Os proprietários dos lotes da Colônia Agrícola da Constança

No momento em que os moradores de Leopoldina se movimentam para comemorar o Centenário da Colônia Agrícola da Constança, estamos recebendo diversas consultas sobre os proprietários dos lotes.

Sabemos que a área de 17.437.500,00 metros quadrados foi inicialmente dividida em 60 lotes, com cerca de 25 hectares cada um, além de um logradouro público. Posteriormente alguns lotes foram redivididos, atingindo um total de 72 unidades produtivas. Conseguimos identificar os proprietários de 64 lotes, sendo que em alguns casos encontramos também o nome do segundo comprador.

A relação a seguir foi organizada pelo número dos lotes que, quando repetidos, indicam os nomes dos primeiro e do segundo proprietários.

Lote Colono
1 Paula, João Baptista de Almeida
2 Passos, Manoel José dos
2 Pardal, Manoel Gomes
3 Macedo, Francisco Carneiro de
4 Lomba, Jesus Salvador
5 Lorenzi, Demetrio de
5 Meccariello, Carlo
6 Campagna, Felice Antonio
7 Carraro, Victorio
8 Fofano, Paschoal Domenico
9 Meneghetti, Felice
10 Santos, Augusto
11 Balbini, Pietro
12 Colle, Francesco
13 Pittano, Giuseppe
14 Sampieri Giovanni
15 Pumpemayer, Modesto
16 Montes, Auriel de Rezende
17 Reiff Júnior,Francisco Antonio
18 Silva, Jeronymo José da
19 Carvalho, João Pacheco de
20 Marcatto, Luigi
21 Bucciol, Angelo
21 Abolis, Francesco
22 Raipp, João Simão
22 Rodrigues, Antonio Augusto
23 Bonini, Fortunato
24 Travain, Eugenio
25 Meneghetti, Viúva de Luiz
26 Gottardo, Giovanni Baptista
27 Fofano, Carlo Batista
28 Abolis, Leopoldo
28 Montagna, Antonio
29 Boller, Giovanni
30 Mihe, Henrique
30 Lupatini, Giovanni
31 Krause, Herman
31 Boller, Luigi
32 Troche, Bruno
32 Boller, Giuseppe
33 Zessin, Fritz
34 Stefani, Eugenio
35 Casadio, Giuseppe
36 Ferreira, Francisco Dias
37 Cartacho, Manoel da Cruz
38 Secanelli, Angelo
39 Lupatini, Giovanni
40 Costa, José Manoel da
41 Mesquita, Augusto
42 Ferrari, Paschoal
44 Schaden, Franz
44 Rottemberg, Rudolf
45 Schill, August
45 Fischer, Gustav
46 Ketterer, Franz
47 Figueiredo, Julio Teixeira
48 Negedlo, Franz
48 Klaiber, João Jorge
49 Zessin, Wilhelm
50 Krauger, August
50 Beatrici, Pietro
51 Lang, Ernest
52 Hensul, Mathias
53 Thier, Karl
53 Beatrici, Felicio
54 Richter, Hermann
55 Anzolin, Giovanni Ottavio
56 Giuliani, Candido
57 Anzolin, Basilio
58 Carminatti, João
59 Carminatti, João
59 Pedroni, Angelo
60 Sellani, Sante
61 Brando, Braz
62 Carvalho, Pedro Pacheco de
63 Pardal, Manoel Gomes
64 Pardal, Manoel Gomes
66 Rodrigues, Antonio Augusto

19 opiniões sobre “Os proprietários dos lotes da Colônia Agrícola da Constança”

  1. Boa noite, sou neto de Osvaldo Fóffano da Rosa, filho de João Fóffano e Olindina Ávila da Rosa. Queria saber se alguns desses Fofano mencionado tem parentesco ou até mesmo mais informações para minha família Fóffano. Obrigado desde já.

    Gostar

    1. Olá Kairon: seu bisavô João Fofano seria o filho de Giuseppe Fofano e Maria Rosa Marcato nascido em Piacatuba? Se for, não lancei o casamento dele nem filhos porque só obtive informações orais sobre terem ocorrido após o fim do meu recorte temporal.

      Gostar

  2. Encontramos somente o registro de um filho! Passei e-mail para duas paróquias da Providência e Abaiba! Mas até agora não encontramos! Segundo algumas informações meus bisavós eram evangélicos, não sabemos que na época tinha alguma igreja evangélica ou casou mesmo na igreja Católica!

    Gostar

  3. Bom Dia! Estou a procura da minha genealogia portuguesa, e pesquisando sobre meu bisavô, avô, e tios-avôs, meu Bisavô era Português e seus filhos nascidos em Leopoldina! No site cantoni vi uma reportagem falando sobre “os proprietários dos lotes da colonia agricola da constança”, aparece o mesmo nome do meu bisavô “Julio Teixeira de Figueiredo e o numero do lote “47”, como faço, com quem eu falo para saber se é ele mesmo? E meus tios avôs nascidos no período entre 1880 até 1902!

    Gostar

    1. Olá Andréa: por favor, informe o nome da sua bisavó e dos filhos do casal para que eu possa fazer uma busca no banco de dados. Na documentação da Colônia Agrícola da Constança não há referência aos familiares do colono.

      Gostar

      1. Bisavos: Julio Texeira Figueiredo e Maria Angelica Figueiredo(No registro do Filho Daniel o nome da mãe esta diferente (Maria Gertrudes de Figueiredo), filhos do Casal: Hélio Teixeira Figueiredo, Washington Teixeira Figueiredo nascido Leopoldina 7/12/1893, Belmuri Teixeira Figueiredo, Zélia Teixeira Figueiredo, Gaspar Teixeira Figueiredo nascido 1901 em Tebas de Leopoldina, Daniel Teixeira Figueiredo nascido 03/12/1902 em Leopoldina. Li em outra resportagem que Julio Teixeira de Figueiredo foi alistado como eleitor em Tebas, no ano 1904. Salvei um trecho de uma outra reportagem falando “rodovia Rio-Bahia vivia uma família de portugueses que parece ter sido a de Julio Teixeira Figueiredo. Por esta indicação concluímos tratar-se do colono que…”!

        Gostar

      2. Andrea: não localizei os nomes dos filhos no índice de batismos. Como eu não compilei dados dos portugueses que viviam em Leopoldina no período, não posso avaliar sua hipótese.

        Gostar

      3. Nilza, muito obrigada pela ajuda! Só mais uma pergunta, onde posso está procurando os registros de nascimento deles? Em cartório dentro de Leopoldina?

        Gostar

      4. Nilza, Bom Dia! Consegui descobrir no cartório de Tebas, um dos filhos do meu bisavô julio, e realmente consta como o pai de Júlio, o Luiz Teixeira, conforme uma publicação feita neste site, a respeito dele! Agora estou tentando localizar o seu registro de casamento, vi que vc fez um levantamento dos casamentos nas paroquias no período 1861 a 1930 , como faço para fazer uma pesquisa, se consta o casamento dos meus bisavô nestes périodos?

        Gostar

      5. Que bom, Andrea, que você tenha encontrado a informação em Tebas. Só um filho foi registrado? Vc pediu buscas nos assentos paroquiais? Eu não tenho os batismos de Tebas para a época em que nasceram os filhos do Julio. Quando ao casamento dele, fiz a busca antes de responder sua primeira msg e nada consta.

        Gostar

      6. Andréa, conseguiu algo mais sobre Julio Teixeira de Figueiredo?
        Em algumas pesquisa que fiz, descobri que ele nasceu em 12 de setembro de 1865, em Covas do Douro, Vila Real, Portugal.

        Até onde sei, o pai dele se chamava Joaquim Teixeira de Figueiredo ou José Teixeira de Figueiredo.

        Julio foi pai de Hélio Teixeira de Figueiredo.
        Este foi pai de Margarida Torres, esposa de Nilo Torres (eram meus bisavôs)

        Gostar

      7. Obrigado, Nilza.
        E você poderia me dizer qual o nome do pai dele no registro eleitoral? Encontrei algumas variações em outros locais e não sei exatamente qual o nome correto.

        Gostar

  4. Thursday, June 18, 2009 at 08:48:10—————————————————————————Eu gostari de saber mais por que meu avo se chamava Fortunato bonini e naceu em Bogaro Val di Taro na Italia provincia de Parma .Imigrou para o Brasil em 1928 .Se for possivel gostaria de saber mais sobre essa historiapor que nao é possivel que haja dois Fortunato Bonini.

    Gostar

  5. Monday, June 16, 2009 at 14:14:12—————————————————————————observacoes: Olá, me deparei com este artigo falando da família Anzolin. Osvaldo Anzolin, este meu avô, que se fixou em Brotas, interior de são Paulo, donde nasceram meus tios e meu pai, José Secundiano Anzolin. Sei também que a irmã de meu avô, Estela, se fixou em Cafelandia/SP.

    Gostar

Deixe um comentário