Família Barbosa

Assim como diversas outras antigas famílias da região, também os Barbosa representam uma dificuldade para nossas pesquisas, já que ainda não pudemos definir, com segurança, se todos os usuários do sobrenome pertenciam à mesma família. Nossos estudos têm confirmado a observação de Sheila de Castro Faria que, no artigo História da Família e Demografia Histórica, publicado em Domínios da História (Cardoso e Vainfas, 1997), ressalta esta característica da sociedade brasileira: diversidade de sobrenomes de pessoas da mesma família consangüínea.

            Considerando, porém, que os Barbosa se inscrevem entre os antigos moradores de Recreio, trazemos uma segunda informação sobre eles.

            Em 1883 a Sra. Maria Madalena Barbosa compareceu ao Cartório de Conceição da Boa Vista para requerer seu reconhecimento como tutora de seus filhos menores: José, Geraldo e Antônio (ou Teotônio). Na mesma oportunidade, outros de seus filhos ali estavam para tratar da partilha de bens de seu pai, Vicente Gomes Leal, no processo de inventário do pai deste, Francisco Gomes Leal. Estes filhos foram Vicente Gomes Barbosa, Severino Gomes Barbosa e Ana Gomes Barbosa que se apresentou acompanhada do marido, José de Oliveira Sarandi.

            Sendo assim, temos mais um grupo de pessoas que vivia no então distrito de Conceição da Boa Vista na época em que se organizava o Arraial Novo que mais tarde tornou-se o distrito de Recreio.

46 opiniões sobre “Família Barbosa”

      1. Boa tarde. Sabe me dizer onde consigo provar de que José Alves Barbosa de Sá, pai da Rosalina, era filho do Severino Alves Barbosa?

        Gostar

  1. Olá, me chamo Jean alguém pode me ajudar? Estou em busca de dados dos meus antepassados.
    Meu pentavô se chamava João Barbosa de Barros ele era do Carmo do Paranaíba – MG
    (Por volta de 1857-1900)
    Seu filho(meu tetravô) se chamava João Barbosa de Oliveira.

    Gostar

  2. Boa tarde, estou a procura do registro de nascimento de Ricardo Gomes Leal, filho de Maria Ferreira de Souza e Ricardo Gomes Leal o mesmo nome do filho. No certidão de casamento dele fala que ele nasceu na cidade de Capelinha-Mg, mas não foi encontrado esse registro nesta cidade.

    Gostar

  3. Oi Nilza, na área da Zona da Mata Mineira tinha os Barbosa de Castro de qual sou descendente, eles moravam na parte de Palma-MG, meu pentavô era o Tenente Francisco Barbosa de Castro Valente, fazendeiro, um dos fundadores do Município de Cataguazes-MG filho do Capitão Manoel Barbosa Castro, muitas informações dessa genealogia dos fazendeiros da região podem ser encontradas no livro Genealogia dos fundadores de Cataguazes / Arthur Vieira de Rezende e Silva, não sei se já conhece mas segue o link para baixar: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/1588.pdf

    Gostar

    1. Olá, meu pentavô “antepassado” foi o Capitão Franklin José de Castro (ele foi prefeito de Rio Paranaíba – MG de 1927 a 1930). Sabe se ele tem alguma ligação com esses que você mencionou? Também tenho Barbosa de Castro no meu sobrenome e estou pesquisando sobre a ancestralidade dos sobrenomes Barbosa e Castro.

      Gostar

    2. Olá joão gabriel! meu Avô se chama Manoel Barbosa de Castro, viveu a vida toda no norte de minas gerais. Ele contava que tinha um irmão gêmeo que foi entregue a outra família. Estou a procura das raízes de minha linhagem,

      Gostar

  4. Teve em Conceição da Boa Vista o Manoes Barbosa da Fonseca, Visconde de São Maniel por Decreto de 24.3.1886 de Dom Luís, Rei de Portugal. Faleceu em 1901 naquele distrito, onde se encontra seu jazigo. Seu filho Teófilo Barbosa da Fonseca, nascido em Pirapetinga em 3.3.1865, foi muito influente na região, tendo casado na localidade em 19.3.1895 com Otília Carvalho da Fonseca.

    Gostar

    1. Pedro Carrano: você tem o nascimento de Zuleika, filha de Teófilo? Não consegui confirmar o anúncio de nascimento na Gazeta de Leopoldina, 23 maio 1895 pag 2. Já o casamento do Teófilo, peguei no livro 3 de casamentos fls 19 termo 6 com data de 23 de fevereiro de 1895. Além da data diferente da sua, haveria incompatibilidade com o anúncio de nascimento da Zuleika. O que você acha?

      Gostar

      1. Ola Nilza, eu tenho poucas informações sobre a família. Meu avo nasceu em Montes Claros -MG, mas ele falava de Salinas com minha avò. Depois que o Terencio perdeu a questao de 2 fazendas e faleceu, a família começou a mudar de cidade em cidade ate parar no Parana, que foi onde meu avo casou e onde o pai dele faleceu tbm.

        Gostar

      2. Olá Raquel me chamo Daniel você deve fazer parte dos meu familiares
        Avô Sebastião Gomes Barbosa
        Bisavô Marcos Gomes Barbosa
        Tataravô Terencio Gomes Barbosa

        Gostar

      3. Olá Raquel, não tenho certeza se somos da mesma família, mas meu avô paterno se chamava Terencio Gomes Barbosa e minha avó paterna Procópia da Silva Barbosa, meu pai se chama Daniel da Silva Barbosa e nasceu em Campina da Lagoa – PR. Particularmente não conheço muito minha família por parte de pai, mas sei que são do Paraná.
        Tios paternos:
        – José da Silva Barbosa, Nova Cantu – PR;
        – Elza Barbosa, nascida em Campina da Lagoa mas atualmente mora em Palestina – SP;
        – Valdir Barbosa;
        – Marilene da Silva Barbosa Duque, nascida em Campina da Lagoa mas atualmente mora em Jaraguá do Sul.

        Gostar

      4. Boa tarde Isamara
        Provavelmente sim, um dos filhos de Marcos Gomes Barbosa se chama Terencio.
        A família é de Montes Claros-MG, depois foram para o Paraná.
        Verifica nos cartórios se seu Avô Terencio é filho de Macos, se for vc é minha parente sim.
        Aqui eu encontrei 2 primos do meu pai, quem sabe vc não seja nossa parente tbm.

        Gostar

  5. Oi Meu nome e danielle gostaria de saber se. Jose raimundo alvez barbosa coisa como parente de alguem. Ele nace u em curvelo mg Meu avo.

    Gostar

  6. EU BUSCO POR SEBASTIAO ALVES DE CAMPOS E ANTONIO BARBOSA ALCEBIADES EM MG,QUEM SOLBER DE ALGUMA INFORMACAO DESTES DOIS PROPRIETARIOS DA DECADA DE 40 EM MG ,ENTRE EM CONTATO,DESDE JA AGRADECO PELA ATENCAO.

    Gostar

    1. Prezado Agildo: se vc especificar a região de Minas será mais fácil conseguir ajuda. O estado é muito grande, com o maior número de municípios do país.

      Gostar

  7. EU GOSTARIA DE SABER SOBRE MEU BIZAVO ANTONIO BARBOSA ALCEBIADES E MEU AVO JOSE BARBOSA ALCEBIADES E MINHA AVO MARIA ALVES DE CAMPOS,MEU BIZAVO ERA PROPRIETARIO E TRABALHAVA COM ALAMBIQUE,GADO,PANTACAO DE CANA ,REGIAO DO OCIDENTE MG.OBRIGADO

    Gostar

    1. Olá Agildo

      Pesquiso apenas os antigos moradores do município de Leopoldina, localizado ao sul da zona da mata mineira. Não localizei os nomes mencionados em meu banco de dados.

      Gostar

  8. A todos, consegui um bom adiantamento sobre a minha familia Barbosa na Igreja dos Mormon, eles tem um bom arquivo, consegui ir até os meus Tataravós, qualquer coisa é so encontrar pelo correio eletronico acima, ou no facebook como primo carioca.

    Gostar

  9. meu nome é Cícero guimarães da silva,e o nome de soltera da minha mãe é Generoza barbosa guimaraes e o nome da mãe dela era Julieta barbosa.Infelizmente é só o que sei,Bom minha mãe hoje tem 71 anos e é natural de São joão evangelista-mg.Gostariamos de conhecer familiares.Email:guimaraes_cicero@hotmail.com

    Gostar

  10. Não conheço parentes do meu pai q/ já faleceu e segundo o documento q tenho no meu poder diz q ele nasceu em Leopoldina-MG e o nome compreto dele era Raymundo Barbosa da Silva e da mãe Elisa Barbosa, se estivesse vivo estaria c/92 anos. Atenc. Leonardo Gomes Barbosa da silvae-mail leonardothefloyd@hotmail.com

    Gostar

Deixe um comentário