Família Marinato II

O segundo grupo de sobrenome Marinato, que chegou pelo vapor Washington no dia 30 de outubro de 1888, era chefiado por Giordano Marco Marinato. A família recebeu o número 153 na lista da Hospedaria Horta Barbosa, de onde saiu no dia 4 de novembro com destino a Leopoldina.

Giordano era neto paterno de Lorenzo Marinato e de Pasqua Marchiro, cujos sobrenomes aparecem desde o período napoleônico na região que outrora fizera parte do Graticolato Romano, ou seja, uma extensa área plana dividida pelos romanos em quadrados com 710 metros de lado, destinados à agricultura. Conforme temos comentado em todos os posts sobre os passageiros do vapor Washington, muitos deles viviam na divisa entre as províncias de Venezia e Padova. Sendo assim, os comuni de Mirano, Pianiga, Dolo e Vigonza são as principais referências para pesquisar o grupo. E como ser verá no relatório genealógico a seguir, os sobrenomes daqueles passageiros se misturaram ao chegarem a Leopoldina e alguns já vinham com ancestrais aparentados.

Embora nem todos tenham vivido na Colônia Agrícola da Constança, os vínculos familiares fizeram com que a maioria a frequentasse, ainda que esporadicamente. Uma das pessoas que nos procuraram interessadas em conhecer a história dos Marinatos fez um relato característico. Disse que seus avós levavam filhos e netos para a festa de Santo Antônio de Pádua, na Capela da Colônia, onde foram iniciados alguns namoros.

 

 

21 opiniões sobre “Família Marinato II”

  1. Ola Nilza, tudo bem? Primeiramente, gratidão por tanta informação. Estou começando a fazer a arvore da minha familia italiana e encontrei quase tudo que precisava nesse documento dos descendentes de Giordano Marinato. Se voce nao se importar, tenho uma pergunta. Voce diz que a Oliva Palmira Carraro usou o nome de Emilia Carraro (minha trisavó). Nos seus estudos chegasse a encontrar algum documento que comprova isso? Minha familia a conhece apenas como Emilia, mas a informação do nome original dela confere. Obrigada!

    Gostar

    1. Olá, Bianca. Sim, minhas fontes são, prioritariamente, documentais. O nome completo veio no Certificato di Stato di Famiglia que obtive em 2000 no Archivio di Stato di Venezia. No casamento religioso, o nome parece ser Mira, o mesmo que consta em batismos de alguns filhos. Posteriormente, leitores de nossa coluna no jornal informaram que o nome dela era Emilia mas não tinham fontes.

      Gostar

  2. Olá Nilza!
    Sou bisneta de Virginio Marinato, filho de Otaviano Marinato e Giudetta Scantabulo. Gostaria de conhecer mais sobre essa linha da família… anteriores ao Otaviano, tenho conhecimento apenas até Giordano Marinato, casado com Marcolina Simonato, tudo isso apenas pelo FamilySearch

    Gostar

  3. Oi, bom dia!
    Sou Fabrício, casado com Angela Maria Marinato, tenho uma filha Laura Marinato Martins, e hoje estamos estudando sobre a origem da família. E foi muito legal achar que aqui está o avô de Angela ( Geraldo Marinato, casado com Maria C.Lima). Gostaria de saber, como podemos contribuir para esta atualização da Família pós Sr. Geraldo.
    Um abraço.

    Gostar

      1. Boa tarde! Aqui é a Angela Maria Marinato, vou te passar os nomes dos filhos de Geraldo Marinato com Maria C Lima. São eles: Maria Helena Marinato, Ana Rita Marinato de Moura, José Lourenço Marinato, João Pascoal Marinato, Carlos Roberto Marinato, Sirlene Aparecida Marinato, Ricardo Marinato e Rosemere Aparecida Marinato. Depois eu passso os conjujes e filhos.

        Um abraço!

        Angela

        Gostar

      1. Nilza Boa noite
        Descendentes de primeira geração de Giordano Marco Marinato.

        ix – Paschoal Celeste Marinato filho com Marcolina Giuseppina Simionato
        Nasceu em 08/09/1891 em Leopoldina – MG.

        – Em 1922 Paschoal Casou-se em Leopoldina – MG com Francisca Rodrigues de Souza, falecida em 1928. Filho deste casamento: Silvino Marinato

        44 – Silvino Marinato (Paschoal Celeste;Giordano Marco). Nasceu em 18/12/1926 – Leopoldina – MG. Em ### na cidade de Recreio – MG casou-se com Ivone de Oliveira Marinato, filha de Sebastião Justino de Oliveira e de Mariana da Silva Oliveira. Silvino Marinato Faleceu em 08/09/1975 no Rio de Janeiro- RJ. …..

        Gostar

      2. Agradecemos pelas informações, Mauro. Cortei o final da mensagem por conter dados de identificação de pessoas vivas. Se for possível, gostaria de contar com seus esclarecimentos a respeito de dois pontos:
        1 – Informações orais indicaram que Silvino Marinato teve uma filha de nome Terezinha não incluída na sua lista;
        2 – Outro colaborador informou que Silvino Marinato viveu na Baixada Fluminense e não na cidade do Rio de Janeiro.

        Gostar

    1. Olá Lidiane: nossa pesquisa é feita, basicamente, em fontes escritas. Mas não colecionamos cópias de documentos. Na maioria dos casos, temos apenas a referência.
      Usando a caixa de pesquisa no blog vc poderá encontrar diversas matérias sobre a família Marinato. No caso específico dos descendentes de Otaviano Marinato, temos raras informações até a quinta geração, ou seja, os terceiro-netos.

      Gostar

  4. Que coisa mais linda!Fico encantada quando
    Vocês conseguem ,não só um dossiê da vida
    Dos imigrantes,mas também a foto.
    Que trabalho digno e importante pra história do país.Parabéns!!
    Com todo o meu carinho,respeito e admiração ,
    Rosângela Percu

    Gostar

Deixe um comentário