Descendentes de Manoel José Pinto da Costa

Com a chegada de novas fontes relativas à família do correspondente Alberto Siqueira, atualizamos a genealogia deste que foi o maior colaborador para a composição deste relatório. A família de Manoel José tinha bastante proximidade com o Alferes Francisco José de Almeida Ramos, do 4º Regimento de Milícias da Corte conforme Ordens Régias 1817-1818 SC 375 P 59. Francisco havia se transferido para o Feijão Cru no início do povoamento, tendo formado a fazenda Santa Maria em território que mais tarde compôs o distrito de Nossa Senhora da Piedade.

1-Manoel José Pinto da Costa, falecido em 1891, casou-se com Ana Francisca de Jesus, falecida em 1895. Segundo o inventário do casal, processo 38404171 da Comarca de Leopoldina autuado em 1896, tiveram os filhos: Leopoldina, Maria, Felisbina, Teresa, Francisca, Candido, Carlota, João Batista, Joaquim, José e Ana.

1-1 – Leopoldina cc Elias Alves Ferreira

1-2 – Felisbina cc João Batista Filgueiras

1-3 – Maria nasceu cerca de 1852 em Piacatuba, Leopoldina, MG [1] e foi batizada a 27 Dez 1852 em Piacatuba, Leopoldina, MG. Padrinhos de batismo: Custódio Dias Moreira e Francisca Maria de São José. Casou-se com Apolinário José de Carvalho, falecido antes dos sogros.

1-4- Teresa nasceu a 12 Fev 1855 em Piacatuba, Leopoldina, MG [2] e foi batizada a 17 Fev 1855 em Piacatuba, Leopoldina, MG. Padrinhos de batismo: Alferes Francisco José de Almeida Ramos e Thereza, mulher de Hypolito Pereira da Silva. Faleceu solteira, antes de seus pais.

1-5 – Francisca cc Antonio Pinto da Silva

1-6 – Candido nasceu cerca de 1862 em Piacatuba, Leopoldina, MG [3] e foi batizado a 13 Out 1862 em Piacatuba, Leopoldina, MG. Padrinhos de batismo: Candido José Baptista e Constança Maria de Jesus. Faleceu solteiro, antes dos pais.

1-7- Carlota nasceu cerca de 1864 em Piacatuba, Leopoldina, MG [4] foi batizada a 12 Dez 1864 em Piacatuba, Leopoldina, MG, e faleceu em Nov 1929 em Leopoldina, MG [5] Padrinhos de batismo: Francisco Soares Valente Vieira e Francisca Rosa do Sacramento. Carlota casou com João Alves de Souza Machado. Eles tiveram oito filhos: Antenor, Manoel, José, Judith Alves de Souza, Isabel, Olga, Cacilda e Maria. Em sociedade com Sinfrônio Maurício Cardoso, João Alves de Souza Machado inaugurou o Colégio Piedade, a 1 Out 1882, em Piacatuba, Leopoldina, MG [6] Foi professor de Escola Estadual, em 1911, em Abaíba, Leopoldina, MG [7]

1-8 – João Batista nasceu a 14 Jul 1867 em Piacatuba, Leopoldina, MG [13] e foi batizado a 29 Jul 1867 em Piacatuba, Leopoldina, MG. Padrinhos de batismo: José Henrique da Matta e Francelina Maria do Sacramento

1-9 – Joaquim nasceu por volta de 1872 e teria vivido no então distrito de Itamarati, hoje município de Itamarati de Minas.

1-10 – José Serapião faleceu antes dos pais, deixando dois filhos: Maria e José.

1-11 – Ana também faleceu antes dos pais e deixou um filho menor.


Citações de fontes
     1.  Igreja N. S. da Piedade, Piacatuba, Leopoldina, MG, lv 1 bat fls 19.

     2.  Igreja N. S. da Piedade, Piacatuba, Leopoldina, MG, lv 1 bat fls 29.

     3.  Igreja N. S. da Piedade, Piacatuba, Leopoldina, MG, lv 1 bat fls 47.

     4.  Igreja N. S. da Piedade, Piacatuba, Leopoldina, MG, lv 1 bat fls 60v.

     5.  Correio da Manhã (Rio de Janeiro, RJ), 13 nov 1929 ed 10698 pag 11 coluna 4.

     6.  O Leopoldinense (Leopoldina, MG; 1879 - ?), 12 nov 1882 pag 1.

     7.  LAEMMERT, Eduardo e Henrique, Almanak Laemmert (Rio de Janeiro: 18--;), 1911 pag 3127.

     8.  Conclusão por análise de outras fontes, obituário da mãe.

     9.  Conclusão por análise de outras fontes, casamento.

     10.  Arquivo da Diocese de Leopoldina, lv 6 cas termo 27 fls 6v.

     11.  Arquivo da Diocese de Leopoldina, lv 04 bat fls 140 termo ordem 1366.

     12.  Arquivo da Diocese de Leopoldina, lv 21 bat fls 99v termo 15.

     13.  Igreja N. S. da Piedade, Piacatuba, Leopoldina, MG, lv 1 bat fls 86.

46 opiniões sobre “Descendentes de Manoel José Pinto da Costa”

  1. Prezada Nilza, qual a relação entre Manoel José Pinto da Costa e o alferes Francisco José de Almeida Ramos? Como se chamavam os pais do alferes? Obrigada.

    Gostar

    1. Christiane: por enquanto eu só tenho relação de afinidade entre eles e bem distante. Manoel José Pinto da Costa era avô materno da mulher de um primo em 2º e 5º graus da mulher de Francisco José de Almeida Ramos. Até o momento não consegui documentar a filiação dos dois personagens. Francisco José é um personagem misterioso para mim. Nas fontes mais antigas de Leopoldina ele aparece como residente em território que viria a constituir o distrito de Providência, mas a mulher faleceu na fazenda dele em Piacatuba. Há um trabalho de pós graduação da UFJF em que consta um provável homônimo de Francisco José. Ou seria o próprio?

      Gostar

  2. Nilza, ainda bem que foi confirmado que a minha trisavó Leopoldina era filha do casal.
    Você sabe me dizer qual são os pais de Manoel José Pinto da Costa? Eu achei um casamento ocorrido em Leopoldina, no final do século XIX, de um “Pinto da Costa” e, para a minha surpresa, o pai do noivo, era “Botelho” e não “Pinto da Costa”.

    Gostar

    1. Nilza, boa tarde. Onde estão as informações do casal Elias e Leopoldina?
      No óbito de Elias, consta que ele era casado e residente em Piacatuba.
      Com certeza, eles se casaram em Piacatuba. No livro de índices que você postou na Internet, a maioria dos filhos do casal, foi batizado em Piacatuba. Eu me lembro que em 2001, você achou o batismo do meu avô, mas da minha bisavo, Altina ( neta de Manoel Pinto e Ana), não. Acredito que ela tenha sido batizada na fazenda do Rochedo.
      Obrigada

      Gostar

      1. Christiane: há muitas lacunas nas fontes de Piacatuba. Por algumas atas encontradas em livros paroquiais, percebe-se que padres de localidades vizinhas podem ter atuado em território do distrito e vice versa. O problema é encontrar tais livros.

        Gostar

  3. Nilza,
    Bom dia. Alguns pontos:
    -Meus bisavós Altina Alves Ferreira e Joaquim Matheus de Oliveira eram primos em 2 grau. Tal fato é citado no livro do Badaro, bem como, toda a família menciona esse parentesco.
    -Voce disse que José Serapiao era casado com Ana. José Serapiao era casado com Maria Estelita.
    Minha avo e meus tios mencionavam uma avo com o nome Ana Francisca casada com Manoel Pinto.

    Gostar

    1. Olá Christiane: compusemos a família de Manoel José Pinto da Costa e Ana Francisca de Jesus através dos livros paroquiais de Piacatuba. Já o nome da esposa de José Serapião Pinto da Costa foi informado pela Lucimary. Até o momento, não conseguimos documentar o casal.

      Gostar

      1. Nilza, a Odila é irma da minha bisavo Altina. Os avós maternos da minha bisavó eram Manoel Pinto e Anna Francisca.
        Eu não sei quem é essa pessoa que falou sobre os avós da Odila. Mas em Piacatuba, ainda há descendentes de Joaquim Ferreira Pinto, irmão da minha bisavo, figura conhecida, foi por mais de 30 anos, o chefe dos Correios de Leopoldina. Era casado com Afonsina Hufnagel. Também há descendentes do tio Cristóvão Alves Ferreira, que foi sacristão na igreja matriz de Leopoldina. Acrefito que essas pessoas possam confirmar os avós maternos: dos dois Ana e Manoel Pinto

        Gostar

      2. A questão, Christiane, é que a filha do casal de nome Leopoldina teve filhos a partir de 1863 e seria irmã de nascidos em 1867 e 1872. Embora não seja ocorrência rara, prefiro buscar mais fontes para eliminar a possibilidade de homonímia.

        Gostar

    2. Prezada Nilza, bom dia. Voce ja teve uma certeza a respeito da mensagem do dia 03/02? De fato Leopoldina, teria uma idade bem distante em relação aos irmãos. Porém, naquela época, era comum, as mulheres começarem a ter filhos com 14, 15 anos. E as vezes, a diferença de idade entre um irmão e outro era de décadas.

      Gostar

      1. Christiane: sua afirmativa diverge do resultado de minhas buscas. Entre as 30751 mulheres com idades conhecidas, que tiveram filhos no território de Leopoldina entre 1835 e 1900, em apenas 13,2% dos casos as mães estavam com menos de 16 anos no primeiro parto. E a maior distância que encontrei entre dois filhos foi de 9 anos. Ainda assim, além de eventuais abortos, considero que possa estar perdido o batismo de algum filho nascido no intervalo. A condução da minha resposta se baseou neste resultado.

        Gostar

  4. E a filha, Leopoldina Pinto da Costa, casada com Elias Alves Ferreira? Ela é citada como filha do casal. Inclusive, o Professor Antenor Machado era muito ligado aos primos, filhos da tia Leopoldina.

    Gostar

      1. José Serapiao não seria irmão do Manoel, ou seja, tio de Leopoldina? Pois minha bisavó era prima do meu bisavô através da mãe de Leopoldina, Ana Francisca( filha de Custodio Dias Moreira), que era irmã de Joaquina Maria( mãe do meu bisavô, Joaquim).

        Gostar

      2. Olá, Christiane. Segundo descendente de Candido José Batista, os avós maternos de Odila foram Jose Serapião Pinto da Costa e Anna Pinto da Costa. Este casal foi padrinho de batismo da filha mais velha do casal Leopoldina e Elias. Até o momento não temos outra fonte sobre o assunto.

        Gostar

  5. Olá, Nilza. Continuo em busca da familia SILAMI em Caiapó/ Leopoldina, mais especificamente meu avô materno Miguel Abraão Silami sírio) e minha avó Francelina Bravo Silami (brasileira). Dela nenhuma referência. |Encontrei apenas seu túmulo, datado de 1921, em Caiapó.
    Gostaria de que me orientasse.
    Obrigada,
    Francelina Silami Ibrahim

    Gostar

      1. Olá, Nilza, você poderia me indicar onde encontrar esse registro de óbito? Minha avó era Francelina Sousa Bravo antes de ter Silami acrescentado a seu nome.
        Obrigada,
        Francelina

        Gostar

  6. Boa tarde, estou a procura de informações sobre Egmidio de Sousa Barros casado com Ana de Sousa Arruda que tiveram fazenda em Rio Pardo de Leopoldina(não sei se seia nessa regiao mas pelo nome deduzi que era por ai) ele filho de Domingos Jose de Barros e Maria Jose de Santa Rita na segunda metade dos oitocentos.
    Grato
    Rodrigo

    Gostar

    1. Olá: Bom Jesus do Rio Pardo era o nome antigo do distrito de Leopoldina que atualmente é o município de Argirita. Emygdio José de Barros registrou a Fazenda da Salvação em 1856. Sua esposa, Ana Esméria de Jesus, era falecida em outubro de 1862. Não tenho filiação do casal, apenas nomes de cinco filhos.

      Liked by 1 person

      1. Ola, otimas informações, Obrigado. Ele era irmão do meu Trisavö, Antonio de Sousa Barros, nao tinha informação sobre ele alem do nome, vc teria o nome dos filhos dele e sabe informar se continuaram na região? Ele era filho do Sargento Mor Domingos José de Barros, portugues e grande latifundiario em São José do Chopoto, atual Alto Rio Doce, aqui ainda tem mtos descendentes dos Barros

        Gostar

      2. Olha eu encontrei essas informações na internete. (Emídio José de Barros foi a primeira vez casado com Ana Esméria de Jesus.
        Moravam no curato do Rio Pardo, termo da cidade de Leopoldina (MG).
        Viúvo, ele habilitou perante o Juízo Eclesiástico, diante de um impedimento
        canônico de 2º grau de consanguinidade misto ao 1º, na linha transversal. Dispensado, casou-se na matriz do Santíssimo Sacramento a 8 de fevereiro de 1865 (RJ03.B7, 32) com Joaquina Angélica de Santa Rosa,
        viúva do cap. Paulo Vieira de Carvalho e Souza, filha do cap. Francisco Rodrigues Milagres e Ana Angélica de Santa Rosa. )
        GENEALOGIA FLUMINENSE
        Região Serrana – Genealogias
        © Sala de Estudos (www.marcopolo.pro.br)
        Vc sabe se procede? Se encontrar esse registro de casamento da pra ver a paternidade correta dele

        Gostar

      3. Bom dia Sra. Nilza. Descobri que alem do Emigdio José de Barros, tbm regisstraram terras no Gloria mais dois de seus irmãos, Maria Angelica de Jesus, no ribeirão Alegre e Candido José de Barros a fazenda Fortaleza. Sera que vc tem informações sobre a Maria Angelica e o Candido, assim cmo esposa ou marido e filhos?
        Grato Rodrigo

        Gostar

      4. Olá Rodrigo: não tive sucesso nas buscas que fiz sobre ribeirão do Gloria, mencionado em 1813 mas cujo nome desapareceu com o tempo. Seria um dos cursos d’água localizados ao sul do município de Leopoldina. Talvez seja um dos afluentes do Rio Pardo. O outro citado também seria afluente mas o nome seria Alegria. Talvez o inventário de Maria Angelica e Candido esclareçam a questão.

        Gostar

  7. Boa tarde Sra Nilza ,
    Muito obrigada pelas informações . Gostaria ainda de saber se a Sra tem informação sobre a data e local de falecimento de meu bisavô João Alves de Souza Machado e se ele era português como li no site da ALLA. Nesse caso, gostaria de saber onde ele nasceu Tambem gostaria de saber mais sobre meu avô Manoel Machado que foi diretor do Grupo Escolar em Angustura e se casou com Blandina de Oliveira que segundo minha mãe conta morava numa fazenda ou local que se chamava São Gonçalo do Rio Abaixo . Ao mesmo tempo minha mãe não sabe dizer os nomes de seus avós , pais de Blandina que se casou com Manoel Machado filho de Joao Alves de Souza Machado pois o pai dela ficou viúvo e se casou novamente . A única coisa que sei sao os nomes das irmãs de Blandina que seriam Melania , casada com o chefe da estação de trem em Volta Grande , Nagib Nakari . E do irmão Antônio , conhecido como Niquinho, que cuidava de uma fazenda perto de Angustura.
    Muito obrigada

    Gostar

    1. Helenice: não localizei a informação no site da ALLA. Vc salvou o endereço onde leu que seu bisavô era português? Até o momento só tenho o que consta nesta postagem.
      O atual município de São Gonçalo do Rio Abaixo era distrito de Santa Bárbara. Creio que lá vc poderá encontrar alguma informação.

      Gostar

Deixe um comentário