Passageiros do Vapor Washington

No dia 30 de outubro de 1888, aportou no Rio de Janeiro o vapor italiano Washington. Esta viagem chamou nossa atenção por ter sido, naquela década, a primeira que reuniu grande número de imigrantes que se dirigiram para Leopoldina. Aliás, naquele mês de outubro de 1888, segundo o periódico A Immigração, publicado na Corte, entraram no porto do Rio 6.088 imigrantes, sendo 4.090 italianos.  Do total de imigrantes entrados, as seguintes localidades receberam o maior número:

3.076 - Minas Gerais

1.250 – Corte

  868 – São Paulo

  545 – Rio de Janeiro

  203 – Rio Grande do Sul

  128 – Paraná

Fonte: A Immigração, Rio de Janeiro, nov. 1888, p.3

Mas estes dados se referem apenas ao porto do Rio de Janeiro sobre o qual a mesma publicação informa que no mês de outubro foi computado o maior número de desembarcados de 1888, e que o total atingido naquele ano já era maior do que o de todos os anos anteriores.

 

A lista de passageiros foi encaminhada para a Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, cujo registro está disponível no site do Arquivo Público Mineiro, livro SG-801, páginas 74 a 118. Todos os 1335 imigrantes encontram-se listados, sendo que muitos saíram da Hospedaria com destino a Leopoldina. Ao pesquisar sobre estas famílias, observamos que muitos sobrenomes estavam grafados de maneira diferente do original italiano, além de enganos em nomes, idades e sexo de alguns passageiros. Não conseguimos informações sobre todos eles e, portanto, alguns dos sobrenomes a seguir podem conter incorreções:

Albertin, Albertoni, Baldan, Beatrisini, Bernardi, Bestton, Bortolozo, Broccato, Calzavara, Carraro, Ceoldo, Ceoldo, Cosini, Dommini, Faccina, Fazolato, Formenton, Garbin, Giacomin, Gobbi, Gottardo, Lazzarin, Lorenzi, Marchiori, Marinato, Meneghetti, Montovani, Nalon, Perigolo, Pertile, Pivoto, Polasse, Righetto, Roschi, Rossato, Saloto, Sampieri, Scantamburlo, Schiavolin, Spoladore, Trevisan, Verona, Zapaterra e Zotti.

O vapor Washington permaneceu no Rio até o dia 4 de novembro, quando seguiu para o Chile levando 67 passageiros em trânsito, o que nos leva a supor que 10 passageiros tenham decidido ficar no Rio.

Ao estudarmos as famílias que vieram pelo Washington e que foram para Leopoldina, observamos que uma boa parte era proveniente da divisa entre as províncias de Padova e Venezia.

O comune de Vigonza na província de Padova, os comuni de Pianiga e Dolo na província de Venezia, e as localizades de Arino di Dolo e Cazzago di Pianiga, foram os mais incidentes entre os imigrantes aqui referidos.

Parte dos viajantes não permaneceu em Leopoldina. Entre os que lá se estabeleceram, mais de 20 anos depois alguns se tornaram proprietários de lotes da Colônia Agrícola da Constança.

Nas próximas postagens vamos atualizar informações sobre algumas famílias que vieram pelo vapor Washington.

56 opiniões sobre “Passageiros do Vapor Washington”

  1. Ola Nilza!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo trabalho, acho fascinante tudo isso! Então, eu sei que meus trisavós vieram nesse vapor, o Sr. Marinatto Ottaviano, sua esposa Giudetta Scantaburo, eu gostaria de ter mais informações sobre eles, se possível for. Muito obrigada!

    Tatiana

    Gostar

  2. Olá, meu antepassado está na lista deste vapor, são eles: SOBRENOME: TIOZZO
    LIVRO SG-801 PAG.: 84 -DATA 31/10/1888 (DATA DE ENTRADA NA HOSPEDARIA), alguma informação desta família?

    Gostar

  3. Olá, Nilza

    Já haviamos conversado anteriormente. Novamente gostaria de parabenizar, pois você deu luz a uma parte da história da família que até então era desconhecida.

    Meus familiares vieram no vapor e foram para Além Paraiba. Na lista, estão na pagina 75, Marco Maritan, Giuditta Barison (barbizan, na transcrição) e os filhos. Lá eu não sei para onde foram e em que momento mudaram para o Rio Grande do Sul. Esse hiato estou tentando preencher.
    uma pergunta que teria é em relação a lista de passageiros do navio. a lista que está no arquivo publico mineiro é referente a hospedaria e contem somente os que foram para MG. os que ficaram no RJ ou foram para outros estados não tem-se informação. tentei buscar no arquivo nacional, mas esse navio nem consta como desembarque no RJ ou em outro porto do Brasil. Se não fosse a materia do jornal, não teria como provar que o mesmo veio ao Brasil.

    Gostar

    1. Olá Jocenei: o manifesto do vapor Washington, na viagem de 1888, é um dos muitos que não encontrei no Arquivo Nacional. Segundo leituras esparsas, acredito que a hipótese mais provável é de que a lista original tenha seguido com os passageiros para a hospedaria, foi transcrita no livro de lá e descartada.
      Não tenho como ajudar em relação à estadia dos seus em Além Paraíba. Talvez os processos de casamentos dos filhos traga alguma pista para buscar fontes do período em que estiveram em terras mineiras.

      Gostar

    2. Olá…Boa noite…sou Adriana, natural de Além Paraiba….esse sobrenome não é estranho p mim…vou me informar melhor e volto aqui p mais informações.

      Gostar

  4. Olá Nilza. Cheguei no seu blog pesquisando a família Dametto que estava no navio Washington também. Eles vieram de Treviso e tomaram outro rumo, não foram para Leopoldina.
    Também sou pesquisador e queria parabenizá-la pelo trabalho.

    Gostar

  5. Olá, parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber informações do meu bisavô Luiz Baptista Gobbis, sei q seus pais eram imigrantes italianos e q a família dele morava em Constança MG.
    Obrigada, Valéria

    Gostar

    1. Olá, Valéria. Nosso projeto é sobre a imigração em Leopoldina onde foi criada a Colônia Agrícola Constança em 1910. Entre seus moradores não aparece o sobrenome Gobbi. Talvez você se refira a uma família que chegou ao Brasil bem antes da existência da Colônia e não viveu em Leopoldina.

      Gostar

  6. Ola, primeiramente parabéns pelo trabalho. A bisavó da minha esposa chegou ao Brasil pela embarcação Washington outubro de 1988, ela se chamava Maria Zampieiri, gostaria de mais informações sobre sua procedência.

    Gostar

  7. Olá, Meu nome é Sebastián beatrisini, e supomos que meu bisavô poderia ter chegado no vapor Washington; Queria saber mais sobre a história do meu sobrenome Beatrisini e se há descendentes em Leopoldina com esse sobrenome

    Gostar

      1. Sim, Sebastian, temos um Luigi Beatrisini que chegou pelo vapor Washington e foi para Leopoldina. No entanto, parece ter ficado apenas alguns meses, apenas o necessário para arranjar meios de tomar outro destino. Não deixou nenhum registro no município. Não sabemos qual a origem nem o destino dele.

        Gostar

  8. Ola, estou buscando a cidade do meu trisavo. Ele veio nesse navio, tinha 12 anos. Ele se chamava Giovanni Pertile, veio junto com o pai Marsilio, mãe Maria e irmão Giuseppe.

    Giuseppe descobri que veio de Pianiga, mas o meu trisavó não encontrei. Teria alguma ajuda?Obrigada

    Gostar

  9. Olá Nilza, parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de ter mais informações da minha família, que acredito ter vindo nessa época, Cosini. Teria algum telefone ou e-mail que eu possa fazer contato? Obrigada. Valéria.

    Gostar

  10. Olá! Bom saber algumas informações sobre o vapor Washington. A bisavá do meu marido estava na embarcação: Virginia Vettorato, 10 anos. Ela veio com a família Capochin. Pelo que sabemos, ela foi para Angustura. Gostaríamos muito de saber informações sobre o local de origem dela na Itália. Se alguém pudesse ajudar, ficaríamos gratos

    Gostar

    1. Olá Sandra: pelo que consta no livro da hospedaria, a família Capochin foi contratada para trabalhar em Além Paraíba. Que eu saiba, não teve vínculo com o município de Leopoldina, que eu pesquiso. Vi também que um grupo Vettorato chegou em 1895 e foi para Barbacena. Se forem parentes, talvez você consiga pistas através de tal família.

      Gostar

  11. Olá meu trisavô Gerolamo Mantuan veio na embarcação washington. Ficou em Leopodiana, meu bisavô veio junto com 4 anos. Olhando no arquivo de lista de reserva militar de Padova. Achei infomações do meu trisavô ele nasceu em PIOVE DI SACCO de Padova. No entanto, não acho nada do meu bisavô. Visto que ele veio novo com 4 anos, ele não se encontra na lista de reserva militar.
    Queria saber aonde você teve a informação que o grupo veio da região de padova e Venezia?
    E parabéns pelo site, muito legal essas informações sobre nossa história…

    Gostar

    1. Altobelli: mesmo tendo saído da Italia, era para constar na Lista di Leva do comune mandatário de onde nasceu. Estudei as famílias que vieram na viagem do Washington de outubro de 1888, a maioria daquela área que marca a divisa entre Padova e Venezia. Mas não consegui descobrir o local de nascimento de todos eles nem encontrei os filhos de Girolamo nas Liste que consultei das duas províncias.

      Gostar

  12. Boa noite,
    Adorei esse site, resgatar a memória é algo sempre muito valioso!
    Vocês teriam alguma informação sobre a procedência de Guerino Brigato? Filho de Alessio Brigato, consta como tripulante desse navio, segundo o site da Arquivo Público Mineiro.
    Obrigada

    Gostar

  13. ola boa tarde , parabens pela materia. Gostaria de saber onde foram a familia de ettore mantovani e leticia capeli mantovani, chegaram em 31/10/1988.

    Gostar

  14. Nilza, boa noite.
    Agradecida pelo memorável trabalho de pesquisa sobre os imigrantes italianos nas Minas Gerais.
    Estou em busca desta lista do vapor Washington aqui chegado em 10.1888.
    Gostaria de saber mais sobre a familia de Luigi Guerra, esposa e filhos, Que vieram nele. Antonio Guerra, filho com 13 anos , acho que é meu avô .
    Poderia disponibiliza-la?
    Sabe qual rumo tomaram apos a chegada?
    Preciso de dados para cruzar com os que já possuo.
    Desde já agradecida,
    Rafaelina

    Gostar

    1. Agradecemos pelo apoio, Rafaelina.
      A lista original da viagem do Washington em outubro de 1888 não foi encontrada. Existe apenas o registro de passageiros na Hospedaria Horta Barbosa, disponível no site do Arquivo Público Mineiro. Tenho interesse pessoal em Luigi Guerra, provável irmão de Teresa Guerra que faleceu antes da vinda do marido e filhos para o Brasil naquela viagem do Washington. Mas Luigi não foi para Leopoldina, o município que pesquisamos. Saiu da hospedaria para São João Nepomuceno, onde não tivemos acesso a fontes. Se o seu interesse for somente processo de reconhecimento de cidadania, entre em contato com o Archivio di Stato de Vigonza, provável local de nascimento de seu antepassado.

      Gostar

      1. Nilza, bom dia. Tudo bem? Desculpe entrar na conversa aqui. Estou rastreando parentesco com uma família que veio neste navio. Giuseppe Tozzato, livro SG-801, página 116. Chegou também em 1888. Sei que eles foram pra Minas e até achei o registro deles no Livro Público, mas não sei pra onde de Minas eles foram pra poder rastrear os demais documentos. Sabe onde encontro essa informação? Tenho esperança que vocês consigam me ajudar. Obrigada desde já. Daniele

        Gostar

  15. Meu Bisavo se chamava Vardiero Gioseppe filho de Vardiero Luidge e Roza Confurtin,
    ele nascido em Venezia ela em Padoa Itália, sua esposa se chamava Regina Zago
    filha de Giovani Zago e Arvali Gusmão.

    Gostar

    1. Olá. Muito feliz pelos seus esclarecimentos.
      Gostaria de conversar contigo . Tenho documentos, certidões do filho de Luigi Guerra, Antonio, Amália, Felice.
      Creio que você ainda vai me ajudar muito a conseguir o que procuro.
      Poderia ser onde?

      Abraços,

      Rafaelina

      Gostar

      1. Oi Nila Sou simm. Valentino Luiggi Guerra é Pai de minha Tataravó Amália guerra, vieram de Nervesa della Battaglia na italia neste vapor Washgton.

        Gostar

      2. Obrigada pela informação, Antonio. Suspeito que Luigi era irmão de Tereza Luigia Guerra, nascida e falecida em Vigonza. O marido e os filhos dela passaram ao Brasil no vapor Washington e estão na mesma página do livro da Hospedaria onde vi a família de Luigi. Tereza era filha de Giacomo Guerra. Quem foi o pai de Luigi?

        Gostar

  16. Olá, primeiramente parabéns pela Matéria, gostaria de saber onde consigo acessar a lista de passageiros dessa embarcação, meu tataravô Luigi e meu trivô Giuseppe Vardiero vieram nela.

    Gostar

    1. Olá Jonathan: a lista dos imigrantes que vieram pelo vapor Washington para Minas Gerais encontra-se no Arquivo Público Mineiro. Há um Luigi, com família, que foi para Muriaé. Não vi o nome Giuseppe.

      Gostar

  17. Por favor, gostaria de pedir ajuda, pois preciso de informações sobre a familia Zotti mais especificamente DOMENICO ZOTTI E GIUSEPPE ZOTTI PAI E FILHO , que chegaram em 31/10/1888.
    desde já agradeço

    Gostar

      1. Boa noite minha bisavô veio no vapor Washington conforme algumas pesquisas, gostaria de pedir ajuda para avançar nas informações. Minha bisa era Natalina Ferrari e meu bisavô era João Caputo, estou no início das pesquisas e não possuo muitas informações. Se tiver alguma, agradeço de coração! Obrigada 😘

        Gostar

Deixe um comentário