
Os avós paternos do homenageado José Dárcy Carraro já estavam em Leopoldina quando os pais de Emilio Isidoro Carraro vieram para o Brasil, chegando ao porto do Rio de Janeiro em janeiro de 1896. Da Hospedaria Horta Barbosa saíram no dia 4 de janeiro, contratados para trabalhar na Fazenda Paraíso onde já se encontrava o filho Emílio.
Primeira geração
1. José Dárcy Carraro, filho de João Batista Carraro e Margarida Saggioro, nasceu a 16 Mai 1940 em Leopoldina, MG.
Segunda geração (Pais)
2. João Batista Carraro, filho de Emilio Isidoro detto Pallado Carraro e Maria Farinazzo, nasceu a 18 Nov 1913 em Leopoldina, MG. Casou com Margarida Saggioro.
3. Margarida Saggioro .
Terceira geração (Avós)
4. Emilio Isidoro Pallado Carraro, filho de Angelo Carraro e Giovanna Cancelliero, nasceu a 8 Nov 1871 em Rivale, Pianiga, Venezia, Veneto, Italia. Casou com Maria Farinazzo a 3 Fev 1894 em Leopoldina.
5. Maria Farinazzo, filha de Luigi Giuseppe Farinazzo e Giovanna Giacomello, nasceu em 1875 na Italia, e faleceu a 4 Jun 1917 em Leopoldina, MG.
Quarta geração (Bisavós)
8. Angelo Carraro, filho de Antonio Carraro e Maria Carraro, nasceu a 11 Abr 1848 em Pianiga, Venezia, Veneto, Italia. Casou com Giovanna Cancelliero.
9. Giovanna Cancelliero, filha de Luigi Cancelliero e Giustina Segato, nasceu a 20 Mar 1852 em Murelle di Villanova Di Camposampiero, Padova, Veneto, Italia.
10. Luigi Giuseppe Farinazzo nasceu em 1838 em Casale di Scodosia, Montagnana, Padova, Veneto, Italia, e faleceu em Leopoldina, MG. Casou com Giovanna Giacomello.
11. Giovanna Giacomello, filha de Giacomo Giacomello, nasceu na Italia e faleceu a 21 Fev 1918 em Leopoldina, MG.
Quinta geração (Trisavós)
16. Antonio Carraro nasceu na Italia. Casou com Maria Carraro.
17. Maria Carraro nasceu na Italia.
18. Luigi Cancelliero nasceu na Italia. Casou com Giustina Segato.
19. Giustina Segato nasceu na Italia. 22. Giacomo Giacomello nasceu na Italia.

_________________
Fontes consultadas:
Archivio di Stato di Padova. Casale di Scodosia, Nati 1878 s.nr.
Archivio di Stato di Venezia. Certificato di Famiglia Carraro emitido em Pianiga 22 julho 2000.
Arquivo da Diocese de Leopoldina. lv 15 bat fls 2v termo 18 e lv 2 cas fls 102v termo 128.
Cartório de Registro Civil de Leopoldina, MG. lv 6 fls 84 termo 7.
Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Leopoldina. lv 2 seputalmentos fls 79 e 83.
Passaporte Italiano da família Farinazzo emitido em 6 nov 1886
Informações Prestadas por Colaboradores: Alessandra Brandão Melo e Ferreira

Boa tarde, Nilza! Ao que parece, sou trineto de Emilio Isidoro detto Pallado Carraro e Maria Farinazzo. Há algum lugar em Leopoldina onde eu possa confirmar essas informações, por exemplo, um museu da imigração? Em alguns lugares, encontrei Emilio Dante Carraro e até mesmo Emilio Sante Carraro. Pode se tratar da mesma pessoa?
Meu bisavô era Antonio Carraro, casado com Ana Conegundes Gonçalves. Pelo que pesquisei, são naturais de Leopoldina.
GostarGostar
Olá, Luis. No arquivo da Diocese e no Cartório de Registro Civil de Leopoldina você encontrará o batismo, o casamento religioso e o civil de Antonio e verá que o sobrenome dos pai é Carrara. Já em Pianiga você encontrará o batismo com o sobrenome Carraro e no Archivio di Stato di Venezia verá o apelido Pallado no alistamento militar. Por decisão metodológica, utilizo sempre a ortografia encontrada na fonte mais antigo que, no caso, é a italiana.
GostarGostar
Nilza, muito obrigado pelos esclarecimentos. Esse registro no Cartório de Registro Civil de Leopoldina, lv 6 fls 84 termo 7, é referente ao nascimento de José Dárcy Carraro?
Descobri recentemente que meu tetravô Luigi Guiseppe Farinazzo adquiriu um terreno junto com outros imigrantes para a construção da Capela de Santo Antônio de Pádua.
Estou revisitando a história de meus antepassados e, provavelmente, logo visitarei Leopoldina.
GostarGostar
Luis: o José Darcy nasceu muito depois do fim do meu recorte temporal e por isso as informações sobre ele não foram documentadas, apenas informadas pelo genro dele, por ocasião da Encontro de Descendentes em 2022. Os doadores do terreno para a construção da Capelinha da Onça foram abordados na História da Imigração em Leopoldina cujos capítulos estão indexados aqui: https://cantoni.pro.br/estudos-sobre-a-historia-de-leopoldina-mg/trem-de-historia/imigracao-em-leopoldina/
Em maio de 2024 deverá ocorrer mais um Encontro de Descendentes lá em Leopoldina. Pode ser uma oportunidade para você conhecer ou rever seus parentes.
GostarGostar
Muito obrigado, Nilza! Vou ficar de olho no Encontro de Descendentes.
Eu entrei em contato com o Cartório de Registro Civil de Leopoldina para realizar a busca dos registros de meus antepassados, mas vi que você tem a identificação de livro, folha e termo de certidões de outras pessoas.
Você teria a informação exata dos seguintes registros?
– Casamento de Emilio Isidoro Carraro com Maria Farinazzo;
– Nascimento de Antônio Carraro (filho de Emilio Isidoro Carraro e Maria Farinazzo);
– Casamento de Antônio Carraro com Ana Conegundes Gonçalves.
– Óbito de Emilio Isidoro Carraro;
– Óbito de Antônio Carraro (filho de Emilio Isidoro Carraro e Maria Farinazzo).
Desde já agradeço.
GostarGostar
Luis: eu não confio em registros civis de eventos anteriores a 1931. Então, só faço buscas pontuais em cartórios. É o caso de Emilia Isidoro que só se casou no civil em 1916: lv 6 cas fls 84 termo 7. Dos demais, só tenho as referências paroquiais.
GostarGostar
Entendi, Nilza! Você, por acaso, não sabe sobre o óbito de Emilio Isidoro Carraro, se ele faleceu em Leopoldina?
GostarGostar
Nada sei, Luis. A esposa faleceu em Leopoldina, na fazenda Paraíso, em 1917.
GostarGostar
Olá Nilza, vc sabe me dizer se os Carraro de Leopoldina possuem vínculo com os Carraro proprietários da Vinícola Lídio Carraro (https://www.lidiocarraro.com/br) em Bento Gonçalves/RS?
GostarGostar
Olá Hugo. Não tenho informação sobre familiares que tenham passado ao Brasil.
GostarGostar