Em atenção ao pedido de Talyta Machado, apresento os ancestrais conhecidos desde morador do então distrito de Conceição da Boa Vista, pertencente a Leopoldina e que hoje faz parte do município de Recreio. Os ancestrais da mulher de Antônio, Rita Cândida de Jesus, indicam o grau de parentesco entre eles.


Sra. Nilza,
Bom dia.
Primeiro, devo deixar meu elogio à dedicação que a senhora tem pela preservação da Memória Ancestral.
Sou do Rio de Janeiro, fazendo anos que me dedico ao estudo de minha Família.
A memória de família fala que um ramo veio de Laranjal, sendo o patriarca – Francisco Mendes da Silva, casada com Luzia Constança de Jesus, tendo filhos João Baptista Mendes, Custódia Maria de Jesus. Foram para o ES em 1860, mais ou menos. Desconfio que sejam de Piacaba, porque lá tem um terreno como de propriedade de Francisco Mendes da Silva.
A senhora pode me ajudar?
Saudações. Adelson Novaes
GostarGostar
Olá, Adelson. Gostaria de poder colaborar com você, mas pouco sei a respeito. Aquele registro de terras na igreja de Piacatuba é uma questão insolúvel para mim. Não tenho referência à propriedade Bom Retino e os dois nomes ali mencionados não aparecem em nenhum dos outros registros. Como é citada uma fazenda Bom Retino, procurei por este nome e encontrei uma na margem direita do Pomba, na localidade atualmente denominada Angaturama, e na mesma direção, na margem esquerda, é território de Laranjal. Sem qualquer menção ao sobrenome Mendes. De Piacatuba tenho apenas o batismo de uma criança, em 1855, filho de João Batista Mendes e Carolina Josefa Leopoldina. No primeiro livro de registros paroquiais de Piacatuba é citado um Francisco Mendes da Silva como padrinho na década de 1850.
GostarGostar
Parabéns Nilza! Sempre atenta as histórias de famílias que viveram na região de Leopoldina/MG. O distrito de Conceição da Boa Vista, foi local onde meus avós, imigrantes italianos, da Sardegna, foram residir por um curto período de tempo e também local onde nasceu meu tio Raphael Caso(u) em 1898.
GostarGostar
Obrigada, Waldir. Bom seria se as fontes estivessem disponíveis na rede e todos pudessem resgatar suas histórias familiares.
GostarLiked by 1 person