2 opiniões sobre “Nossas Ruas, Nossa Gente: Logradouros Públicos de Leopoldina”

  1. Ilma Sra Nilza,

    Bom dia!

    Com o intuito de colaborar com seu valoroso trabalho, como estou fazendo pesquisas no intuito de descobrir as origens da família de minhas esposa, descendente dos Valverde e Novato, fiz levantamentos em Piacatuba, Tebas, são Domingos, Aventureiro e Leopoldina.
    Lendo seu livro sobre os logradouros, deparei-me com citação à rua Antônio Francisco Valverde que ficaria no bairro Maria Guimarães França.

    Outrossim, como havia feito pesquisas nos Valverdes em Tebas e lá descobri uma placa que aludia a uma Escola Municipal “Antônio Francisco Valverde” passei a procurar por subsídios legais da mesma e também da rua supramencionada.

    Acontece que, fazendo pesquisas no acervo da Cãmara Municipal ontem, descobriu-se que, de fato, não existiria, segundo consta, Rua com o nome de Antônio Francisco Valverde em Leopoldina, somente constando a EM Antônio Francisco Valverde, regulada pelas leis municipais de nº 1436 de 1980 e posteriormente alterada pela Lei 2.907 de 1996. Também pesquisei na Secretaria de Educação, havendo menção ao nome na Portaria SEE nº 757 de 1997, cujas cópias estão todas em meu poder.

    Assevere-se que tal rua também não consta do catálogo de ruas de Leopoldina.

    Acaso V. Sa queira tais documentações para verificar se houve ou não equívoco com relação ao nome da rua mencionada, terei prazer em lhe enviar.

    Estou fazendo pesquisas para tentar descobrir as origens do bisavô de minha esposa, Laudelino Antônio Valverde, bem como de seu outro bisavô Antônio Novato de Morais, esse último consta em seu livro como tendo dado nome a uma ladeira em Leopoldina. Encontrei a Lei 2074 de 1989 que menciona tal nome, mas em contato com pessoas de Argirita foi levantada a hipótese que, de fato, a homenagem se dirija a um filho homônimo do Sr Novato, o qual teria criado a primeira escola primária na Braúna, qual já desapareceu pela ação do tempo, havendo ainda vivos alguns alunos que lá estudaram.

    Certo de que verificará o informado, no intuito de colaborar com o aprimoramento de seus estudos, os quais respeito e reconheço como sendo de suma importância para a preservação da memória de Leopoldina e região, coloco-me à inteira disposição para o que precisar.

    Meu email carlos.oficial@yahoo.com.br

    Terei prazer em lhe enviar as cópias das legislações que descobri.

    Atenciosamente,

    Carlos Alberto de Almeida Oliveira
    Leopoldina – MG
    cel zap (32) 98857-3940

    Gostar

    1. Olá. Carlos Alberto. Parece que vc não consultou uma das fontes mais seguras que utilizamos para montagem da estrutura do livro Nossas Ruas, Nossa Gente. São os antigos “Catálogos Telefônicos”. Os mais novos não sabem do que se trata. Mas podem ser encontrados em alguma casa que tenha linha telefônica fixa antiga e os tenha guardado. A rua Antonio Francisco Valverde é mencionada em todos os catálogos publicados entre 1999 e 2003, os quais foram utilizados em nosso trabalho publicado em 2004.
      Outra fonte segura, mas que não sabemos se ainda existe, é a listagem de ruas da Agência dos Correios local. Talvez seja o caso de ir até lá. Uma terceira fonte, também mais segura do que a única mencionada por você, é a cartografia da área urbana. Na época, foi consultada no posto local do IBGE.
      Agradecemos sua oferta mas, conforme você deve ter visto em nosso livro, na Bibliografia consta a referência ao levantamento da legislação específica. Graças à inestimável colaboração do funcionário Jorge Luiz Baía, pudemos identificar todas as Leis e Resoluções da Câmara Municipal de Leopoldina sobre o assunto até o ano 2002. Infelizmente, porém, nem todos os logradouros tiveram seus diplomas nominativos preservados e alguns até tiveram nomes alterados.
      Quanto às origens dos antepassados de sua esposa, desejamos sucesso em suas buscas. Conforme já mencionamos, não tivemos sucesso na tentativa de separar os diversos homônimos citados nas fontes a que tivemos acesso.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s