Recreio, MG: A presença dos Estrangeiros

A contagem populacional de 1872 é o primeiro documento mais seguro para o exame da composição de moradores por nacionalidade. Dificilmente podemos identificar os imigrantes das décadas precedentes. Sendo assim, é comum estabelecer aquele ano como primeiro momento da análise.

No distrito de Conceição da Boa Vista viviam 301 estrangeiros na época. Entre eles, 160 africanos escravos e 7 africanos livres. O estudo desta parcela da população é sobremaneira dificultado pela falta de especificação dos registros.

Das demais nacionalidades foram contados:

– 7 homens franceses, (3 solteiros e 4 casados);

– 13 homens italianos, (6 solteiros e 7 casados);

– 102 homens portugueses, (38 solteiros, 32 casados e 12 viúvos);

– 8 mulheres portuguesas (5 casadas e 3 viúvas);

– 3 homens suíços (1 solteiro, 1 casado e 1 viúvo);

– 1 mulher suíça, casada.

De modo geral, é possível identificar os componentes deste grupo de estrangeiros através dos registros paroquiais e civis. Entretanto, no que se refere aos portugueses a pesquisa pode não atingir um bom resultado porque nem sempre o padre e o escrivão indicavam a nacionalidade.

O recenseamento de 1890 indica a presença de apenas 276 estrangeiros no distrito de Conceição da Boa Vista. Em busca de outros informes a respeito, consultamos os livros das hospedarias e observamos que os imigrantes europeus chegaram na região a partir de 1870, com aumento significativo nos anos de 1888 e 1889. Mas até o momento só encontramos referência à estação de Recreio, como local de desembarque dos imigrantes, em 1895 e 1896. Segundo os livros da Hospedaria Horta Barbosa, os contratados nestes anos seguiram para a Fazenda Belmonte, de Theophilo Barbosa da Fonseca Moura.

10 opiniões sobre “Recreio, MG: A presença dos Estrangeiros”

  1. .Olá Nilza…tudo bem.. Meu avô materno se chamava João Ferreira , sempre foi de Recreio e Conceição da Boa Vista. Por acaso você sabe a origem do nome Ferreira ?
    Já meu avô paterno se chamava Osmar Dias Netto. Você sabe a origem desse Dias Netto ?

    Gostar

      1. Que pena, Márcio, nada tenho sobre eles. De todo modo, informo que os sobrenomes Dias e Ferreira foram muito difundidos em diferentes famílias, nem sempre indicando parentesco entre os usuários. Diversas vezes foram adotados para distinguir homônimos, conforme se observa em anúncios de jornais. Lembre-se que não havia regra para a formação dos nomes e era possível mudar ao longo da vida. No município de Leopoldina há Neto como indicativo de grau de parentesco e também como sobrenome. Será sempre necessário estudar a composição da família, especialmente os colaterais, para estabelecer a qual tronco pertencem.

        Gostar

  2. Boa tarde Sra. Cantoni,
    Miguel (Michele) Cantarin/Cantarino (Cervignano del Friluli – Udine ) e Anna Biasucci (Vedelago – Treviso) casaram-se em 1896 na fazenda do pantano, distrito de Alem Paraíba; em 1897, já em Santa Izabel – hoje Abaíba registram meu avô Guerino e tres meses depois o batizam em Conceição da Boa Vista, distrito de Recreio.
    Todos os 08 filhos de Miguel Cantarin e Anna Biasucci (De Jesus) estão registrados e batizados em Recreio. São eles: Guerino (batizado), Luís, João, Antonio, Maria, Rosa, Sebastião e Horlando.
    Miguel Cantarin faleceu e foi sepultado em 05 de maio de 1912 em Recreio.
    Anna Biasucci faleceu e foi sepultada em 23 dezembro de 1949 em Gov. Valadares.

    Antonio Cantarin(seu irmão) e Maria Pitteri tambem registram e batizam seus filhos em Recreio nesta mesma época. Maria Cantarin (filha do Antonio, nascida na Italia) e Vicente Picollo casam-se em Recreio em 17/10/1908. Antonio Cantarin faleceu em Mimoso do Sul – ES em 1935,

    A respeito dos Biasucci, existem ainda Giovanna Biasucci (casada em Recreio) e Giacomo Biasucci (sao irmaos) , este ultimo, casado em 1907 em Eugenópolis com Emilia Raimondi.
    Somente Anna Biasucci veio para Valadares; encontrei alguns Biasucci em Carangola e região. Sobre a familia de Quintino Princivale, Princival, e Luiza não tenho informaçoes.

    A Luiza que a Sra. Delma cita, e-mail acima, creio ser a minha tia, filha do Guerino e Maria Casucci, falecida em Frei Inocencio na decada de 90.

    Sebastiao Cantarino

    Gostar

    1. Prezado Sebastião Cantarino: muito obrigada pela colaboração. Suas informações serão muito úteis para os visitantes do blog que perguntam sobre a família.
      Quanto aos Biasucci de meu interesse, são os filhos de Luigi e Maria Cistelo: Rosa, Luiza e Bernardino. Os três nasceram no Veneto, casaram-se em Leopoldina e Recreio e de lá saíram na década de 1920. Fontes orais indicam que passaram pelo Espírito Santo e depois se estabeleceram na região de Governador Valadares.

      Gostar

  3. Ola, boa noite,
    Meus antepassados de origem italiana viveram em Conceiçao da Boa Vista, Recreio e arredores de 1896 a 1913; seus registros de casamento, nascimento e obito se encontram na igreja e cartorio de Recreio. Apos 1913, já estavam na região de Patrocinio do Muriaé,MG.

    Familia Cantarin – Provincia de Gorizia, Itália
    Familia Biasucci – Provincia de Treviso, Itália

    Att.

    Gostar

    1. Olá Sebastião: eu só tenho Rosa, Luiza e Bernardino Biasucci que encontrei nos livros de Recreio. Meu interesse é na Luiza, por ter se casado na família Precisvale. Dos Cantarin, nada tenho.

      Gostar

Deixe um comentário