Italianos no distrito de Providência – final

O leitor interessado nos italianos do distrito de Providência listou alguns nomes que não constam de nossos arquivos. Talvez por serem variações de grafia. Como ele não incluiu o e-mail no comentário, concluímos nossa resposta aqui pelo blog, citando alguns personagens que podem corresponder às últimas famílias consultadas por ele.
  • Brandi – Assim como Brand e Brando, é uma variação da palavra germância branda que significa espada ou gládio. O sobrenome tem o sentido de guerreiro. Em Leopoldina encontramos, além dos descendentes de Braz Brando que viveu na Colônia Agrícola da Constança, referência a Vincenzo Brandi que foi sepultado na sede municipal em 1917.
  • Breschiliaro, Antonieta  – nasceu em 1897 em Providência, filha de Pietro Breschiliano e Luigia Zanetti.
  • Bruni, Albina  – era casada com Giacomo Minelli, família contratada para Providência mas que se espalhou pelo município, com forte incidência em Ribeiro Junqueira. Alvina faleceu na sede municipal em 1916.
  • Bugghaletti, Rigo  – nasceu em 1897 em Providência.
  • Guidotti – Pietro Guidotti com a esposa Vida Matuzzi e três filhos foram para fazenda de São Martinho em 1897. Nomes dos filhos: Alfredo, Silvio, Emilio. Em Providência nasceram Vicente (1899) e Silvio (1902).
  • Lovisetti, Maria Marcolina  casou-se em 1901, no distrito de Ribeiro Junqueira, com Domenico Claudio Finotti. Migraram para Carangola, MG.
  • Scarelli, Adolfo – nasceu em 1898 no distrito de Providência, filho de Francesco Scarelli e Teresa Federici.
  • Vavassovi – Alessando Vavassovi e a esposa Angela Marchetti viviam no distrito de Providência em 1897, quando nasceu um filho do casal falecido no mesmo ano. Este filho aparece em fontes documentais como Giuseppe Vavassovi e também como Joseph Brasile Vavassovi.
  • Zini – Antonio Zini passou ao Brasil em 1877, instalando-se na Colônia Grão Pará, atual município de Orleans, Santa Catarina. Em 1895 já estava em Leopoldina, tendo falecido no distrito de Piacatuba em 1902. Seus filhos constituiram família na cidade: Luigi casou-se com Rosa Farinazzo e Giuseppe casou-se com Orsola Cagliari. Alguns descendentes migraram para a região de Governador Valadares.

16 opiniões sobre “Italianos no distrito de Providência – final”

  1. Olá Cantoni. Eu acessei o site do Arquivo Nacional, mas a lista do Cachar deles é de 1890. Meus ancestrais vieram no Cachar que chegou em novembro de 1888 pelo porto de Santos. Sabe onde tem essa lista??

    Gostar

  2. Olá, você poderia me passar a lista do navio Cachar de 1888? Meus ancestrais vieram nele. Nome: Pasquale Bandiera. Consta que o destino era Leopoldina.

    Agradeço um retorno

    Gostar

  3. Olá!!

    Procuramos informações sobre os Brandi, Luigi Brandi que desembarcou do Cheribon por volta de 1888.
    Sabem algo que possa nos ajudar??

    Muitissimo gratos

    🙂

    Gostar

    1. Olá Marcelle: pesquiso apenas as antigas famílias de Leopoldina, MG. Entre elas, não tenho o nome de seu interesse. Se ele viveu em Leopoldina, por favor, informe a época e nome de parentes para que eu possa fazer nova busca.

      Gostar

  4. MEU BISAVÔ VEIO DA ITÁLIA ,MONASTIS, DESEMBARCOU NO VAPOR ROSÁRIO EM 1897 COM 53 ANOS ACOMPANHADO DE SUA ESPOSA VIRGINIA E SEUS FILHOS : Maria, Nicolé ,Ângela, EfesioQueria saber mais sobre a história deles, ou qualquer coisa sobre a época que estiveram na cidade. Obrigado.

    Gostar

  5. Olá. Meu tataravô veio de Sardenha pra cá em 1897, na embarcação de nome Rosario. De acordo com o livro do arquivo público mineiro eles seguiram para Leopoldina. Os nomes eram Priamo Serra (chefe), Elena Serra (esposa), Luigi Serra, Bernardo Serra, Antonio Serra e Angela Serra.
    Queria saber mais sobre a história deles, ou qualquer coisa sobre a época que estiveram na cidade. Obrigado.

    Gostar

    1. Prezada Lillian: a família Serra não apareceu nas fontes de Leopoldina que consultamos. Considerando que foram para a estação Campestre, hoje povoado São Martinho, distrito de Providência, foi feita uma busca no cartório de lá mas nada foi encontrado.
      Por coincidência, o mesmo aconteceu com as demais famílias que constam da mesma página do livro da Hospedaria Horta Barbosa como tendo ido para Leopoldina. De apenas uma delas tivemos notícia: entre 1897 e 1900 viveu no município de Miraí.

      Gostar

  6. Olá: De fato encontramos os nomes na lista de passageiros do vapor Cachar, com a indicação de terem saído da Hospedaria para uma estação do município de Leopoldina. Entretanto, não encontramos nenhuma referência aos 3 passageiros na cidade, o que pode indicar que tenham vivido em algum distrito que não mais pertence a Leopoldina. Ou, podem ter desembarcado no município e seguido para outra localidade.

    Gostar

  7. Por favor sou bisneto de italianos, meu bisavo chegou no brasil em 1888 no vapor cachar, e foi para leolpodina, seu nome LUIGI ZIN, juntamente com seu irmão seu irmão EUGENIO ZIN e sua esposa VITORIA ZIN, alguem tem alguma noticia que possa me ajudar? obrigado

    Gostar

    1. Olá. Sou tataraneta do Luigi Zin. Gostaria de ter informações a respeito dele também. Ele se casou com Vittoria Bagno, e tiveram 8 filhos. Minha bisavó Cecília Zin nasceu em Rio Novo, em 11/09/1905.

      Gostar

      1. O Luigi Zini chegou antes no Brasil, em 1877. Meu tataravô veio no Navio Cachar, chegou em 1888, e pelos artigos que li, foram se instalar na região de Leopoldina. Mas, o registro de nascimento da minha bisavó é de Rio Novo, 1905. Não sabemos a cidade de origem dele na Itália.

        Gostar

Deixe um comentário