Marinato, do Veneto

Rodrigo Marinato, neto de Gustavo, pergunta sobre seus antepassados. Sabemos que o chefe da família que passou ao Brasil foi Otaviano Marinato, procedente de Pianiga, no Veneto. Em outubro de 1888 foram registrados na Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, de onde saíram contratados pela Câmara Municipal de Leopoldina. No mesmo vapor veio Luigia, irmã de Otaviano, casada com Giuseppe Modesto Meneghetti. Em 1896 chegou Felicia, esposa de Giacinto Marcatto.

50 opiniões sobre “Marinato, do Veneto”

  1. Me chamo José Francisco da Silva e s sou bisneto de Otaviano Marinato e neto de Virginio Ricardo Marinato e gostaria de saber em qual igreja italiana consta o registro de nascimento dele. Desde já agradeço a atenção

    Gostar

      1. Obrigado Sra. Nilza, aproveitando o momento, saberia me dizer qual seria a forma para eu conseguir cópia do registro de nascimento dele?

        Gostar

  2. Sou filha de Sebastião Marinato e Wilma Josina Cerqueira Marinato. Neta de Virginio Ricardo Marinato e Euvira Maria Rosa.
    Bisneta de Otaviano Marinato e Giudetta Scatambulo.
    Tataraneta de Giovane Marinato e Pasquina Bernardi

    Gostar

    1. Raquel: não tenho o nome do seu pai no banco de dados. Virgilio Ricardo Marinato casou-se no civil em 1921 com Elvira Maria Rosa. Não localizei o casamento religioso. Encontrei batismos de apenas duas filhas dentro do período da minha pesquisa: Maria em 1925 e Virginia em 1929.

      Gostar

  3. Olá,
    Me chamo Jhonson Trindade, sou neto de Carmelita Efigênia de Jesus que é filha de Gustavo Marinato com Sebastiana Efigênia de Jesus onde Gustavo Marinato é filho de Otaviano Marinato

    Gostar

      1. Bom dia atendendo a solicitação feita a anos atrás, estou enviando um link anexado uma imagem com a linha de ascendentes da minha família até chegar a Otaviano Marinato. Também consta uma imagem com todos os filhos de Carmelita Efigênia de Jesus.
        Tenho informações da parte dos irmão de Carmelita mas entanto não os consultei portanto não posso passar informações.

        Link:
        https://drive.google.com/drive/folders/1A061ueJX8sIrm7UotXyCPx7jMFlUTAFc?usp=sharing

        Gostar

      2. Complementando, Jhonson, há alguns enganos na ortografia de sobrenomes em seu trabalho. Por favor, informe as fontes que utilizou. Para os sobrenomes de descendentes de Carmelita eu consegui poucas fontes documentais que trazem diferenças em relação ao que você registrou.

        Gostar

  4. Olá, sou tataraneta de Octaviano Marinato, nascida em Leopoldina, bisneta de Virginio Ricardo Marinato e neta de Virgínia Rosa marinato. Obrigada pelas informações.

    Gostar

    1. Olá Maria Vitoria: agradecemos pelo contato.
      Caso você queira colaborar conosco, ampliando as informações sobre seu grupo familiar, por favor, informe o nome do marido de Virgínia, bem como o casal de quem você é filha.

      Gostar

      1. Oi! Sou Tatiana, prima da Maria Vitória, bisneta de Virgínio Ricardo Marinato e neta de Virgínia Rosa Marinato, que após se casar com meu avô, Manoel da Silva Badaró, passou a chamar-se Virgínia Marinato Badaró. Agradeço por todas as informações Sra. Nilza!

        Gostar

  5. Ola boa noite me chamo Lidiane sou bisneta de Julio Marinato ele trabalhou na estrada de ferro de Leopoldina ate 1964 que residia em Providencia distrito de Leopoldina ainda tem alguns descendente na cidade mais tenho pouco informação so nome de seus pais

    Gostar

    1. Olá, Lidiane
      Por favor, informe a época provável em que nasceu o seu bisavô, bem como o nome da esposa dele, para que eu possa identificá-lo no banco de dados, já que há homônimos.

      Gostar

    2. Minha avó se chama Maria Aparecida Marinato de Souza
      Filha de Júlio Marinato e Odila Carneiro
      Ao todo eram 7 irmãos e 1 irmã
      João Marinato
      Mário Marinato
      Bissão Marinato
      Clareto Marinato
      José Heleno Marinato
      Eunice Marinato
      Os outros dois morreram bebês

      Gostar

  6. Grata pela resposta, meus pais estao no Brasil e possuem o registro de nascimento da minha bisavó Euzébia e, temos procurado reunir informaçoes dos irmãos da minha bisavó e quanto so meu bisavó, seu irmão caçula ainda vivo provavelmente possui as informaçoes sobre os sogros de minha bisavó (provavelmente Portugueses).
    Muito obrigada e aguardo qualquer novidade sobre familiares 🙂

    Gostar

  7. Olá me chamo Lohainny Biancki, neta de Cenira Fernandes Marinato (irmã de Fernando Fernandes Matinat acima mencionado), e bisneta de Marcolina Euzébia Marinato, nascida em Leopoldina (Uma das filhas nascidas no Brasil do casal Riccardo Marinato e Emilia Carraro (vi registros Como Olivia Carraro) e tenho procurado informaçoes sobre nossa família em Leopoldina visto que a ultima irmã viva da minha bisavó faleceu ha 3anos em Morro do Coco (Distrito de Campos dos Goytacazes- onde parte da família se estabeleceu após sairem de Leopoldina)
    Gostaria de saber caso tenham algum contato onde possa ter mais informaçoes sobre a historia da familia desde o periodo da imigraçao e documentos que contribuam para isso (a mudança dos nomes torna um pouco dificil a busca por certas informaçoes)
    Grata,

    Gostar

    1. Olá Lohainny: desde que começamos a publicar a história dos imigrantes em Leopoldina, há vinte anos, você é a primeira descendente de Marcolina Euzébia Marinato a entrar em contato conosco. Não sabíamos que ela havia se radicado em Campos dos Goytacazes. Quais dos outros 11 filhos de Riccardo Antonio Marinato foram
      para o mesmo lugar?
      O nome da esposa de Riccardo foi extraído de documentos italianos. Muitas outras informações sobre sua família você poderá encontrar nos diversos textos que publicamos sobre eles. Entre em http://www.cantoni.pro.br e faça a busca pelo sobrenome.
      Se possível, diga-me os nomes dos filhos de Marcolina, bem como dos sogros dela, para que possamos completar os dados sobre a família.

      Gostar

  8. Sou neta de Maria Justina Marinato (Leopoldina)
    Bisneta de Virgínio Marinato e Euvira Maria Rosa
    Tataraneta de Giudetta Scatambulo e Otaviano Marinato
    Tetra neta
    de Giovane Marinato e Pasquins Bernardi

    Luigi Scatambulo e Angela Delguela

    Gostar

    1. Olá Eliza: não tenho o nome de sua avó no banco de dados. Provavelmente ela nasceu após o fim do recorte temporal de minha pesquisa.
      Por favor, envie os nomes de seus pais e avós, bem como locais e datas de nascimento, casamento e óbito que souber. Assim poderei atualizar o banco de dados e incluir vc.

      Gostar

    1. Nós não temos informações sobre os filhos de Riccardo Antonio Marinato e Oliva Palmira Carraro que migraram para o Espírito Santos. Caso você queira colaborar, por favor, escreva-nos.

      Gostar

  9. Meu nome e Fernanda marinat,sou neta de Marculina Euzebia,minha avó morou em Leopoldina,minha bisavó era italiana,minha avó foi para Espírito Santo muito nova,com 16 anos,lá se casou teve 10 filhos,meu pai se chama José Fernandes marinat,já tem 80 anos ,tenho muita curiosidade para saber de que lugar da itália minha bisavó veio.um abraço.

    Gostar

  10. Olá, me chamo Luciana Marinato, sou de Linhares- ES mas atualmente estou morando em São Mateus- ES. Tenho muito interese em saber sobre a família Marinato pois estou fazendo minha genealogia. Sou descendente de Gregorio Marinato. Se vocês tiverem mais informações sobre a família Marinato, por favor, me enviem mais informações, tenho muito interesse em saber sobre essa família

    Gostar

  11. Olá, meu avô se bisavô se chamava Roque Floriano Gonçalves Marinatti e era casado com minha bisavó Maria Constância de sobrenome espanhol (não me recordo agora). Ele era parente de Giovanni Marinatto, minha mãe se recorda dele falando desse senhor. Minha dúvida é: Marinatti e Marinato são a mesma família? Sei que meu bisavô morou em Praia Grande – SP e depois foi para Minas Gerais. Qualquer informação eu agradeço a voces.

    Gostar

    1. Olá Katia: estudei apenas a família Marinato que viveu em Leopoldina. A grafia de nomes e sobrenomes foi obtida junto ao Arquivio di Stato di Pianiga. Se o seu bisavô era filho de alguém procedente de Pianiga, há possibilidade de fazer parte da mesma família. Seria necessário pesquisar o seu grupo para descobrir se o vínculo realmente existe.

      Gostar

  12. Estêvão: os nomes mencionados por você não constam entre os parentes dos Marinato radicados em Leopoldina, cujo patriarca foi Giordano Marinato.

    Gostar

  13. Sou Estêvão Marinato Lopes moro em Belém-PA, mas morei em Castelo-ES, sou neto de Paulino Marinato e bisneto de Napoleão Marinato ele seus seus pais e seu imão Vitório e outros moraram em Iconha-ES logo depois de terem chegado da Italia talvez sejamos parentes, não sei pois não acho informações sobre o meu tataravo.

    Gostar

  14. Por favor, indique um endereço de e-mail para trocarmos informações.Riccardo Antonio Marinato e Oliva Palmira Carraro casaram-se em Leopoldina no dia 16 de fevereiro de 1901. A filha Felisbina nasceu aos 6 de março de 1912. Não temos outras informações sobre ela.Riccardo imigrou em 1888, com os pais e irmãos. Oliva também veio com a família, em 1896.Aparentemente Oliva passou a assinar Emilia após o casamento. Mas no batismo das filhas Marcelina e Felisbina o nome é Maria e no batismo do filho Eugenio o nome é Albina.

    Gostar

  15. Sou Bisneta de Ricardo Marinatti e Emilia Carraro, que vieram da Italia e moravam em Leopoldina. Não sei como vieram para o Brasil, nem se vieram sozinhos.Minha Avó, filha destes, chamava-se Felisminda Rosa Marinatti (nascida em Leopoldina), irmã de Luzia, Euzébia, Manoel, casou-se em Pedra Lisa Rio de Janeiro e todos os filhos são Fluminenses.Será que temos antepassados comuns?

    Gostar

  16. Eu Lembro do meu avô falando do Virgílio e do Domingo. Gostaria muito de manter contato com os descendentes dos irmãos do meu avô. Se alguém souber informar do Adyr que há muitos anos não tenho notícias vou ficar muito agradecida.

    Gostar

  17. Olá Sueli: Celestino é irmão de Gustavo. Otaviano Marinato e Giudetta Scantabulo tiveram, pelo menos, 9 filhos: João, Regina, Celestino, Virgilio, Ricardo, Maria, Teresa, Gustavo e Domingos. Parece que metade deles migrou para o Espírito Santo.

    Gostar

  18. Sou filha de Lenísia Marinato, que morava no Espírito Santo e agora mora em Cachoeiras de Macacu, no estado do Rio de Janeiro. Ela é filha de Celestino Marinato, que saiu de Leopoldina para morar no Espírito Santo. Um dos irmãos de Celestino, que ficou em Leopoldino, era Virgílio.

    Gostar

Deixe um comentário