Conceição da Boa Vista, Recreio, MG

Atendendo ao pedido de um visitante do blog, interrompemos os comentários sobre os antigos moradores do território onde foi fundada a cidade de Recreio para ajudá-lo a localizar a região que estamos mencionando. Começamos pela imagem atual da área urbana de Conceição da Boa Vista, obtida com o Google Earth.

Por volta de 1830 a região foi ocupada por famílias provenientes, em sua maioria, da Serra da Ibitipoca. A Lei nº 533, de 10 de Outubro de 1851, em seu artigo primeiro determinou:
Art. 1º Ficão elevados da Districtos de Paz: […] Art. 6º O novo Districto de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista do Município do Mar de Hespanha divide com o do Feijão Crú defronte da barra do Ribeirão de S. João no Rio Pomba, seguindo pelo espigão acima entre as fazendas de Manoel de Novaes, e da Bocaina, a ganhar a serra, seguindo por esta até a diviza do Alferes João Baptista com Manoel Ferreira no Cemiterio, e d’ahi a encontrar o rumo da sesmaria dos Mendes, que dividem com o mesmo Manoel Ferreira; e seguindo pelo mesmo atravessando a serra, a encontrar com o rumo da sesmaria de Joaquim Cezario, que divide com os Valins; e no fim do referido rumo em direcção às fazendas da Soledade, e Santa Ursula, ficando estas pertencendo ao Districto do Feijão Crú; e com o Districto da Madre de Deos, fica dividido pela serra da Pedra Branca até embocar no Parahyba, e por este abaixo até a Barra da Parapetinga Grande, ficando as mais divizas taes quaes actualmente se achão estabelecidas.
Já a Lei nº 1902, de 19 de Julho de 1872, declarou
Que eleva à cathegoria de Parochia o curato de N. S. da Conceição da Bôa Vista do municipio da Leopoldina. […] Art. unico. Fica elevado à cathegoria de parochia o curato de N. S. da Conceição da Bôa Vista do municipio da Leopoldina, e conservará as mesmas divisas; revogadas as disposições em contrario.
Posteriormente, com a dificuldade de levar a Estrada de Ferro Leopoldina até o distrito, por conta de problemas com proprietários de terras localizadas entre a estação de Abaíba e o distrito de Conceição da Boa Vista, o traçado foi revisto e criou-se a Estação do Recreio, conforme já explicado neste blog.
O decreto nº 123, de 27 de junho de 1890, criou o distrito de Recreio, que foi elevado a município e cidade pelo Decreto-Lei nº 148 de 17 de dezembro de 1938. A partir desta data, Conceição da Boa Vista deixou de ser subordinada administrativamente a Leopoldina, passando a fazer parte do novo município.
A seguir pode-se observar cartografia publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, nos anos de 1950, contendo o traçado da ferrovia.

 

59 opiniões sobre “Conceição da Boa Vista, Recreio, MG”

  1. Olá! Estou muito feliz em ter encontrado esse site. Parabéns pelo seu trabalho! Cheguei aqui pois pesquiso sobre a minha família de Recreio e Conceição da Boa Vista.

    Minha avó nasceu em Conceição da Boa Vista, em 1931 (Déa Therezinha Fernandes Lacerda), filha de Alypio de Moraes Lacerda com Irisman Fernandes, que depois se mudaram para Recreio, onde minha avó foi criada e depois veio pro Rio de Janeiro e se casou com meu avô (Iderê José do Nascimento).

    Estou montando minha árvore genealógica mas não consigo descobrir os pais do Alypio nem da Irisman. Será que você teria alguma informação? Pesquisei aqui pelo site mas não encontrei nenhuma pista… se puder me ajudar de alguma forma, ficarei muito agradecida.

    Gostar

    1. Camile: parece-me que seus avós nasceram depois do fim do meu recorte temporal. O levantamento que fiz em Conceição da Boa Vista e Recreio foi só até 1890. Há alguns anos, fui procurada por uma pessoa que procurava por Irisman Lacerda, nome de casada de uma pessoa que teria origem no Rio Grande do Norte e teria vivido em Recreio no início do século XX. Sugeri buscas no cartório de Recreio mas a pessoa não me deu retorno.

      Gostar

      1. Muito obrigada pela resposta! Sigo pesquisando sobre a minha bisavó Irisman, agora pelo RN mas ainda não encontrei informações…

        Mas há um fato interessante: essa semana meu avô se lembrou dos tios da minha avó, que se chamavam José de Moraes Lacerda (irmão do Alípio/Alypio), casado com a Odila de Almeida, que moravam em Resende e tinham uma padaria. Meu bisavô Alípio saiu de Recreio-MG e foi morar em Resende-RJ com esse irmão, pra trabalharem juntos nessa padaria.

        Descobri a árvore genealógica deles que, por sinal, é bem completa no GeneaMinas. José de Moraes Lacerda é filho de Saturnino Alberto de Lacerda (GQMF-PGK) com Inácia Augusta de Moraes, mas em nenhum lugar meu bisavô Alípio consta como filho, mesmo tendo listado todos seus irmãos, tanto no GeneaMinas quanto no Family Search.

        Fiquei curiosa pra saber o que pode ter acontecido do Alípio não ter sido incluído em nenhuma genealogia como filho do Saturnino.

        Seu site tem me ajudado bastante nessa busca, muito obrigada!

        Gostar

      2. Camile: eu vi que vc inseriu os dados no FS. Há mts anos eu passei o casamento do Saturnino e a filiação dele e da esposa para uma pessoas que estava construindo árvore no FS. Mas eu só tenho fontes para três filhos do casal que nasceram dentro do meu recorte temporal.

        Liked by 1 person

      3. Boa noite, Nilza Cantinho!!! Como eu faço pra saber qualquer coisa sobre meu vô, José Maria Pina? Meu conta que eles eram de Conceição da Boa vista, meu vô viveu lá no começo dos anos 1900. Você pode me ajudar a encontrar qualquer coisa a respeito da minha família??? Gostaria muito!

        Gostar

      4. Olá Bruno: depois de 1900, só fiz buscas pontuais em Recreio e Conceição da Boa Vista. Não tenho informações com o nome de seu avô. Veja no registro civil de nascimento do seu pai qual eram os nomes dos avós dele porque seus bisavós devem ser do século anterior e talvez eu tenha alguma coisa.

        Gostar

      5. Prezada Nilza,
        Estou fazendo árvore genealógica da minha família, mas parei no meu avô e gostaria de ter alguma informação, como quem foi os pais e seus irmãos. O nome dele é Fabiano Augusto Uffer(ou Ufer) Freitas, casado com Júlia Ferreira, o casamento foi em 1914. Casaram em Conceição da Boa Vista. O pai dele deve ter casado antes de 1900. Aguardo um retorno. Obrigado.

        Gostar

  2. Boa tarde,

    Gostaria de saber mais sobre a arvore genealógica de Joao Ferreira da Silva, faleceu em 12/10/1907 em Conceição da Boa vista, Recreio/MG.
    Filho de Manoel Ferreira da Silva e Domingas Cândida de Jesus.

    Gostar

      1. Olá, Deise. No casamento ele informou ser natural de Barra Mansa. Então, caso você queira avançar pelas gerações anteriores, sugiro fazer contato naquela cidade. Se quiser, informe como vc se liga a ele e posso emitir um relatório com os dados que tenho.

        Gostar

  3. Boa tarde Nilza! Estou em busca do nome de uma bisavó, que segundo a história faleceu de parto em 1881 no dia 7 de julho, no nascimento do meu avô, Matheus Vieira da Silva. O esposo dela, meu bisavô, chamava-se Jerônimo Vieira dos Santos. Ele era português e ela alemã. Esse meu bisavô Jerônimo, morreu acidentalmente, quando cortava árvores na mata de Conceição de Boa Vista. E deixou meu avô com 3 anos, o Matheus. Ele foi criado por parentes. Mas morreram todos, inclusive meu pai, Antonio Vieira da Silva, que contou essas histórias. O registro de nascimento do meu pai, não tem o nome desta avó paterna. Consegui no cartório em Muriaé o atestado de óbito do Matheus Vieira da Silva, e nele diz origem materna desconhecida. Liguei para a igreja Menino Deus do Recreio.

    Gostar

    1. Olá, Luzia. Parece que já fui consultada sobre o caso. Jerônimo se casou com Maria Perpétua de Santana dia 1 maio 1876. Ela era brasileira e o casal teria batizado outros filhos. Seria necessário pedir os batismos e o óbito de Jerônimo para prosseguir nas buscas.

      Gostar

    2. Olá!
      Estou buscando por informações dos meus bisavós de nome Benedito Estanislau, casado em Conceição da Boa Vista-MG, com Esperança Genoveva Estanislau, ele filho de Antonio Cavalcante Carvalho e Maria Riberio da Conceição e ela filha de Antonio Frascati e Maria Braziól Porneti.
      Não sei o ano de casamento, mas acredito que tenho acontecido entre 1895 a 1905.

      Gostar

      1. Boa noite. Creio que não, porque meu avô, Luiz Teixeira, um dos filhos mais novos do casal, nasceu em Conceição da Boa Vista, assim como o irmão dele, José Teixeira, que foi prefeito em Recreio. À exceção de Luiz Teixeira, os três estão sepultados em Conceição da Boa Vista.
        Já os pais de Henedina moraram em Miracema, e lá estão sepultados.
        Tenho interesse em fotos e documentos da família, porque os filhos de Euzébio e Henedina são todos falecidos, e não temos conhecimento se algum de seus netos ou bisnetos manteve alguma documentação.

        Liked by 1 person

      2. Nilza, obrigada pelo retorno. Euzébio Leite Teixeira de Barros e Henedina Padilha de Barros residiram em Conceição da Boa Vista do final dos anos 1890, quando se casaram, até falecerem – ela, em 1920 e ele, em 1921. Todos os seus filhos nasceram em Conceição, e a maioria encontra-se lá sepultada. Os pais de Euzébio casaram-se em Vassouras-RJ, e creio tenham se instalado em Conceição logo depois. Também estão sepultados neste distrito. Já Henedina nasceu em Pádua, e seus pais eram de Miracema. Euzébio foi juiz de paz em Leopoldina. Era proprietário das fazendas Santa Maria e Santa Quitéria, em Conceição. Obrigada!

        Gostar

      3. Obrigada, Liana. Assim que possível, procurarei citações ao casal. Eles chegaram ao município no fim do meu recorte temporal, o que justificaria o fato de não tê-los ainda. Por enquanto, ainda não vi menção às propriedades citadas.

        Gostar

      1. Boa noite, Kátia. São meus bisavós maternos. Sou neta de Luiz Teixeira. Quem é seu avô/avó?

        Gostar

      2. Justamente, eles estão sepultados em Conceição da Boa Vista. Minha avó, Constança Teixeira de Barros e meu pai Luiz Gonzaga tinham o hábito de nos levar ao cemitério de Conceição nos finados e gostava de falar sobre a família. Sabemos por ela que Henedina Padilha de Barros nasceu na Fazenda Liberdade em Miracema, filha de Josino Antonio de Barros e Amélia Alvim de Araújo Padilha. Josino Antonio de Barros, filho caçula de Antonio Bernadino de Barros, ficou órfão bebê e teve como tutores o meio-irmão Gabriel Antonio de Barros, o Barão de São Jose Del Rey e José Bernardino de Barros, o Barão de Três Ilhas. Se mudou para a região de Miracema onde haviam herdado parte de uma sesmaria. Lá casou com Amélia filha do Coronel Joaquim de Araujo Padilha (Miracema). é uma família com uma árvore confusa porque a maioria dos casamentos era entre primos. No cartório de Conceição provavelmente há registros dos descendentes.

        Gostar

  4. Boa Noite! Procuro informações sobre meus parentes, que viveram na Fazenda Vista Alegre. Minha mãe Maria de Lourdes de Oliveira,(nome de solteira) casou com Francisco Ferreira, nascida em 30/06/1927 na Fazenda Vista Alegre, não sei se era Cataguases ou Leopoldina;
    filha de Anna Lima Barbosa nascida em 5/03/1907 e Manoel Severiano de Oliveira nascido em 08/06/1900, os pais de Anna foram Carlos Augusto Ferreira nascido = ou – em 1883 e a mãe: Maria Euclydes de Lima nascida em 1884. Os pais de Carlos, foram: Idalina Marçal da Reza.
    Ainda tenho um nome que não sei dizer quem eram, Pedro Barbosa de Lima e Anna Ludovina da Conceição. Alguns nomes podem não estar corretos, foram frutos de algumas pesquisas.
    Se alguém tiver informações sobre eles agradeço muito.
    Nilza Cantoni se puder me ajudar, sei que vc tem muito conhecimento nessa área. Obrigada!

    Gostar

  5. Gostaria muito de saber sobre a historia de vida de minha falecida avó, que morou e morreu queimada por acidente em casa. Seu nome era Francisca, mas nas certidões que tenho, muda muito o seu nome. Se algum morador antigo da cidade de Conceição de Boa Vista, puder me ajudar, agradeço!

    Gostar

    1. Izabel: penso que só com o primeiro nome ficará difícil atrair a atenção dos visitantes do blog. Fale um pouco mais sobre a sua avó, incluindo sobrenome, com quem se casou, se teve filhos no distrito de Recreio e, principalmente, em que época ela nasceu e quando teria acontecido o mencionado acidente.

      Gostar

  6. Olá Rodrigo, estive lendo seu caso e também estou na procura de certidão da minha bisavó… foi nascida e batizada em Conceicão da Boa Vista … Tel do cartório de lá é (32) 3444-4079 sr. Ernani ….e da Paróquia
    sem tel…fala com a Tuninha, porém os livros ficam na secretaria da Paróquia. E muitos livros bem antigos terá que ver na Paróquia do Rossário em Leopoldina que é mais antiga da cidade Tel…(32) 3441-5117 eu falei com Andréa, pois vovó se casou em 1885. Espero que consiga . Boa Sorte !

    Gostar

    1. Vera e Rodrigo: há aí uma informação truncada. Os mais antigos livros paroquiais da Matriz de São Sebastião do Feijão Cru, que se encontram no Arquivo da Secretaria Paroquial da Igreja do Rosário em Leopoldina, são da mesma idade dos mais antigos livros da Igreja de Conceição da Boa Vista que estão no Arquivo da Secretaria Paroquial da Igreja Menino Deus, em Recreio. Quanto aos registros civis, nos antigos cartórios de notas de Leopoldina não os encontrei. Eles começam em fevereiro de 1889. Atenção: são anteriores à Proclamação da República e à Constituição de 1891.

      Gostar

  7. Olá.
    Busco informações dos meus Bisavós.
    Ernesto José de Oliveira – filho de José Domingues de Oliveira e Caetana Maria da Conceição.

    Maria Izabel das Neves – filha de João Ignacio das Neves e Maria Izabel do Carmo.

    Os dois registraram os seus 2 primeiros filhos (de 5) em 1900 e 1902 em Conceição da Boa Vista, tenho a suspeita que eles possam ter se casado no mesmo cartório em 1898-1899.

    Gostar

  8. olá meu nome é Francisco Ventura e tenho muitos parentes em Conceição da Boa Vista, gostaria que publicassem fotos da igreja da pracinha e do campo de futebol para matar as saudades daquele maravilhoso lugar , porque assim que me aposentar daqui a 2(dois) anos irei se Deus quiser morar em Recreio bem pertinho de lá. um grande a todo povo de minha querida Conceição de Boa Vista.

    Gostar

  9. Boa noite!
    Preciso de informação de contato com a igreja que fazia os registros de batismo das pessoas nascidas na época em que o nome da cidade era Conceição da Boa Vista, pois minha bisavó nasceu neste lugar e não consigo acesso aos documentos de nascimento dela.
    Ela se chamava Anna Augusta Vieira.
    Provavelmente pelas minhas pesquisas não havia na época cartórios que documentavam as pessoas, apenas as igrejas emitiam uma certidão de batismo que valia como documento de existência da pessoa.
    O nascimento dela foi entre 1897 e 1898.
    Qualquer informação onde eu possa ter um contato será de extrema ajuda.
    Obrigado pela atenção !!!

    Gostar

    1. Olá Rodrigo: na época de seu interesse havia, sim, Cartórios de Registro Civil. No município de Leopoldina eles foram instalados em fevereiro de 1889.
      Conceição da Boa Vista não é uma cidade. Foi distrito de Leopoldina até 1930, quando passou a ser distrito de Recreio.

      Gostar

  10. Sou filha de Waldemiro
    mota nascido nesta cidade em 1942 filho de Gabriel mota e malvina Eulália mota,porém nunca conheci nenhum familiar meu por parte de pai será que ainda encontro algum aí ? Meu pai que já é falecido dizia que tinha muitos irmãos. Obrigada

    Gostar

    1. Boa tarde eu sou filha de Salvador Mota meu pai conta q teve um irmão chamado Waldomiro nome da mãe de meu pai e Malvina e do pai e Gabriel Mota. Queria muito entrar em contato com vc pra verificar essa história que tanto está batendo com a do meu pai.

      Gostar

  11. Ola boa noite.
    Sou brasileira e estou a viver em Portugal, tenho uma vizinha que é neta de brasileira que foi casada com um português , o nome dela era Maria Eugénia de Azevedo, teve 4 filhos que vieram com o pai para Portugal quando ela faleceu, eles viviam em Leopoldina, Conceição da Boa Vista, pelo que vi num documento que tinha a naturalidade de um dos filhos, pai da minha vizinha, que nasceu em 1908.
    Será que ainda tem familiares a viver aí? Grata se poderem ajudar. Ana

    Gostar

    1. Prezada Ana: os dados informados não são suficientes para realizar uma busca. Conceição da Boa Vista é atualmente distrito do município de Recreio. A família que você procura apenas viveu lá ou alguém nasceu naquele distrito? Quais os nomes dos bisavós maternos da pessoa interessada?

      Gostar

  12. olá pessoal . minha avó tem 73 anos e ela é natural dessa cidade sendo que veio p/ o rio de janeiro pequena com sua prima chamada quinó vei tambem a irmã de minha vó natalina hj elas se encontarm morando no bairro de bangu RJ,minha vó vive me falndo da igreja concição da boa vista , e tive pesquisando na net e vi fotogarafias da cidade e da igreja muito lindas , fiquei ate com vontade de conhecer .21-24034802 jorge antonio

    Gostar

  13. ivonete com permissao da d.conceiçao andre os parentes que voce procura moram em recreio,as fazendas ainda existem boa esperança e santa quiteria se voce procura pela historia da familia o telefone dela e (32)34441551

    Gostar

  14. boa noite, tambem sou natural de Conceição da Boa Vista, sou da familia aguiar e Neves, meus entes queridos estçao enterrados ai, vou sempre rezar po eles, gostei muito de saber a historia de nosso municipio. meu e'mail edercio,ja@gmail.com

    Gostar

    1. […] Eu como natural de conceição da Boa Vista , nasci em agosto de 1959, pintei a nossa igreja linda numa tela, gostaria de expô-la em anexo,um dia.

      Gostar

  15. olha eu não sei bem certo mas deve ser entre 1890 a 1965. sei que meus avós estão enterrados no cemiterio de Conceição da boa vista-Recreio-mg. Talvez para facilitar pra voces eu sou prima da Naiá, Nadege, Nidéia e Alair(leca) eles moram perto da rodoviaria de recreio.

    Gostar

  16. faço parte da familia de Jen joseph Andrey, e gostaria saber da sua arvore genealogica,e sua historia, se possível.Agradeço desde já pela gentileza. ivonete André Teixeira sou filha e neta de pessoas que viveram em Conceição da boa vista meus avos paternos: Manoel Teixeira da Silva e Antonieta Duarte Teixeira e os avós materno: Alfredo Américo André e Mª das Dores Tavares André.

    Gostar

  17. comente sobre jean josef andrê e arthur josé andré eles foram pessoas importantes na politica local e nacional, procurem por trevo da boa esperança onde se localizam as fazendas boa esperança e santa quitéria.

    Gostar

Deixe um comentário