Italianos procedentes do Piemonte

Recebemos consulta de um pesquisador italiano que procura descendentes de famílias que saíram da região do Piemonte para a América do Sul, especialmente para o Brasil. Informamos os sobrenomes abaixo, encontrados na documentação que pesquisamos sobre a Imigração Italiana em Leopoldina. Entretanto, não temos e-mail de atuais descendentes. Sendo assim, pedimos a colaboração dos leitores deste blog que possam fornecer contatos de pessoas de Leopoldina relacionadas a tais famílias.

Filoti
Fontanella
Geraldi
Gronda
Lazzaroni
Misalulli
Vaula

12 opiniões sobre “Italianos procedentes do Piemonte”

  1. Francesco Fontanella saiu da hospedaria sob contrato com um fazendeiro do distrito de Leopoldina que atualmente tem o nome de Abaíba. Provavelmente lá nasceram os filhos Pierino e Otavio. Mais tarde uma parte da família teria migrado para o vizinho município de Além Paraíba.
    Pierino fontanella e otavio fontanella sao nascidos no brasil , mas acredito que tenha mais irmaos .
    otavio fontanella provavelmente seria meu avo , vivia na regiao providencia , abaiba , distrito leopodina mg, mais tarde se mudaram para leopoldina mg ; meu bisavo nascido na italia .se na estou enganado
    nome dele nome dele di fontanella francesco acho q era casado com gronda vergenia fontanella

    Gostar

    1. Alan: parte das informações que temos dos Fontanella são de fonte oral. Documentado temos a chegada ao Brasil do casal Francesco – Verginia Gronda com os filhos Alfredo, Ida, Marina, Tercilio e Valentino. Buscamos documentar o nascimento dos filhos em Strona, cfe indicado por um descendente, mas não tivemos sucesso.

      Gostar

  2. gostaria informacoes , meu avo otavio fontanella nasceu no brasil , seus irmao nasceram na italia ,eles vieram para regiao providencia , sao martinho ,abaiba distrito leopoldina .alguem teria informacoes ?

    Gostar

  3. Boa tarde! Sou descendente da família Fontanella e Minelli.
    Meu trisnonno Francesco Fontanella chegou no Brasil no da 19 de fevereiro 1899 no Vapor Aquitaine com sua família.No livro da Hospedaria de Imigrantes consta que eles vieram da província de Novara que pertence a Piemonte. Estou na busca dos documentos do meu Bisavô Pierino Fontanella filho do meu trisnonno que nasceu no Brasil e que este viveu a sua vida quase toda em Além Paraíba. Em toda extensão da Itália existe 1105 famílias com o sobrenome Fontanella se destacando 327 em Compania,197 em Lombardia,155 Veneto e 82 Piemonte.Sendo que, a família da minha Trisnonno Vergenia Gronda existe apenas 49 famílias se concentrando mais na região de Piemonte e 18 na Lombardia.

    Gostar

    1. Olá Karine: segundo consta, Francesco Fontanella saiu da hospedaria sob contrato com um fazendeiro do distrito de Leopoldina que atualmente tem o nome de Abaíba. Provavelmente lá nasceram os filhos Pierino e Otavio. Mais tarde uma parte da família teria migrado para o vizinho município de Além Paraíba.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s