
No próximo dia 20 de maio será realizada a Noite Italiana no Clube do Moinho, com homenagens às famílias de descendentes italianos de Leopoldina. Abaixo a ascendência de mais uma homenageada.
Os avós paternos de Idalina Bonin passaram ao Brasil entre 1883 e 1886 e se dirigiram para a Colônia Grão Pará, em Santa Catarina, onde já estava radicado o irmão de Fortunato, Luigi Bonin.
Estavam acompanhados do filho mais velho, Angelo, nascido na Italia. Saíram de Santa Catarina entre abril de 1889 e junho de 1890, já com mais três filhos, vindo se estabelecer em Leopoldina onde nasceram outros oito filhos. Pelo menos uma irmã de Mariana Dario, Luigia Dario, passou ao Brasil na mesma época com o marido, Luigi Chechini. Viveram em Santa Adélia, SP.
Em novembro de 1911, Fortunato Bonin. adquiriu o lote 23 da Colônia Agrícola da Constança.
Primeira geração
1. Idalina Bonin, filha de Antonio Bonin e Isaura Pereira das Dores. Idalina se casou com Valentin Sangirolami em 31 de outuro de 1950.
Segunda geração (Pais)
2. Antonio Bonin, filho de Fortunato Bonin e Mariana Dario, nasceu a 9 Out 1895 em Leopoldina, MG, e faleceu a 24 Set 1969 em Leopoldina, MG. Casou com Isaura Pereira das Dores no dia 29 de julho de 1933, em Leopoldina.
3. Isaura Pereira das Dores, filha de Ladislau Luciano Pereira e Maria Luciana de Oliveira, nasceu em 1914.
Terceira geração (Avós)
4. Fortunato Bonin, filho de Giacinto Bonin e Maria Bortolotto, nasceu a 7 Jun 1855 em Campigo, Castelfranco Veneto, Treviso, Veneto, Italia, e faleceu antes de 1933 em Leopoldina, MG. Casou com Mariana Dario no dia 17 de abril de 1883 em Castelfranco Veneto, Treviso.
5. Mariana Dario, filha de Valentino Dario e Pasqua Tognon, nasceu a 22 Fev 1858 em Campigo, Castelfranco Veneto, Treviso, Veneto, Italia, e faleceu a 2 Mar 1911 em Leopoldina, MG. Mariana também usou o nome Maria Darglia.
6. Ladislau Luciano Pereira casou com Maria Luciana de Oliveira.
7. Maria Luciana de Oliveira .
Quarta geração (Bisavós)
8. Giacinto Bonin, filho de Fortunato Bonin e Maria Valentini, nasceu na Italia. Casou com Maria Bortolotto.
9. Maria Bortolotto nasceu na Italia.
10. Valentino Dario nasceu na Italia onde se casou com Pasqua Tognon.
11. Pasqua Tognon nasceu na Italia.
Quinta geração (Trisavós)
16. Fortunato Bonin, filho de Angelo Bonin e Domenica Guidolin, nasceu em Campigo, Castelfranco Veneto, Treviso, Veneto, Italia. Casou com Maria Valentini
17. Maria Valentini nasceu na Italia.
Sexta geração (Tetravós)
32. Angelo Bonin nasceu cerca de 1769 na Italia, e faleceu a 10 Jul 1813 em Campigo, Castelfranco Veneto, Treviso, Veneto, Italia. Casou com Domenica Guidolin.
33. Domenica Guidolin nasceu cerca de 1770 na Italia.

Nos arquivos de Castelfranco Veneto, Treviso, são encontrados registros da família Bonin desde o século XVIII. Grande parte deles se refere à frazione de Campigo.
Fontes Consultadas:
_________________________
Archivio di Stato di Castelfranco Veneto, Certificato di Stato di Famiglia emitido pelo Ufficiio Anagrafe di Castelfranco Veneto em 24 março 2016.
Arquivo da Diocese de Leopoldina
– lv 06 bat fls 16 termo 572 com erro de nome.
– lv 8 cas fls 21 termo 41.
Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Leopoldina
– lv 2 sepultamentos fls 38 nr 44.
– lv sepultamentos 1963-1975 fls 53 nr 281 plano 2 sep 989.
LOTTIN, Jucely. Colônia Imperial do Grão Pará – 120 anos. Grão-Pará, SC: s.n., 2002.
Ufficio di Stato Civile, Castelfranco Veneto, Treviso, ato 35 ano 1883, emitido 3 março 2016.
Informações prestadas por Colaboradores
– Marco Bonin, Descendente de Luigi Bonin e e Catherina Milani, residente em Santa Catarina.
– Rogerio Nascimento, residente no Paraná.
Olá, parabéns pelo excelente trabalho, Nilza! Sou descendente do Luigi Bonin e Catherina Milani, e apaixonada por genealogia há alguns poucos anos…E como a vida é cheia de coincidências, fazendo pesquisas sobre os antepassados de meu namorado, que são da região de Mar de Espanha, Palma, Leopoldina e arredores, me deparo com essa informação tão curiosa, de que um Bonin, irmão de meu tetravô Luigi, foi parar por essas terras. Meus antepassados são quase todos de SC, fiz minhas pesquisas sempre pela região sul, nunca imaginei pesquisar sobre MG…Mas estou adorando! Obrigada por tanta dedicação!
GostarGostar
Pois é, Danielle, os irmãos foram inicialmente para a Colônia Grão Pará. Depois o Fortunato migrou para Leopoldina.
GostarGostar