Família Ziller em Leopoldina

ATUALIZAÇÃO DE POSTAGEM DE JANEIRO DE 2010

Após analisar registros de Trento e Pavia, na Itália; de Leopoldina, Cataguases e Belo Horizonte em Minas Gerais; Curitiba-PR; Cantagalo, Cordeiro e Miracema no Rio de Janeiro-RJ; assim como consultar o arquivo da Catedral Metodista em Petrópolis e a imprensa periódica das localidades por onde passou, foi possível ampliar as informações sobre Giovanni Francesco Ziller, frade católico que foi enviado pela sua diocese, no Alto-Adige na Itália, em 1903, para educar novos frades em São Paulo.

Pouco tempo depois, deixou o serviço religioso e se estabeleceu no Rio de Janeiro, onde trabalhou no Jornal do Comércio. Transferiu-se para o município de Cantagalo e trabalhou para o Colégio Barros. Ainda no estado do Rio, era diretor do Colégio Moderno, em Cordeiro, quando foi convidado para lecionar no então já afamado Ginásio Leopoldinense, em Leopoldina, MG, cidade onde nasceram a quarta e a quinta filhas de seu casamento com a lombarda Maria Luigia Gazzonis.

Quatro anos depois estava de volta ao estado do Rio e ali permaneceu até 1919, quando abjurou da religião românica e adotou o metodismo, assumindo como pastor da Igreja Metodista em Muriaé-MG no ano de 1920. Seu retorno a Minas Gerais foi bastante tumultuado, causando desagrados nos encontros protestantes de que participou em algumas cidades. Articulista inflamado em periódicos contrários aos dogmas da Igreja Católica, transferiu-se para o interior de São Paulo e em 1926 tornou-se pastor da Igreja Presbiteriana em Franca.

Faleceu em Belo Horizonte, de onde se disseminou sua fama como exímio conhecedor da língua portuguesa, tendo publicado, pelo menos, três obras importantes para o estudo da língua vernácula.

Agradecemos às colaborações das descendentes Albina Ziller Fagundes e Juliana Garamboni Merege que nos deram informações preciosas, através das quais pudemos melhor direcionar nossa buscas.


Versão original da postagem:

Nos livros de batismos números 14 e 15, de Leopoldina, identificamos um casal imigrante que permanece com poucas informações. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Luigia Gazzoni, pais de:

– Angelina, nascida no dia 18 de janeiro de 1913 e batizada aos 16 de março do mesmo ano;

– Abigail, nascida aos 11 de março de 1914 e batizada no dia 8 de setembro do mesmo ano.

Em contato com pesquisadores do Rio Grande do Sul, soubemos que por volta de 1825 nasceu Giovanni Battista Ziller no Trento, região Trentino Alto-Adige. Era filho de Giuseppe Ziller e Orsola Dattalini.

No dia 15 de setembro de 1847 Giovanni casou-se com Maria Cattarina Zamboni em Arsio, comune da província do Trento. Ela nasceu no dia 26 de junho de 1825 em Brez, na província do Trento. Sabe-se que descendentes de Giovanni Battista Ziller e Maria Cattarina Zamboni passaram ao Brasil, provavelmente Rio Grande do Sul, e que o casal teve um filho homônimo do pai que foi mandado ao seminário, ainda na Itália.

Por coincidência, no batismo da Angelina, após o nome da mãe consta a expressão: “Nota: Pater est sacerdos catholicus secularisatus”. No batismo da filha Abigail, após o nome do pai consta a expressão: “sacerdos catholicus secularisatus”

O casal Giovanni Battista Ziller e Luigia Gazzoni foi padrinho de batismo de Luiz, filho de Pedro Leonello e Virginia Sellegerin, em dezembro de 1914. Pelos sobrenomes, parece que os pais de Luiz também eram imigrantes italianos.

Reunindo outras informações, observamos que a provável mãe do Giovanni Battista Ziller que viveu em Leopoldina tinha o sobrenome Zamboni, que é o mesmo do padrinho de Angelina Ziller, batizada em Leopoldina: Rochi Zamboni. Este personagem pode ser da família de Pietro Zamboni que passou ao Brasil em 1896, radicando-se em Mar de Espanha.

Parece que Giovanni Battista Ziller, ex-padre, foi professor do Ginásio em Leopoldina, onde era tido como austríaco. Mas até o momento nada mais conseguimos apurar.

Desde já agradecemos se algum leitor puder nos fornecer pistas para ampliar as informações sobre esta família.

 

39 opiniões sobre “Família Ziller em Leopoldina”

  1. Boa tarde, Nilza.

    Se quiser complementar o parágrafo sobre a chegada de João Trentino Ziller (Giovanni Franscesco Ziller) ao Brasil:

    • Ocorreu no porto de Santos em 18/09/1903, aos 24 anos. Veio acompanhado de três outros Freis Capuchinhos. Fonte: Arquivo Nacional, BR RJANRIO BS.0.RPV, ENT.4542 – relação de passageiros do vapor les alpes. – Dossiê
    • Foram para São Paulo capital, ensinando alunos de seminário no local onde hoje é o Convento da Imaculada Conceição (à época era uma sede de estudos teológicos).
    • Seu nome religioso era Frei Justino de Taio
    • Em data indefinida, entre junho de 1907 a dezembro de 1907, João Trentino Ziller largou a batina.

    Gostar

  2. Sou neto de João Trentino Ziller e filho de Adalgisa Ziller Rodrigues de Araujo, filha mais velha do segundo casamento de João Zille, nascida em Cataguases-MG em 16/09/1917 e falecida em 13/10/1993 em Belo Horizonte-MG.

    Gostar

  3. Sou neta de Giovanni Ziller. Abigail e Angelina eram minhas tias, meia-irmãs de meu pai, que é um dos 6 filhos do segundo casamento do meu avô, que ficou viúvo e casou-se novamente.
    Do primeiro casamento nasceram também Armando e Armanda. Todos os filhos têm a primeira letra do nome A. Meu pai continuou a tradição e somos 7 irmãos também com a letra A.
    Meu avô veio do Vaticano para o Brasil como padre. Em determinado momento, decepcionou-se com o catolicismo e tornou-se pastor evangélico, da Igreja Metodista.

    Gostar

    1. Obrigada pelo contato, Adriana. Nestes 10 anos após a postagem nós avançamos muito pouco e por isto ainda não atualizamos as informações sobre o trentino Giovanni Francesco Ziller, frade católico que se tornou metodista em 1919, em 1831 foi orador no Congresso Presbiteriano em Curitiba e em 1833 participou da fundação do Partido Socialista Brasileiro em Franca. Temos atualmente 13 filhos dos dois casamentos dele. Qual deles é seu pai?

      Gostar

      1. Boa noite, Nilza!
        Sou filha de Amilcar Leonello Ziller, nascido em 13/12/1920, em Belo Horizonte, e falecido em 19/06/2009, em Brasília/DF
        Casou-se com Nair Jiran Ziller em 23/09/1944.
        Minha mãe nasceu em 21/02/1925 e faleceu em 02/08/2005, em Brasília/DF
        Filhos:
        Anibal Jiran Ziller – […]
        Amilcar Jiran Ziller – […]
        Asdrubal Jiran Ziller – faleceu com 10 meses. Não tenho as datas no momento
        Angela Maria Ziller Arruda – […]
        Ana Maria Jiran Ziller – […]
        Alexandre Jiran Ziller – […]
        Adriana Maria Jiran Ziller de Oliveira Leite – […]

        Se você quiser os dados dos netos e bisnetos do meu pai, é só me falar.

        Gostar

      2. Muito obrigada, Adriana. Excluí as datas em obediência à LGPD. Já atualizei o banco de dados e brevemente atualizarei a postagem. Se puder, por favor, informe o local de casamento de seus pais, e de nascimento de sua mãe e dos filhos.

        Gostar

  4. Bom dia!

    Alguém saberia dizer de qual Região da Itália o Luigi Leonello nasceu? ( marido de Albina Pozzato).
    E se os nomes dos pais eram Leonello Dominico e Santini Silvieri.

    Aguardo retorno.

    Desde já agradeço.

    Cordialmente,
    Rosana Piuzana

    Gostar

    1. Meu nome é Eliana
      e preciso de ajuda para saber sobre as origens da família italiana de Luiz Leonello Netto,nascido no dia 03/10/1934, em Leopoldina,MG, filho de Pedro Leonello e Virgínia Sellegerin.

      Gostar

      1. Olá, Eliana. O batismo de Luiz foi em 1914 e não 34. Pietro Leonello seria irmão de Agostino e Maria, italianos sem referências na cidade antes nem depois do nascimento de Luiz e de Luiza, filha de Agostino, batizada em 1913. É possível que tenham ligação com Luigi Leonello que teria vivido em Ubá ou Cataguases. No entanto, são informações orais que não documentamos por não terem vivido em Leopoldina no período da nossa pesquisa que começa no século XIX.

        Gostar

      2. Olá, Nilza, gostaria de te agradecer imensamente pela resposta. Você me auxiliou demais nas pesquisas.

        Gostar

      3. Nilza, perdão por incomodá-la mais uma vez. Eu gostaria de saber se você poderia me ajudar mais uma vez, por gentileza. Eu achei, em um outro site, a página do livro de registro de batismo do Luiz Leonello Netto, entretanto não há ninguém que consiga entender qual o local do batismo. Será que por dedução você saberia me dizer, por favor, qual à igreja? Obs: o registro do Luiz é o primeiro do lado direito da imagem:
        https://drive.google.com/file/d/1oU_IONz6nBiNfIJ6HkDNdKEV4Q293EyO/view?usp=sharing

        Gostar

      4. Muito obrigada pela informação, Nilza. Você conhece alguém que faz o serviço de pesquisas aí na região? Eu gostaria de solicitar a certidão de batismo do Luiz Leonello Netto e prosseguir na busca de documentos dos ascendentes, se você conhecer, poderia me passar o contato para combinar os honorários e repassar o valor da certidão, por favor?
        Mais uma vez, agradeço a sua atenção.

        Gostar

  5. Bom dia.

    Meu nome é Daniel e sou parente distante da Luigia Gazzoni. Gostaria de saber a cidade na qual ela nasceu, na Itália. Vocês saberiam me informar, por gentileza?

    Estou à disposição para conversarmos sobre o assunto via telefone ou WhatsApp.

    Fico no aguardo e, desde já, agradeço.

    Daniel Garambone
    Celular: (21) 98764-0711

    Gostar

      1. Adelchi Leonello nasc em Cataguases MG ,1918
        pai João Tremtino Ziller ,mãe Rosa Leonello Ziller
        Amilcar , Belo Horizonte 1920
        Albina,Franca 1925
        se vc passo pra vc os registros por email e o link do Family Search
        todos registrados em Itararé SP em 1933

        Gostar

      2. Sim, ela foi registrada em Itararé pelo cunhado Sr Ramalho, casado com sua irmã mais velha Armandina Ziller ( filha do primeiro matrimônio)

        Gostar

  6. Filho de Angelina
    De: Zilmar Ziller Marcos

    Nos livros de batismos números 14 e 15, de Leopoldina, identificamos um casal imigrante que permanece com poucas informações. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Luigia Gazzoni, pais de:

    – Angelina, nascida no dia 18 de janeiro de 1913 e batizada aos 16 de março do mesmo ano;

    Gostar

      1. Olá a todos! Sou bisneta de Abgail Ziller. Estou fazendo grande pesquisa sobre Giovanni Ziller (aqui no Brasil conhecido como João Trentino Ziller) e Luigia Gazzoni. Eles saíram de Leopoldina no dia 13/02/1916 para morar em Miracema, onde João Ziller foi trabalhar em um colégio. Luigia Gazzoni infelizmente faleceu em Miracema, em 01/03/1916, no parto de seu quinto filho. A criança chamava-se Alvaro Gazzoni Ziller e faleceu apenas 2 meses depois.

        Gostar

  7. Trata-se de Giovanni Trentino Ziller e Rosa Leonello Ziller (segundo casamento) são pais da minha avó Albina Ziller Fagundes.
    As filhas citadas do primeiro casamento ja são falecidas.
    O endereço para contato é Belo Horizonte
    Qualquer informação envie-me um email

    Gostar

      1. Sim, ela Rosa (Rosina) Leonello(Possato) Ziller era filha de Luiz Leonello (Leonello Luigi) e Albina Possato leonello os avós paternos da minha avó Albina eram Vitor Ziller e Leopolda Parentaler .
        Os avós de Rosa Ziller são :- paternos Leonello Dominico e Santina Siviera e maternos Pedro Possato e Rosina Possato. (Registro em Juiz de Fora livro 9 fls 14 n 243
        Quanto ao casamento foi em Ubá em 27 de maio de 1916 fls 19v do livro 10.
        João Trentino Ziller nasceu na Austria (Trento)em 1880

        Gostar

    1. Prezada Raquel, se não estou enganado, sua avó Albina Ziller foi jogadora de voleibol do colégio Izabela Hendrix e o meu pai, Wilson Ramos, foi seu treinador nos anos 1940. Em 2019, completa 25 anos da passagem de meu pai e estou escrevendo histórias sobre ele. Tenho registrado em um recorte de jornal de 1944 o nome de sua avó e outras cinco jogadoras de voleibol feminino do colégio: Dirce Soares, Marilia Azevedo, Edinah Costa, Eni Costa e Maria Auxiliadora Mendes.
      Sua avó está viva? Ela está lúcida e saudável? Caso afirmativo, se possível, gostaria de conversar com ela para que ela me conte casos daquela saudosa época.
      Favor responder-me no e-mail ptramos@gmail.com ou por WhatsApp.
      Desde já, agradeço a atenção dispensada.

      Paulo de Tarso Ramos
      (38) 99937-9598

      Gostar

Deixe um comentário