Alistamento Militar em Pirapetinga

No Arquivo do Câmara Municipal de Leopoldina encontramos um Livro de Alistamento Militar relativo a moradores de Pirapetinga em 1875.

Fizemos a coleta de nomes e demais dados ali disponíveis, para auxiliar os pesquisadores que, mesmo indo até a cidade, teriam dificuldades para localizar este documento, uma vez que até então não foi organizado o citado Arquivo.

Esperamos que brevemente as autoridades municipais de Leopoldina decidam, finalmente, criar o Arquivo. Enquanto isso, convidamos os interessados a conhecer o conteúdo do documento.

6 opiniões sobre “Alistamento Militar em Pirapetinga”

  1. Olá, sra. Nilza! Busquei o casamento do Antonio no cartório de Pirapetinga, mas também não está lá (só o nascimento do meu bisavô, filho dele). Talvez, tenha ocorrido isso mesmo, dele ser eleitor em outra cidade. Também entrei em contato com a zona eleitoral de Além Paraíba, disseram que não há documentos dessa época lá. Não existe o batismo dele em Cantagalo, falaram que alguns livros sumiram e outros foram para a arquidiocese do RJ. Só achei o nascimento de uma irmã dele e do José em Cantagalo, na arquidiocese possuem 4 livros de lá, mas nada dele também.
    Entretanto, já fiquei feliz em descobrir que ele era de Cantagalo. Pela data, acredito que o pai dele (João) seja o Jean, imigrante suíço filho do patriarca Samuel Stoller. Obrigada!

    Gostar

    1. Priscila: a minha hipótese é de vínculo na Colônia de Suíços de Nova Friburgo. Vários outros descendentes daqueles pioneiros aparecem em assentos paroquiais de Conceição da Boa Vista, distrito vizinho a Pirapetinga que, por sua vez, faz divisa com Santo Antônio de Pádua. Seria necessário fazer um levantamento minucioso para rastrear a trajetória deles.

      Gostar

  2. Boa tarde, Nilza Cantoni. Estive olhando atentamente a lista de eleitores de Pirapetinga, para ver se algum Cretton estaria ali como eleitor, na época, já que Pirapetinga é muito próxima a Santo Antonio de Pádua-RJ. Não encontrei, entretanto. Mas vi que, na página 5 do Alistamento, há um sobrenome, Stolé, que se aproxima de dois outros sobrenomes de suíço/francês, vindos na imigração de 1819 para Nova Friburgo. São eles: Stoller e Steullet. No livro Imigrantes, de Henrique Bon, esses sobrenomes poderão ser encontrados nas páginas 844-846 (Steullet) e nas páginas 850-851, os Stoller. Em ambas famílias suíças, há um filho de nome Jean (João).
    Atenciosamente,
    Eleonora Cretton

    Gostar

      1. Bom dia, sra. Nilza! O Antonio Stolé é meu trisavô. Fiquei muito feliz de encontrar esse documento no seu blog, pois não sabia onde e quando ele nasceu. Agora estou aguardando a resposta da paróquia sobre a busca do batismo dele em Cantagalo/RJ. A senhora sabe se na Câmara Municipal existe algum outro documento sobre os alistamentos ou eleitores?
        Muito obrigada,
        Priscila Silva dos Santos

        Gostar

      2. Priscila: pesquisei diversas atas de alistamento eleitoral no acervo da Câmara Municipal de Leopoldina e não encontrei o nome do seu antepassado. Entretanto, dois fatores podem ser a causa: o nome pode ter sido grafado de outra maneira ou ele pode ter sido alistado como eleitor em outra unidade administrativa. No caso do Alisamento Militar, Pirapetinga era subordinada à Junta sediada em Leopoldina em 1890. Já no administrativo, o distrito foi transferido de Leopoldina para Além Paraíba em 1880.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s