O patrimônio conta a história

A sepultura seguinte, da família Barbosa da Fonseca, é outro monumento do cemitério de Conceição da Boa Vista.
Manoel Barbosa da Fonseca, falecido em 1901, nasceu em Portugal a 11 de agosto de 1834. Em 1871 comprou terras da Fazenda Belmonte, de Francisco Corrêa Dias. Esta propriedade adquirida em Conceição da Boa Vista, constava de 16,5 alqueires localizados à margem do córrego Belmonte e na divisa com propriedade da família de Lucindo José Carneiro.
Foi agraciado com o título de 1º Visconde de São Manuel, para ele criado pelo rei D. Luiz I de Portugal, por decreto de 24 de março de 1886. Por esta época, o governo liberal de Portugal concedeu muitos novos títulos nobiliárquicos aos cidadãos que haviam prestado relevantes serviços à casa real, ao monarca ou ao país. Infelizmente, porém, nas publicações sobre este titular da Nobreza de Portugal consta que ele era proprietário apenas no Rio de Janeiro, sem citar Conceição da Boa Vista onde, naquele ano, era um dos eleitores.
Sabemos que o Visconde de São Manuel deixou pelo menos um filho chamado Manoel Barbosa da Fonseca Júnior, também eleitor de Conceição da Boa Vista em 1886. Sabemos também que a propriedade da família estava dentro do território que permaneceu no distrito depois da divisão de 1890. Corroborando outras informações, e como já vimos no post de 12 de abril, Theophilo Barbosa da Fonseca Moura contratou imigrantes nos anos de 1895 e 1896 para a sua fazenda Belmonte, sendo informado que o desembarque seria na Estação Recreio.

10 opiniões sobre “O patrimônio conta a história”

  1. Olá, meu avô Artur Fonseca viveu em Astolfo Dutra (MG) e arredores no início do Séc, 20, casou-se com Ana Roque, de Paquequer RJ, procuro ansiosamente informações! grato.

    Gostar

  2. Olá Nilza:

    Meu Nome é Lindolfo Jose Vieira da Silva, tenho 51 anos, tenho um escritório de advocacia na cidade de Presidente Prudente, sou neto de Lindolpho Barbosa da Silva, casado com Eulália Pereira da Silva. Ele, filho de Teófilo Barbosa da Fonseca e ela, filha de José Taveira. Meu avô, não sei por qual razão, deixou o distrito de Conceição da Boa Vista, por volta de 1.920 e criou seus filhos na cidade de Santo Anastácio, onde foi o primeiro funcionário público municipal daquele município do oeste paulista – alta sorocabana . Não tenho muitas informações acerca de minha familia em Minas Gerais e, a exemplo do meu Tio Lindolpho Barbosa da Silva, que também já manteve contato com voce, gostaria muito de obter informaçoes sobre meus ancestrais.

    Gostar

  3. INTERESSANTE O CONTEUDO.

    MEU AVO PATERNO – MANOEL BARBOSA DA FONSECA FILHO

    VEIO DE PORTUGAL AOS 2 ANOS DE IDADE

    RADICARAM-SE NA REGIÃO DE SERRA NEGRA, AMPARO – EST. SÃO PAULO

    É POSSÍVEL VC. TER ALGUM COMENTARIO.

    FICO AGRADECIDO

    OSVALDO B. DA FONSECA

    Gostar

  4. Olá NilzaMeu nome é Lindolpho Barbosa da Silva , sou neto do Sr. Teófilo barbosa da Fonseca e bisneto do Sr. Manoel barbosa da Fonseca. Gostei da informação e gostaria de receber informações sobre a minha família ..Obrigado Lindolpho barbosa

    Gostar

  5. Obrigada, Veronica. Se for possível, gostaria de contar com sua colaboração para ampliar o conhecimento sobre a família. Por favor, envie-me um endereço eletrônico.

    Gostar

  6. O SENHOR THEOPHILO BARBOSA DA FONSECA TAMBEM ERA FILHO DO VISCONDE DE SÃO MANUEL, ERA SEU SEGUNDO FILHO POIS ELE AINDA TEVE FILHAS.CARMEN VERONICA FONSECA DIAS,BISNETA DO SENHOR THEOPHILO.

    Gostar

Deixe um comentário