Estudos sobre a história de Leopoldina, MG

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Argirita
Argirita

Leopoldina e Argirita

 

 

De Minas para o Espírito Santo

E-mail PDF

Desde nosso primeiro contato, em dezembro de 2001, um tema é freqüente nas conversas que tenho mantido com Zélia Cassa: o motivo que trouxe os Alves Araújo, Ribeiro Soares e demais parentes para os sertões do rio Pardo.

Leia Mais...

 

Acidentes Geográficos e Antigas Fazendas de Argirita

E-mail PDF

Localizar as antigas propriedades de uma região é tarefa um tanto espinhosa. A documentação existente abrange um vasto território e poucas são as referências que nos permitem identificar os acidentes geográficos que serviram de limites para as antigas fazendas.

Leia Mais...

 

Posse de autoridades de Bom Jesus do Rio Pardo

E-mail PDF

Autoridades empossadas pela Câmara Municipal de Leopoldina em Rio Pardo, atual Argirita.

Leia Mais...

 

Indígenas no Rio Pardo

E-mail PDF

A identificação das tribos que habitavam a zona da mata mineira antes da chegada do homem livre só pode ser feita através de documentos remanescentes da Junta Militar da Conquista e Civilização dos Índios, cujo Diretor Geral foi Guido Thomaz Marlière.

Continue lendo...

 

Autoridades do distrito do Rio Pardo

E-mail PDF

Capítulo da História de Argirita publicado em 2003.

Antes da organização do distrito, o povoado tinha sua representação no padre que dava assistência aos moradores e no Juiz de Paz, eleito em assembléia da unidade administrativa a que pertencesse o território.

Leia Mais...

 

Recontos de um Recanto - 4

E-mail PDF

Nosso quarto reconto vai um pouco além das fronteiras do município de Leopoldina.  Vamos, hoje, às terras da atual cidade de Argirita, o antigo arraial do Bom Jesus do Rio Pardo.

Leia Mais...

 

Raízes no Rio Pardo

E-mail PDF

Mauro de Almeida Pereira, autor de "Os Almeidas, os Britos e os Netos em Leopoldina", foi quem direcionou meus passos para Argirita mesmo sem que ele próprio soubesse de nossa ligação com o antigo Curato do Senhor Bom Jesus do Rio Pardo.

Leia Mais...

 

Pioneiros Esquecidos

E-mail PDF

Ter a primazia em alguma circunstância valorizada pela sociedade é prêmio almejado por muitos caçadores da fama. Pessoas há que vibram com lisonjas recebidas por terem sido pioneiras em algum ato ou fato. Por outro lado, podemos encontrar muitas biografias recheadas de adjetivos que intentam celebrizar pessoas por atitudes fora dos padrões de sua época.

Continue lendo...