sobrenome paterno (e Silva), mas meu pai se chamava Carlos Tadeu Carminatti e Silva, e minha vó (mãe dele ) Jane Carminatti, e busco mais sobre a família Carminatti, podem me ajudar?Deborah Soares, Porto Alegre, RS

    Gostar

  6. Me desculpem pela falta de acentos e o nome errado da cidade, e Carangola e não Carambola como eu disse,espero que nossas familias um dia se encontrem para descobrirmos mais de nossas origens.Jorge Augusto Carminati MiquiliniMaria das Graças Carminati Miquilini

    Gostar

  7. Nossa como tem Carminati nesse mundoSomos Carminati de Duque de Caxias-RJ,mas maioria de nos vive no interior do Rio e MG,Tombos tipo ,Muriaé,Natividade,Porciuncula e Carambola,e tambem de Juiz de Fora,MG.Nos conhecemos muitos Carminati. E realmente e muito grande essa familia.Uma dica entre na comunidade dos Carminati la apenas nos podemos entrar, la voce vai conhecer muitos de nos.Jorge Augusto Carminati Miquilini

    Gostar

  8. Olá José Fernando: gostaria de trocar algumas informações com vc. Por favor, escreva-me a partir do formulário de contato que está lá no início do blog, ao lado direito do título da postagem mais recente.

    Gostar

  9. Mariangela, voce tem razão, minha mãe é filha de Arturo Carminati e naturalmente sobrinha de Dalva/Dalia Carminati, que casou-se com Virgilio Gruppi e Pietro Silvio/Pedro Sibio Carminati,casado com Maitana Lopes, ela os conheceu pelos nomes informados em segundo plano, apesar de grafias diferentes, sem dúvida tratam-se das mesmas pessoas.Dos cinco filhos de Giovanni Carminati e Angela Pagano(meus bisavós) que desembarcaram do navioColombo, tenho informações dos dois citados anteriormente, além do meu avô, porém não conheço o destino tomado pelos demais irmãos: Guglielmo e Gregorio Carminati,peço por favor a quem tiver estas informações repassar, para que todos os membros desta grande familia possam conhecer melhor sua história e estreitar mais os laços de parentesco.José Fernando Carminati ZambrottiNatividade-RJ

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s