Campana e Campagna são famílias distintas

Conforme publicamos em novembro de 2008 no jornal Leopoldinense, colunas 45 e 46, em Leopoldina viveram os Campana e os Campagna. Recebemos consulta sobre Agostinho, filho de Angelo, mas o sobrenome veio invertido. Abaixo os ancestrais de Agostinho de Oliveira Campana que viveram em Leopoldina.

4 opiniões sobre “Campana e Campagna são famílias distintas”

  1. Nossa que coincidência, meu avô se chamava Primo Campana, tinha um Hotel Triumpho, em Londrina (Paraná). Ele era filho de Carlo Campana e Thereza Del Pozzo. Carlo Campana emigrou para o Brazil vindo de San Giacomo delle Segnate (Mantova – Itália), junto com o pai dele Paolo Romualdo Campana e a mãe Elisabeta Marastone. Pensei q meu avô fosse o único a ter o nome Primo Campana…

    Gostar

    1. Bom dia Nilza, sou filha de Agostinho de Oliveira Campana, neta de Angelo Campana e bisneta de Giovanni Primo Campana.
      Minha avó chamava-se Rosina e não Rosa.
      Giovanni veio no Vapor Bormida que saiu de Gênova e chegou ao Rio de Janeiro em 20 de novembro de 1895, juntamente com Pasqua Angela Campana sua esposa e seu filho Giuseppe Campana, à época com 7 anos.
      Estou a procura de mais dados sobre meu bisavô Giovanni, como filiação.
      Parabéns pelo trabalho e obrigada por disponibilizar

      Gostar

      1. Pois é, Fernanda, os dados da imigração foram os primeiros que eu publiquei sobre eles, na década de 1990. Mais tarde descobri apenas o local e data de nascimento. Mas não tenho a filiação. Um dos meios de descobri-la seria através dos livros de registro das famílias ao qual não tive acesso. Em tempo: Rosina é diminutivo de Rosa e as duas formas são encontradas nas fontes da Lombardia.

        Gostar

Deixe um comentário