3 opiniões sobre “Alistamento Militar em Leopoldina”

  1. Olá, Sra. Nilza!

    Estive por todo lado na internet tentando achar como melhor lhe contatar. Estou trabalhando na história da minha familia, e infelizmente nos perdemos por volta de 1850 e 1900.

    Albina Joaquina Pinheiro Corrêa de Lacerda é minha parente, mas não consigo achar muitas informações sobre seu suposto filho Reginaldo de Souza Werneck (casado com Maria do Carmo Pereira). Quando viuva, Albina teria deixado a Fazenda Benevolência em Leopoldina com seu genro, João Lourenço Ferreira de Lacerda, casado com sua filha Inácia Emília de Souza Werneck. Se tinha filho homem em Leopoldina (Reginaldo), por que escolheu deixar a fazenda no nome do genro?

    “Reginaldo de Souza Werneck” é um nome que se repete em registros da época em cidades vizinhas (como Itaperuna e Valença).

    De acordo com esse blog, Reginaldo e Maria do Carmo tiveram dois filhos em Leopoldina: Filisbina em 1855 e Antenor em 1866. Não aparece entre esses filhos o meu tataravô, Inocêncio Lacerda Werneck, nascido 28/12/1860, casado com Paula Pinto. Sobre esse, não encontro um pingo de informação na internet.

    Seu filho e meu bisavô Tote, Aristocler de Lacerda Werneck (01/17/1894-1961), de Cataguases, contou com a sorte de seu nome peculiar, então sobrevive na memória viva e nos registros de muitos. Seu filho é meu avô já falecido, Chico Leāo de Santa Constância (região de Ipanema), Francisco José Souza Werneck.

    Por favor, a sra. tem alguma pista ou mais informações sobre Reginaldo ou Inocêncio?

    Agradeço de coraçāo por todo seu trabalho, livros, artigos, pesquisas, blogs e levantamentos históricos de nossa regiāo e nossas famílias.

    Gostar

    1. Algumas observações, Giselle. 1) A informação de que Albina deixou a fazenda Benevolência para o genro não corresponde à realidade. Sugiro analisar o inventário dela. 2) Itaperuna e Valença não são municípios vizinhos entre si nem são vizinhos de Leopoldina. 3) Reginaldo teve 17 filhos de 4 mulheres. Confira pelo inventário dele.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s