NOSSAS RUAS, NOSSA GENTE: Logradouros Públicos de Leopoldina, MG

 
  Centro de Leopoldina com os Principais Prédios Históricos  
 

Agradecimentos

 

Ao longo da organização das informações que compõem este livro, contamos com inúmeros colaboradores. Sejam os familiares que acompanharam nosso trabalho mais de perto, sejam os amigos que nos enviaram dados e documentos, a lista de pessoas é tão extensa que seriam necessárias muitas páginas para publicá-la. E mesmo que o fizéssemos com todo o cuidado, sabemos do risco de nos esquecermos de alguém que nos forneceu uma pista preciosa.

            Este trabalho começou há muitos anos, sem que o houvéssemos percebido. Nosso hábito de anotar tudo o que encontrávamos sobre nossa cidade, de ouvir infinitas histórias contadas por antigos moradores, de buscar novas fontes para esclarecer fatos incompreendidos, levou-nos a acumular a base principal do quê agora reunimos neste livro. Mas para elaborar o quadro de homenageados que fizeram a história de Leopoldina, a colaboração de Jorge Luiz Baia, nosso amigo Tula, foi fundamental. A ele agradecemos pelo trabalho paciente de reunir as leis e decretos municipais que tratam dos logradouros públicos da cidade.

            Ao Luiz Raphael Domingues Rosa devemos a maior parte das imagens com as quais trabalhamos. Nem todas vão aqui publicadas. Mas do acervo do Espaço dos Anjos, dirigido pelo amigo Raphael, recebemos imagens de fundamental importância para compreendermos variados aspectos da vida urbana. Pelo mesmo motivo agradecemos também a Tatiane Pereira, neta do famoso fotógrafo Jarbas Pereira da Silva, que nos encaminhou outras fotografias.

            Em cada página de nosso livro há contribuição de um descendente ou amigo do homenageado. Portanto, agradecemos a todos os leopoldinenses, de nascimento ou de coração, que compreenderam o alcance do projeto. Inúmeras foram as pessoas que atenderam imediatamente a solicitação de nossa amiga Carmen Tassari, encarregada de recolher dados sobre personagens que nossa memória havia perdido.

            Agradecemos também às instituições que nos receberam quando de nossas pesquisas. À Biblioteca Municipal, ao Arquivo da Câmara Municipal, ao Arquivo do Fórum, ao Arquivo Paroquial, ao Asilo Santo Antônio, ao Espaço Cultural da Cia Força e Luz e aos Cartórios de Registro Civil da cidade e dos distritos, agradecemos pela cordialidade com que sempre fomos atendidos.

            A todos vocês, o nosso muito obrigado. Vocês fizeram parte deste projeto que tem como objetivo manter viva a história de nossa Leopoldina.

 
 

José Luiz Machado Rodrigues e Nilza Cantoni, agosto de 2004

 
 

Creative Commons License
Este trabalho está sujeito a uma licença de uso: Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 License.

 
 

 
  Índice do Livro PÁGINA PRINCIPAL Fale Conosco