Emancipação de Recreio

O Decreto-Lei 148 de 17 de dezembro de 1938. fixou a divisão territorial do Estado de Minas Gerais. Entre outras providências, este normativo emancipou de Leopoldina o então distrito de Recreio, que havia sido criado pelo Decreto nº 123 de 27 de junho de 1890. Além da sede, o novo município passou a contar com dois distritos, desmembrados de Leopoldina: São Joaquim (Angaturama) e Conceição da Boa Vista.

2 opiniões sobre “Emancipação de Recreio”

  1. Boa tarde, Cantoni.

    Já estive aqui algumas vezes procurando sobre meu bisavô e avô. Gostaria de tirar uma dúvida com você, caso você saiba: descobri que meu avô nasceu em São Joaquim (hoje Angaturama). Porém, seu registro de nascimento não se encontra naquela cidade. Você saberia onde poderia encontrar? Já procurei em todos os cartórios de Leopoldina, Cataguases, Recreio. Ou não fizeram a busca com atenção ou realmente estou procurando nos lugares errados.

    Obrigado!

    Gostar

    1. Ricardo: como vc mencionou cidade para se referir a um distrito, repetirei informação que talvez vc já conheça. São Joaquim era o nome do atual distrito de Angaturama. Pertenceu a Leopoldina até a emancipação de Recreio em 1938. Então, sugiro que procure nos cartórios de Ribeiro Junqueira (distrito de Leopoldina que divisa com Angaturama), Recreio (sede municipal), Laranjal (município vizinho) e Itapiruçu (distrito de Palma que faz divisa com Angaturama).

      Gostar

Deixe um comentário