Da Toscana e da Sardegna

Os sobrenomes Barbaglio, Minicucci, Pierotti, Prosperi e Vitoi são de imigrantes procedentes da Toscana que viveram no município de Leopoldina.

Da Sardegna temos Agus, Cadeddu, Cappai, Cucco, Duana, Fanni, Fois, Gessa, Lai, Mona, Picci, Porcu, Locci, Vargiolo e Zotti que foram encontrados em várias partes do território de Leopoldina.

Dois aspectos nos levam a reunir estas famílias. O primeiro é que parte delas se radicou no território de um distrito que hoje é o município de Argirita. O outro motivo é que os casamentos entre descendentes nos apontaram pelo menos um caso de vínculo nascido ainda na Italia, quando migrantes sardos se instalaram na Toscana e só mais tarde passaram ao Brasil.

 

17 opiniões sobre “Da Toscana e da Sardegna”

  1. Ines PereiraObrigada, de qualquer maneira, voces, pesquisadores de Leopoldina me ajudaram bastante.Li a maioria dos artigos publicados, estão muito bons, vocês estão de parabéns.Devido à informação que deram de que meus ascendentes haviam ido para Ouro Preto, entrei em contato com o arquivo público mineiro e me ensinaram a pesquisar. Acabei descobrindo fatos novos. Mais uma vez, obrigada…

    Gostar

  2. De fato, Ines, não conheço páginas que tratem da imigração para Ouro Preto. Talvez vc encontre pesquisadores locais em grupos de discussão.

    Gostar

  3. Ines Pereira diz:Obrigada pela atenção.Parece que as familias que foram para Ouro Preto não são pesquisadas. Não acho nada na Internet. Poderia dar-me alguma referencia de pesquisa?Grata, 14/01/2010.

    Gostar

  4. Ines Pereira diz…Obrigada. Pensei que tivessem ido para Leopoldina, por causa do nome Cucco rodapé do artigo "Da Toscana e da Sardenha" .vou tentar descobrir com minha mãe, se tinham parentesco com Giuseppino Cucco.Tem mais alguma informação prá me dar?Fazenda que se instalaram em Ouro Preto?Sobre Severino Cucco,filho de Valeriano?Sobre a migração da familia para a regão de S.Carlos, antes de 1910?É maravilhoso descobrir coisas novas!!!Muito agradecida!!!13.01.09

    Gostar

    1. Olá eu tb estou em busca de dados dos meus bisavós que eram italianos única coisa que sei são os nomes, Severino Cucco casado com MIguella Mazuqui, será que é o mesmo Severino que você está falando??

      Gostar

      1. Olá Silvio: creio que você se refira ao imigrante que vivia em Leopoldina em 1942 e requereu o Registro de Estrangeiro com o nome de “Severino Terceira”. Uma das hipótese é que o nome dele fosse Terzo Severini. E como ele informou ter nascido no Veneto, não creio que tenha vínculo com os Cuccu que eram da Sardegna.

        Gostar

  5. Ines: acrescento que, segundo o livro da Hospedaria Horta Barbosa, a família de Valeriano Cucco não foi para Leopoldina, mas para Ouro Preto.

    Gostar

  6. Olá, sou descendente de Valeriano Cucco e Maria Angela, com registro de entrada na Hospedaria Horta Barboza em 28/06/1897.Um dos filhos do casal,Severino Cucco, é meu bisavó e sei que em 1911, ele já estava na região de são Carlos-SP. Poderiam me ajudar com alguma informação, sobre a data que saíram de Leopoldina? Obrigada, Ines Q P Pereira

    Gostar

  7. Friday, June 12, 2009 at 05:06:44—————————————————————————Ola espero que voces posam me ajudar estou a procura de registros de meu parentes italianos para dar entrada na cidadania italiana pelas informaçoes que tenham eles sao de Leopoldina, sao eles – Luiz Barbagio e sua esposa Rosa Bertina espero uma resposta muito obrigado.

    Gostar

  8. Antonio Fanni meu avô, pela certidão de nascimento dele, que foi expedida em Villasalto, Ca, consta o nome de seu pai, (meu bisavô) Giuseppino Fanni e de sua mãe, Angelica Agus (minha bisavó).

    Gostar

Deixe um comentário