71 – Martins de Almeida – Seus antepassados – I

Como prometido no artigo anterior, a viagem continua pela família de Martins de Almeida. Hoje, para lembrar os seus antepassados.

Conforme já foi dito anteriormente, Francisco Martins de Almeida era filho do magistrado Dr. Antonio Francisco de Almeida e de Georgina Martins de Almeida, e nasceu em Leopoldina em 07 de janeiro de 1903. A partir do convite para o seu sepultamento[1] no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 30 de julho de 1983, é de se supor que tenha falecido na condição de solteiro. E considerando que a missa de 7º dia foi celebrada na Matriz de N. S. de Copacabana, provavelmente continuava morando na Rua Hilário de Gouvêa, endereço citado nas atas da Comasa – Construtora Martins de Almeida, empresa de engenharia da qual participava com irmãos e outros familiares.

Embora não se tenha encontrado o registro de casamento dos pais de Martins de Almeida – Georgina e Antonio Francisco, uma notícia publicada[2] em 1899 faz crer que o noivado do casal teria sido breve e o casamento se realizara em fevereiro daquele ano. Dois anos depois, o nome do marido aparece ao lado do nome do pai de Georgina na lista de acionistas do Banco de Leopoldina.

Mas a homonímia não nos permite afirmar que Antonio Francisco tenha sido o jovem que recebeu o grau[3] de bacharel em ciências jurídicas e sociais em 1894 e que no ano seguinte foi nomeado[4] promotor de justiça da comarca de Ouro Preto. Entretanto esta informação respalda a notícia do noivado dando conta de que ele era Secretário de Polícia em 1898 e posteriormente foi nomeado para substituir o promotor Francisco de Castro Rodrigues Campos que esteve lotado em Leopoldina até por volta de 1900 sem ter assumido efetivamente o cargo.

O fato é que Georgina Martins Ferreira e Antônio Francisco de Almeida passaram a residir na Fazenda Araribá onde nasceram, pelo menos, dois de seus filhos: Félix Martins de Almeida em 20 de fevereiro de 1902 e Francisco Martins de Almeida em 07 de janeiro de 1903, ambos registrados no Cartório de Providência. E é possível que um filho mais velho, homônimo do pai, também tenha nascido em Providência, da mesma forma que outros quatro: José (1904), Maria Eugênia (1905), Heloisa (1906) e Elza (1907). Poderíamos acrescentar, ainda, Liana Martins de Almeida que aparece em convites fúnebres da família, publicados em jornais do Rio de Janeiro na década de 1980.

Registre-se que o problema para a identificação correta desse grupo familiar advém das diversas mudanças de localização da família. Se na primeira década dos novecentos encontramos referências no Registro Civil do distrito de Providência, em Leopoldina, na década seguinte um dos filhos, Félix, estudava[5] em Barbacena, MG, mas não sabemos se toda a família ali residia. Já nos anos de 1920, a filha Elza estudava[6] no Colégio Granbery, em Juiz de Fora, e em 1924 o endereço[7] da família era Muzambinho, MG.

Depois da passagem por Belo Horizonte, fomos encontrar Francisco Martins de Almeida no Rio de Janeiro, como advogado e sócio fundador da COMASA – Construtora Martins de Almeida, constituída[8] em 25 de fevereiro de 1946 pelos irmãos, com a participação de cunhados e alguns outros parentes.

Esta viagem se tornou exaustiva em razão destas seguidas mudanças, o que obriga o Trem de História a fazer mais uma parada. Mas, fique tranquilo o leitor. Na próxima edição ela prosseguirá com a família Martins de Almeida. Até lá!


Fontes Consultadas:

[1] Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 30 jul 1983, ed 113 p.14.

[2] Gazeta de Leopoldina, Leopoldina, MG, 14 fev 1899 p.3

[3] O Estado de Minas Geraes, Ouro Preto, MG, 15 jul 1894 ed 403, p.1.

[4] O Estado de Minas Geraes, Ouro Preto, MG, 6 mar 1896 ed 426 p.3.

[5] O Pharol, Juiz de Fora, MG, 28 abr 1914 ed 98 p.2.

[6] O Pharol, Juiz de Fora, MG, 11 nov 1925 ed 1064, página 4.

[7] Correio da Semana, Queluz [Conselheiro Lafaiete], MG, 25 set 1924 ed 492 p.3.

[8] Correio da Manhã, Rio de Janeiro, RJ, 29 mar 1946 ed. 15767 p.6.

Luja Machado e Nilza Cantoni – Membros da ALLA

Publicado na edição 326 no jornal Leopoldinense de 1 de março  de 2017

8 opiniões sobre “71 – Martins de Almeida – Seus antepassados – I”

  1. Como faço para saber sobre meu Avô Materno
    Hilario Martins de Almeida?
    Vindo de Portugal para o Brasil, morou em Tabatinga Sp depois Marialva Pr

    Muito obrigado.

    Gostar

      1. Boa tarde, sra. Nilza Cantoni. Lendo a biografia de Mário de Andrade, encontrei o nome do escritor Martins de Almeida e fui procurar porque meu pai foi sócio da construtora Comasa. Que surpresa encontrar em seus escritos registros sobre os Martins de Almeida. Eu era muito próxima de d. Elza, contadora, que trabalhou a vida inteira na firma de engenharia. De férias, eu ia sempre ao escritório e d. Elza me levava para lanchar e invariavelmente comprava para mim um livro. Em seu escrito, aparece Elza, irmã de Félix. Em minha lembrança, d. Elza era prima de dr. Félix. Muito obrigada,
        Liliane Bejgel

        Gostar

      2. Obrigada pela visita ao site, Liliane. A Elza citada no texto era irmã de Francisco Martins de Almeida, conforme consta nos inventários dos avós paternos. Não sei se chegou à idade adulta nem se passou a morar no Rio. É possível que houvesse uma prima de mesmo nome.

        Gostar

  2. Olá boa noite tudo bem procuro evidência da família Martins Almeida a muito tempo e não acho nada,minha família é de torre de pedra e Tatuí interior de SP será que tem alguma ligação

    WhatsApp (15)99726-8119

    Meu avô sempre falava de querer saber a origem da família acho sou o único que corre atrás disso

    Muito obrigado Deus abençoe….

    Gostar

    1. Olá André: como vc viu na postagem, Martins tem origem na família Martins Ferreira, proveniente de São João del Rei. Desconheço vínculo com o interior paulista e com Portugal.

      Gostar

  3. Ola, sou da família Martins de Almeida do sertão de Pernambuco, mais precisamente itapetim. Meus bisavós por linhagem materna possuem o sobrenome Martins de Almeida. Será que seríamos parentes?

    Gostar

    1. Olá Aneilson: o escritor modernista Francisco Martins de Almeida, nascido em Leopoldina-MG, herdou o sobrenome dos pais. A mãe era da família Martins Ferreira que vivia na Comarca do Rio das Mortes no século XVIII. O pai era de uma das famílias de sobrenome Almeida que vivia na Comarca de Villa Rica no mesmo século. Desconheço vínculo deles com família de Pernambuco.

      Gostar

Deixe um comentário