Imigrantes na região de Palma e Muriaé

Para atender consultas sobre imigrantes que viveram em cidades vizinhas a Leopoldina, organizamos uma pequena relação com dados encontrados durante nossas buscas. Esclarecemos, porém, que pesquisamos apenas as famílias que viveram no município de Leopoldina porque seria impossível realizar um trabalho produtivo se abríssemos mais o nosso foco.

Alertamos, firmemente, sobre o caráter dos dados a seguir: não se trata de levantamento exaustivo, ou seja, contempla apenas um pequeno período dentro da época em que a região recebeu o maior número de imigrantes estrangeiros.


Fazendeiro contratante: Antonio Balbino Resende

Localização: Cisneiros, Palma

Sobrenomes de imigrantes contratados em outubro de 1895: Alti, De Rosso, Maggiolo, Pareschi, Piccolo, Presti, Tittonei


Fazendeiro contratante: Assis Fernandes

Localização: Banco Verde, São Paulo do Muriahé

Sobrenomes de imigrantes contratados em dezembro de 1895: Aldighieri, Bellato, Boarati, Burato, Busasca, Faggionato, Guerra, Maccadanza, Malotto, Pasin, Pezzetini, Tambo, Vio


Fazendeiro contratante: Barão de Monte Alto

Localização: Morro Alto, Palma

Sobrenomes de imigrantes contratados em abril de 1896: Aggio, Balleon, Boeri, Borile, Carpanese, Cesati, Cogo, Doro, Filippini, Grava, Mancini, Mantovan, Masega, Michieletti, Milani, Pandin, Riz, Sadocca, Salvatico


Fazendeiro contratante: Eudosia Augusta Carmelo

Localização: Barra Alegre, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em março de 1896: Barbini, Bazzeggio, Belletto


Fazendeiro contratante: Francisco Teodoro Macedo

Localização: Banco Verde, São Paulo do Muriaé

Sobrenome de imigrante contratado em dezembro de 1895: Topa


Fazendeiro contratante: Gabriel Arcangelo da Silva

Localização: Banco Verde/Monte Alegre, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em março de 1896: Baldiserotto, Boscariol, Casagrande, Dedin, Facca, Lusti, Moscardo


Fazendeiro contratante: Jeremias de Araújo Freitas

Localização: Palma

Sobrenomes de imigrantes contratados em outubro de 1895: Muzzioli, Zambon


Fazendeiro contratante: João Augusto Rodrigues Caldas

Localização: São Manoel, São Paulo do Muriahé

Sobrenomes de imigrantes contratados em junho de 1896: Baldi, Berardi, Cavalli, Drudi, Ferri, Gambati, Maltoni, Mancini, Migani, Nicolini, Parosi, Piccioni, Pironi, Pironi, Vandi, Vani, Villa


Fazendeiro contratante: Joaquim Hilario Teixeira

Localização: Palma

Sobrenomes de imigrantes contratados em junho de 1896: Anghietti, Baldazzi, Nati, Ricci, Rincini, Terzi, Tinti


Fazendeiro contratante: José Antonio Alves Oliveira

Localização: Morro Alto, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em março de 1896: Boldrin, Dian, Marzin, Pavan, Suman, Tisiot, Zordan


Fazendeiro contratante: José Januario Rabello

Localização: Parochena, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em outubro de 1895: Gamba


Fazendeiro contratante: José Machado

Localização: Parochena, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em outubro de 1895: Baratella, Bernardi, Casarin, Gatto, Pozzolo


Fazendeiro contratante: Raymundo Correia do Espírito Santo

Localização: Fazenda Santa Olímpia, Palma

Sobrenomes de imigrantes contratados em outubro de 1895: Andreini, Arvenghi, Barbi, Bergamini, Bertinazzi, Bonfigioli, Cassina, Cassis, Ermi, Locatelli, Maffialetti, Monfardini, Noris, Paltrinieri, Santinelli, Signorelli, Trapolli, Travellin, Vacchi, Vezzole


Fazendeiro contratante: S. Miguel Caputo

Localização: Morro Alto, Palma

Sobrenome de imigrante contratado em abril de 1896: Tramarin


Fazendeiro contratante: Theodoro Alves de Souza

Localização: Banco Verde, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em janeiro de 1896: Cesario, Curiani, Felippe, Mamponin, Marzano, Mattioli, Patuzzo, Pistore, Ruffato, Sabadin, Salviato, Testa, Tonello, Zardetto


Fazendeiro contratante: Venancio Alves da Silva

Localização: Banco Verde, São Paulo do Muriaé

Sobrenomes de imigrantes contratados em dezembro de 1895: Braga, Chilese, Cortese, Duse, Melisen, Mesilon, Sotterina


Fazendeiro contratante: Xisto Jorge dos Santos

Localização: São Paulo do Muriahé

Sobrenomes de imigrantes contratados em junho de 1896: Arcangeli, Arcangeli, Buontempi, Ottaviani, Savoretti, Tangheri

61 opiniões sobre “Imigrantes na região de Palma e Muriaé”

  1. Olá, procuro informações dos meus antepassados. Enrico Scala e Joseppina Scala, chegaram na hospedaria de Juiz de Fora dia 15 de Novembro de 1897.

    Gostar

  2. Procuro por parte da história de minha família pra completar todo o trajeto. Desde qd vieram de Candiana, Padova em dezembro de1894. Saíram da hospedaria Horta Barbosa em direção a colonia Camara municipal em 1 de janeiro de 1895. A partir daí nossos avós diziam que seus pais trabalharam na fazenda dos Freitas até se instalarem em itamuri, santo antonio do Glória e Vieiras. O nome do meu trisavo imigrante era Luigi Breggion, que neste período se tornou Luiz Breijão. Obrigado desde já.

    Gostar

  3. Eu procuro meus irmãos eles falaram adotado pelo uma fazendeira não sei o nome dele mais sei o nome deles meus irmãos Margarete e minauda e Roberto o nome da mãe biologica e Neiva Rodrigues de Medeiros ,

    Gostar

  4. Tenho um casal de italianos que procuro dessa região de Muriaé… Na certidão de um filho deles diz que é nascido em “São Fernandes”, após ler seu artigo acredito que pode ser na verdade “Assis Fernandes”… O nome do casal era Pedro Sordini e Regina Severiana…. Sordini poderia estar com alguma variação: Soldini, Soldino, Sordino, Sordine… O ano que acredito ser de chegada seria por volta desse mesmo, por volta de 1895. Você tem algo que possa me ajudar?

    Gostar

  5. Boa noite..procuro informações sobre família RICCI , mais precisamente sobre minha vó , IDALINA RICCI, nascida em 28/10/1912 , a família permaneceu na região , de 1896 a 1915.

    Gostar

    1. Sara, vendo a certidão de casamento da minha mãe descobri que ela era de itamuri – distrito de Muriaé e o meu avô se chamava Manoel Alberto Toscano. Tenho muita vontade de saber mais sobre ele. Mal conheci minha avó materna. Se tiverem alguma informação dos Toscano ou Tuscano como ta na velha certidao de casamento dela eu agradeço. Abcs

      Gostar

  6. Ola boa tarde ! Emiti as certidões da família Pauluzzi. Tenho um registro do nascimento de Alfredo Pauluzzi, de 7/07/1895, na fazenda Banco Verde, filho do italiano Egidio Pauluzzi e Virginia Guiducci, porém não encontro essa família em minhas pesquisas, nem as entradas no país. Acredito que o nome correto seja Paolucci, mas também não encontro.

    Gostar

  7. Boa tarde, tudo bem? Gostaria de saber se vc tem essa lista de trabalhadores do Fazendeiro contratante: Joaquim Hilario Teixeira, de junho de 1896, em Palma. Tenho familiares vindos da Itália em 1898 que são da família Tinti, possivelmente foram para o mesmo local. Inclusive, se tiver mais dados sobre isso, ficaria muito grata. Desde já agradeço pela atenção e pelo ótimo conteúdo que tem postado neste blog.

    Gostar

  8. Boa noite.
    Alguém tem alguma informação sobre a província e/ou cidade da Itália que vieram os imigrantes do sobrenome Borile em abril de 1896 para a Fazenda do Barão de Monte Alto em Morro Alto/Palmas?
    Obrigado.

    Gostar

      1. Muito obrigado, encontrei.
        Agora só falto o óbito do Borile Giovanni Battista que teria falecido em Minas Gerais.

        Gostar

  9. Olá! O sobrenome do meu antenato é Pareschi, e as informações da embarcação e as outras constam que eh exatamente esse que passou por Cisneiros! Eu preciso de achar a certidão de óbito dele e a de nascimento do meu biso. Meu biso nasceu em 1899. 4 anos depois de chegada. É provavel que eu encontre ai?

    Gostar

    1. Bom dia, por favor, meus avós vieram da Italia para Muriaé, sera que conseguiriam alguma informação sobre o sobrenome CANTIZANI ou CATEZANI, sei com certeza que me avo nasceu em Sao Paulo do Muriaé e os bisavós GIOVANNI CANTIZANI E LUCREZIA DOMARCO. Agradeço qualquer ajuda – wat (19) 998171606 – Serra Negra-sp.

      Gostar

      1. Olá Sou Andréa de A. Cantizani. Meu bisavô e minha bisavó vieram da Itália. Ele de Ferrara e ela Cremona. Foram para a França e de lá para o BRasil (Rio de Janeiro) em 1883 depois para Vassouras RJ onde tiveram 4 filhos Albina, Vitória, Vicente e José.
        Albina teve 5 filhos com os sobrenomes de Cantizani e Grieco.
        Vitória teve 4 com sobrenomes Cantizani Lage.
        Vicente teve 6 filhos com sobrenomes Rocha Cantizani.
        José teve 1 com sobrenome Cantizani.

        Gostar

    1. Olá Luiz: em Leopoldina houve uma família Raimondi procedente de Ferrara, na Emilia Romagna. Informe os nomes das pessoas que você procura para que possamos fazer a busca.

      Gostar

  10. Estou a Procura da Família Bourdigno que foi pra São Paulo de Muriaé em 1894 ser alguém Te ver informações ME ajuda muito….A onde Eu consigo mais informações?????

    Gostar

    1. Olá Júnior: nada tenho do sobrenome de seu interesse. Se a pessoa que passou ao Brasil era viva em 1942, sugiro procurar o Registro de Estrangeiros no estado onde residia.

      Gostar

  11. Família Viana, Costa, ou Cassimiro ?
    É possível ter imigrantes sem registros?
    Bisavó: Nicolina Nortelina Viana
    Costa alguma coisa nos registros?

    Gostar

      1. ola estou a procura de sobrenome TRAMBAOLI, na regiaõ de muriae. se alguem souber de qual parte italia e em qual navio vieram. ficarei muito agradeci!

        Gostar

      2. Evadneci: você já consultou os assentos paroquiais relativos a eventos das primeiras gerações? Talvez a ortografia do sobrenome seja diferente e nos assentos de batismo e casamento vc poderá encontrar também a região de origem.

        Gostar

    1. Olá Daiana, tudo bem? Esse nome Nicolina Nortelina Viana “está” batendo com a minha familia aqui em São Paulo onde eu estou procurando. Minha familia bem provavel que veio de MG para cá. Se tiver dados por favor entre em contato.

      Gostar

  12. Bom dia. Muito legal todo esse trabalho de pesquisa e história, parabéns.
    Gostaria de saber se encontra nos registros de vocês a família Giovannini, eles viveram e trabalharam em fazendas em Palma, Miraí e dores da Vitória.
    Muitíssimo obrigada.

    Gostar

    1. Olá Camila: parece-me que houve mais de uma família do sobrenome, sem parentesco entre eles. Diga o nome que você procura para que eu possa verificar se há parentesco com os que viveram em Leopoldina.

      Gostar

  13. Preciso sabe se vocês tem algum dado ou informação sobre meu bisavô Atilio Sereno, ele veio da Italia e segundo a familia elefoi para Muriaé, só tenho a certidão de obito dele. Alguem pode me ajudar?

    Gostar

  14. Bom dia!
    Busco informações sobre a família Meloni ou Melone meu meu avô nasceu em Morro alto foi registrado em cachoeira Alegre. Em 1913, e meu bisavô se chamava João Melone. E rafaela pelia

    Gostar

    1. Olá João: entre os imigrantes que viveram em Leopoldina há Meloni que passou por Miraí e, ao que parece, sem ligação com os Meloni que viveram nos antigos distritos de Muriaé. Os nomes de seu interesse não constam em meu banco de dados.

      Gostar

  15. Cristino Aldighieri, por favor, poderia me ajudar, estou montando a “arvore genealógica da família de Augusto Aldighieri, tenho algumas informações sobre alguns filhos dele, mas falta alguns dados, se puder me ajudar ficaria muito feliz.
    Te agradeço muito.

    Gostar

  16. Bom dia. Estou a Procura de registros sobre a Família “Testa” ou “Teste” que se firmou em Catauases, Miraí e Muriaé.
    Existe algum arquivo de pesquisa somente de nomes, sobrenomes e datas de chegada dos imigrantes Italianos.

    Obrigada. Fabiana

    Gostar

  17. Boa noite, você pode me passar sua fonte de pesquisa? meus antepassados chegaram em 1897 e foram para S. Paulo do Patrocinio de Muriaé (é a mesma coisa que Patrocinio do Muriaé certo?) e o sobrenome deles era Viperini. Oque está prejudicando muito minha pesquisa é que aparentemente minha trisavó mudou seu nome de Domenica para Domingas e minha família não tem registros anteriores ao da minha avó. Somente as lembranças de uma tia me levaram a conseguir as informações que tenho hoje e também o fato de não ter encontrado mais nenhum registro de outros Viperinis. Meu trisavô teve 5 filhas, por isso sobrenome não foi adiante.

    Muito Obrigada!

    Gostar

    1. Olá Danielle: a fonte são os registros de entrada no Brasil, consultados no Arquivo Nacional, Rio, e no Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte.
      São Paulo do Muriaé é o antigo nome do atual município de Muriaé. Patrocínio do Muriaé é outro município.
      Sugiro que vc consulte os cartórios do município onde Domenica viveu.

      Gostar

  18. Prezados,

    Tenho o registro de nascimento de meu bisavô Antonio que indica que ele nasceu em Banco Verde Minas Gerais, provavelmente foi em Palma, certo?

    Qual paróquia que posso encontrar o batismo dele se é que ele foi batizado em Palma?

    Vocês possuem algum registro sobre a famiglia Fossi?

    Agradeço pela atenção.

    Jader

    Gostar

  19. ola gostaria de saber qual foi o meio pesquisado por vcs para estas informações pq no livro da horta barbosa o sobrenome monfardini nao esta relacionado a palma e sim Belo Horizonte e isto vem atrasando minhas pesquisas por favor me respondam estou atras da familia monfardini

    Gostar

    1. Olá Vanessa: a referência que você parece ter encontrado é do ano posterior. Sugiro consultar os livros de registro de telegramas e atendimentos médicos de outubro de 1895.

      Gostar

  20. Bom dia
    Gostaria de obter mais informações sobre a família Aldighieri. Por favor, poderia me informar como faço e onde posso conseguir mais informações?

    Desde já agradeço.

    Gostar

    1. Olá Nilza: não temos informações. Conforme vc viu na postagem, pesquisamos apenas as famílias que viveram em Leopoldina e parece não ter sido o caso da família de seu interesse. Se viveram na localidade indicada na lista de passageiros, a sugestão é começar por um levantamento nas fontes locais.

      Gostar

Deixe um comentário