Encontro de descendentes de imigrantes em Leopoldina

Desde 1998, quando Luja Machado e Nilza Cantoni começaram a publicar suas pesquisas sobre os descendentes de imigrantes que viveram na Boa Sorte e na Constança, observou-se um interesse crescente dos leopoldinenses a respeito do assunto. Em 2010, a comunidade organizou um grande evento para comemorar o Centenário da Colônia Agrícola da Constança. Em dois dias de festejos na sede social da Colônia, a capela carinhosamente conhecida como Igrejinha da Onça recebeu não só os descendentes que vivem em Leopoldina como pessoas vindas de municípios vizinhos, ligados ou não a imigrantes.

Dez anos depois, com a pesquisa em outro patamar e os interessados multiplicados, novas ideias surgiram na cidade no sentido de se valorizar o tema “imigração” dando a devida importância aos descendentes e preservando o pouco que ainda resta dos primeiros estrangeiros que chegaram ao município.

Assim surgiu a ideia de uma data para o calendário de eventos da cidade que não atropelasse outras comemorações já instituídas. Uma data para realizar o ENCONTRO DE DESCENDENTES DOS IMIGRANTES DE LEOPOLDINA.

Um momento para lembrar os antepassados de mais de quarenta por cento da população de Leopoldina.

E pensando nela foi proposto o dia 17 (dezessete) de MAIO.

MAIO, por ser um período de temperatura mais amena e agradável, oferecendo mais conforto para reuniões e atos religiosos ou ecumênicos; desfiles e apresentações dos alunos das escolas da cidade e dos distritos; caminhadas; cavalgadas; apresentações dos colecionadores de veículos antigos e dos bonitos carros de bois; partidas de futebol ou malha; comidas típicas e o bom vinho do cardápio italiano.

O dia DEZESSETE, porque foi a 17 de maio de 1882 que o presidente da província recebeu o comunicado de que 203 colonos estrangeiros haviam sido introduzidos em Minas Gerais, 9 (nove) deles, em Leopoldina. Desembarcados do vapor Patagônia no Porto do Rio de Janeiro, aqueles foram os primeiros imigrantes agricultores, inaugurando uma fase que se estenderia até a primeira década do século seguinte e foi muito importante para desenvolvimento de Leopoldina.

Entre os dias 17 e 22 de maio de 2022, acontecerão diversas atividades em Leopoldina, homenageando os imigrantes italianos. Uma delas é a Noite Italiana, conforme convite abaixo.

VENHA PARTICIPAR DA NOITE ITALIANA 🇮🇹
Dia 20/05, sexta-feira a partir das 20h no Clube do Moinho em Leopoldina/MG.
✔ Adesão R$ 25,00, inclui os seguintes pratos:
🍝 Lasanha, Fidelini (espaguete) ao molho a Bolonhesa, Fettuccine ao molho branco, Fusilli (parafuso com salada) e Mhoque
✔ Será servido a parte no bar:
🍷 Vinho, cerveja, refrigerante, água e porções de frios.
✔ Atrações:
Música ao vivo, apresentação do Grupo Tarantolato e homenagens às famílias de descendentes italianos de Leopoldina.
Esperamos por vocês! 🇧🇷🇮🇹
Confirme sua presença, ligue: (32) 3441-2896
🙏🏼 Jantar Beneficente, toda renda será revertida para Apae de Leopoldina.

3 opiniões sobre “Encontro de descendentes de imigrantes em Leopoldina”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s