A genealogia de Philipp Dietz II foi publicada pela primeira vez em novembro de 1998, por ocasião do aniversário de 70 anos de nascimento de um de seus bisnetos. Constava de um resumido quadro genealógico com seus pais, filhos e netos por parte de Guilhermina Dietz. As informações tinham sido documentadas em fontes encontradas em Petrópolis, Mar de Espanha, Leopoldina e em microfilmes da região germânica de onde veio Philipp Dietz I com a família. No I Encontro dos Dietz em Faria Lemos, em 1999, muitos entrevistados prestaram informações que permitiriam ampliar as buscas.
Quando marcaram o II Encontro, em 2011, foi preparada uma apresentação para o dia da reunião com base nas buscas realizadas nos doze anos anteriores. Na época, a descendência de Jacob e Johann Dietz permanecia muito resumida por dois motivos. De um lado, não foram bem sucedidas as tentativas de contato com descendentes de Jacob que pudessem dar indicações para aprofundar as buscas. Quanto aos descendentes de Johann, as informações orais obtidas até então não se confirmaram em fontes documentais. Foram observados conflitos relativos a locais e datas de nascimento, bem como filiação, época e local de falecimento diferentes do constante em registros civis.
Após mais de vinte anos de buscas em que a família de Johann Dietz tinha sido ampliada de uma esposa e quatro filhos para duas esposas e doze filhos, em janeiro de 2019 surgiu um possível descendente com informações consistentes que permitiram não só documentar um 13º fruto como também corrigir informações orais sobre o destino de filhos e netos.
Quando o texto final da pesquisa estava quase pronto, aguardando apenas a chegada de dois documentos, nova informação determinou a suspensão da publicação até sua completa apuração. Se você tem algum comentário, por favor, entre em contato. Esperamos publicar, brevemente, a atualização do estudo.