Uma das etapas da pesquisa sobre imigração em Leopoldina foi a busca dos manifestos de vapores, ou seja, das listas de passageiros dos vapores que trouxeram imigrantes para o Brasil na segunda metade do século XIX. Na época não havia possibilidade de pesquisar tais listagens pela internet, o que nos levou a procurar o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, bem como ao Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte.
Com o objetivo de colaborar com outros pesquisadores, publicamos diversas listas no site. Entretanto, quando as instituições publicaram esta parte de seus acervos na internet, retiramos o nosso material por ser em volume muito reduzido.
Atualmente, para pesquisar os livros da Hospedaria Horta Barbosa, pertencentes ao acervo do Arquivo Público Mineiro, basta entrar no site e procurar a seção Imigrantes que reúne códices com o registro da chegada de imigrantes em Minas Gerais, entre 1888 e 1901.Para pesquisar no Arquivo Nacional, o roteiro é:
– entre no site – em Serviços, acesse Consultas ao Acervo – escolha Banco de dados SIAN – selecione Multinível – Fundos e coleções do Arquivo Nacional – em seguida, escolha “pesquisa”. Serão abertas opções de pesquisa. – escolha MultinívelNo lado direito da janela será aberta a lista de documentos “Fundo/Coleção – Nível 1” Role até a parte inferior desta janela e siga para a terceira página. Localize “Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras” e clique sobre a seta à esquerda. Em seguida abra “Relação de passageiros em vapores” e acione a seta à esquerda de “Porto do Rio de Janeiro”.
A partir daí virão listagens de todos os vapores já disponibilizados pelo Arquivo Nacional. Escolha o vapor de seu interesse, clicando na lupa à esquerda do nome do vapor. Será aberta uma nova janela. Acione, no canto superior direito, ícone “arquivo digital” A lista de passageiros será aberta em seu navegador, através um arquivo formato pdf (Portable Document Format). Ou seja, você precisa ter o Acrobat Reader em seu computador.