Família Ziller em Leopoldina

Nos livros de batismos números 14 e 15, de Leopoldina, identificamos um casal imigrante que permanece com poucas informações. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Luigia Gazzoni, pais de:

        – Angelina, nascida no dia 18 de janeiro de 1913 e batizada aos 16 de março do mesmo ano;

        – Abigail, nascida aos 11 de março de 1914 e batizada no dia 8 de setembro do mesmo ano.

Em contato com pesquisadores do Rio Grande do Sul, soubemos que por volta de 1825 nasceu Giovanni Battista Ziller no Trento, região Trentino Alto-Adige. Era filho de Giuseppe Ziller e Orsola Dattalini.

No dia 15 de setembro de 1847 Giovanni casou-se com Maria Cattarina Zamboni em Arsio, comune da província do Trento. Ela nasceu no dia 26 de junho de 1825 em Brez, na província do Trento. Sabe-se que descendentes de Giovanni Battista Ziller e Maria Cattarina Zamboni passaram ao Brasil, provavelmente Rio Grande do Sul, e que o casal teve um filho homônimo do pai que foi mandado ao seminário, ainda na Itália.

Por coincidência, no batismo da Angelina, após o nome da mãe consta a expressão: "Nota: Pater est sacerdos catholicus secularisatus". No batismo da filha Abigail, após o nome do pai consta a expressão: "sacerdos catholicus secularisatus"

O casal Giovanni Battista Ziller e Luigia Gazzoni foi padrinho de batismo de Luiz, filho de Pedro Leonello e Virginia Sellegerin, em dezembro de 1914. Pelos sobrenomes, parece que os pais de Luiz também eram imigrantes italianos.

Reunindo outras informações, observamos que a provável mãe do Giovanni Battista Ziller que viveu em Leopoldina tinha o sobrenome Zamboni, que é o mesmo do padrinho de Angelina Ziller, batizada em Leopoldina: Rochi Zamboni. Este personagem pode ser da família de Pietro Zamboni que passou ao Brasil em 1896, radicando-se em Mar de Espanha.

Parece que Giovanni Battista Ziller, ex-padre, foi professor do Ginásio em Leopoldina, onde era tido como austríaco. Mas até o momento nada mais conseguimos apurar.

Desde já agradecemos se algum leitor puder nos fornecer pistas para ampliar as informações sobre esta família.

7 opiniões sobre “Família Ziller em Leopoldina”

  1. Filho de Angelina
    De: Zilmar Ziller Marcos

    Nos livros de batismos números 14 e 15, de Leopoldina, identificamos um casal imigrante que permanece com poucas informações. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Luigia Gazzoni, pais de:

    – Angelina, nascida no dia 18 de janeiro de 1913 e batizada aos 16 de março do mesmo ano;

    Gostar

  2. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Rosa Leonello Ziller (segundo casamento) são pais da minha avó Albina Ziller Fagundes.
    As filhas citadas do primeiro casamento ja são falecidas.
    O endereço para contato é Belo Horizonte
    Qualquer informação envie-me um email

    Gostar

      1. Sim, ela Rosa (Rosina) Leonello(Possato) Ziller era filha de Luiz Leonello (Leonello Luigi) e Albina Possato leonello os avós paternos da minha avó Albina eram Vitor Ziller e Leopolda Parentaler .
        Os avós de Rosa Ziller são :- paternos Leonello Dominico e Santina Siviera e maternos Pedro Possato e Rosina Possato. (Registro em Juiz de Fora livro 9 fls 14 n 243
        Quanto ao casamento foi em Ubá em 27 de maio de 1916 fls 19v do livro 10.
        João Trentino Ziller nasceu na Austria (Trento)em 1880

        Gostar

    1. Prezada Raquel, se não estou enganado, sua avó Albina Ziller foi jogadora de voleibol do colégio Izabela Hendrix e o meu pai, Wilson Ramos, foi seu treinador nos anos 1940. Em 2019, completa 25 anos da passagem de meu pai e estou escrevendo histórias sobre ele. Tenho registrado em um recorte de jornal de 1944 o nome de sua avó e outras cinco jogadoras de voleibol feminino do colégio: Dirce Soares, Marilia Azevedo, Edinah Costa, Eni Costa e Maria Auxiliadora Mendes.
      Sua avó está viva? Ela está lúcida e saudável? Caso afirmativo, se possível, gostaria de conversar com ela para que ela me conte casos daquela saudosa época.
      Favor responder-me no e-mail ptramos@gmail.com ou por WhatsApp.
      Desde já, agradeço a atenção dispensada.

      Paulo de Tarso Ramos
      (38) 99937-9598

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s