No Arquivo do Câmara Municipal de Leopoldina encontramos um Livro de Alistamento Militar relativo a moradores de Pirapetinga em 1875.
Fizemos a coleta de nomes e demais dados ali disponíveis, para auxiliar os pesquisadores que, mesmo indo até a cidade, teriam dificuldades para localizar este documento, uma vez que até então não foi organizado o citado Arquivo.
Esperamos que brevemente as autoridades municipais de Leopoldina decidam, finalmente, criar o Arquivo. Enquanto isso, convidamos os interessados a conhecer o conteúdo do documento.
Estou procurando registros sobre meu bisavô e seus antepassados. Ele se chamava Flausino (Flauzino em alguns livros) Stoler da Silva. Ele nasceu em Pirapetinga no ano de 1898. Seu pai era Antonio Stoller da Silva. Se puder me ajudar agradeço muito.
GostarGostar
Olá, Luiz. Talvez sejam descendentes de imigrantes que migraram de Cantagalo para a margem esquerda do Paraíba do Sul. Não tenho informações de usuários do sobrenome Stoler.
GostarGostar
Olá, sra. Nilza! Busquei o casamento do Antonio no cartório de Pirapetinga, mas também não está lá (só o nascimento do meu bisavô, filho dele). Talvez, tenha ocorrido isso mesmo, dele ser eleitor em outra cidade. Também entrei em contato com a zona eleitoral de Além Paraíba, disseram que não há documentos dessa época lá. Não existe o batismo dele em Cantagalo, falaram que alguns livros sumiram e outros foram para a arquidiocese do RJ. Só achei o nascimento de uma irmã dele e do José em Cantagalo, na arquidiocese possuem 4 livros de lá, mas nada dele também.
Entretanto, já fiquei feliz em descobrir que ele era de Cantagalo. Pela data, acredito que o pai dele (João) seja o Jean, imigrante suíço filho do patriarca Samuel Stoller. Obrigada!
GostarGostar
Priscila: a minha hipótese é de vínculo na Colônia de Suíços de Nova Friburgo. Vários outros descendentes daqueles pioneiros aparecem em assentos paroquiais de Conceição da Boa Vista, distrito vizinho a Pirapetinga que, por sua vez, faz divisa com Santo Antônio de Pádua. Seria necessário fazer um levantamento minucioso para rastrear a trajetória deles.
GostarGostar
Boa tarde, Nilza Cantoni. Estive olhando atentamente a lista de eleitores de Pirapetinga, para ver se algum Cretton estaria ali como eleitor, na época, já que Pirapetinga é muito próxima a Santo Antonio de Pádua-RJ. Não encontrei, entretanto. Mas vi que, na página 5 do Alistamento, há um sobrenome, Stolé, que se aproxima de dois outros sobrenomes de suíço/francês, vindos na imigração de 1819 para Nova Friburgo. São eles: Stoller e Steullet. No livro Imigrantes, de Henrique Bon, esses sobrenomes poderão ser encontrados nas páginas 844-846 (Steullet) e nas páginas 850-851, os Stoller. Em ambas famílias suíças, há um filho de nome Jean (João).
Atenciosamente,
Eleonora Cretton
GostarGostar
Muito obrigada, Eleonora. Seu comentário enriquece meu trabalho. Provavelmente é um dos sobrenomes indicados por você.
GostarGostar
Bom dia, sra. Nilza! O Antonio Stolé é meu trisavô. Fiquei muito feliz de encontrar esse documento no seu blog, pois não sabia onde e quando ele nasceu. Agora estou aguardando a resposta da paróquia sobre a busca do batismo dele em Cantagalo/RJ. A senhora sabe se na Câmara Municipal existe algum outro documento sobre os alistamentos ou eleitores?
Muito obrigada,
Priscila Silva dos Santos
GostarGostar
Priscila: pesquisei diversas atas de alistamento eleitoral no acervo da Câmara Municipal de Leopoldina e não encontrei o nome do seu antepassado. Entretanto, dois fatores podem ser a causa: o nome pode ter sido grafado de outra maneira ou ele pode ter sido alistado como eleitor em outra unidade administrativa. No caso do Alisamento Militar, Pirapetinga era subordinada à Junta sediada em Leopoldina em 1890. Já no administrativo, o distrito foi transferido de Leopoldina para Além Paraíba em 1880.
GostarGostar