
Conforme já citado neste espaço, a Estação Vista Alegre, da Estrada de Ferro Leopoldina, foi construída em área que pertencera à Fazenda Santana dos Miranda, na margem direita do rio Pomba, município de Leopoldina. Foi inaugurada em julho de 1877.
Seis anos depois, em outubro de 1883 foi criado um distrito policial no povoado então denominado Porto da Barca do Miranda, em referência a Manoel da Silva Miranda, filho dos formadores da fazenda Santana que fazia o transbordo entre as duas margens do rio Pomba desde, pelo menos, 1855. Tal distrito policial se localizava na margem esquerda do Pomba, território que passou a compor o município de Cataguases em 1875.
E no dia 6 de março de 1891, conforme o Decreto 406 acima, foi criado um Distrito de Paz com o nome de Vista Alegre, na margem direita do Pomba, município de Leopoldina, exatamente no entorno da mencionada Estação.

Para marcar os 130 anos da criação do Distrito de Paz, convidamos o leitor a relembrar um pouco do que já foi publicado a respeito.
Estrada de Ferro Leopoldina chega a Leopoldina
O dia 10 de dezembro de 1874 representa a data oficial de inauguração da primeira estação em território do município de Leopoldina. Publicado 10/12/2015
157 – A Barca do Miranda e o distrito Vista Alegre
… no ano de 1880 aquele entreposto recebia produtos vindos de fazendas localizadas no outro lado do Rio Pomba… Publicado 19/10/2020
156 – Fazenda Santana do Rio Pomba e a família Miranda
…uma propriedade pouco comentada na história tradicional, a fazenda Santana do Rio Pomba, também conhecida como fazenda Santana dos Miranda. Publicado 25/08/2020
…às margens do ribeirão que lhe empresta o nome, nas proximidades da estação ferroviária de Vista Alegre. Publicado 01/11/2019
101 – Pelos 164 anos de emancipação de Leopoldina: as Exportações da Produção do Feijão Cru
… houve um tempo no qual a produção partia do Feijão Cru por caminhos bem diferentes. Publicado 04/06/2018
Barca para atravessar o Rio Pomba
… autorizava a Câmara da Vila Leopoldina a construir uma barca para travessia do Rio Pomba… Publicado 24/05/2014
Muito mais já foi publicado. Para acessar a lista completa, clique aqui.
Me surpreendi com as informações ,pois minha família é de piacatuba , escuto sempre histórias de leopoldina e região!
GostarGostar
Olá Galdino, agradecemos pela visita.
GostarGostar
Olá, Nilza, tudo bem? Em primeiro lugar, parabéns por suas valiosas pesquisas! Eu vi recentemente, no link seguinte (https://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1385549) que você forneceu os dados do casamento de Maria de Oliveira Pedrosa e Antônio de Almeida Ramos. Eu precisava do documento que menciona o referido casamento. Poderia, por gentileza, me indicar o link do matrimônio?
GostarGostar
Oi, Pablo. Não fui eu quem colocou lá. Uma pessoa copiou do meu site. O livro não está microfilmado. Eu copiei diretamente do original numa época em que ainda não existia câmera digital.
GostarGostar
BOA TARDE NILZA, EM SEU COMENTARIO VOCE CITA NOME DE FELICISSIMO VITAL DE MORAES, GOSTARIA DE SABER DE QUAL FAMILIA E ESTE FELICISSIMO, SE TEM LIGAÇÃO AO JOSE FELICISSIMO TIBURCIO.
GostarGostar
Olá Gilson: creio que você viu o nome em outra postagem. De todo modo, para conhecer a família de Felicíssimo Vital de Moraes indico o texto Memória Histórica Revisitada: Angaturama, disponível em https://cantoni.pro.br/2020/12/27/memoria-historica-revisitada-angaturama/
Nele consta uma genealogia da família.
E, por favor, informe quando José Felicíssimo Tibúrcio viveu em Leopoldina. Seria descendente de Manoel Joaquim Tibúrcio e Generosa Maria de Jesus?
GostarGostar